Docente da UPE assume liderança de rede global de cientistas sobre mudanças climáticas
Livro fala de extinção animal para o público infantil

Ilustração de Laura Morgado para o livro “Um lobo-guará gosta de refri?”
Um lobo-guará gosta de refri? A pergunta, curiosa e divertida, é o título do próximo lançamento infantojuvenil da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe Editora). Com linguagem original e criativa, o livro traduz o espanto de uma criança, Ana, ao descobrir em sala de aula que espécies animais foram dizimadas do planeta. A indignação da menina ao aprender o significado da palavra extinção conduz a narrativa de Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, ilustrada com primor por Laura Morgado. A obra já está disponível em livrarias.
Na primeira página do livro o leitor é apresentado a Ana, que chega da escola com um nó na garganta depois de saber que alguns animais já foram extintos e muitos outros correm o risco de desaparecer em um futuro próximo. “Vou catalogar os bichinhos do quintal, um por um, antes que seja tarde! Porque agora o bicho tá pegando… quer dizer, sendo pego, né?”, diz a menina, num diálogo com a mãe repleto de aflições e preocupações. Um lobo-guará gosta de refri? tem 40 páginas e a frase do título aparece durante um sonho de Ana.
De acordo com Antonio Geraldo, nascido em São Paulo e residente em Minas Gerais, “esse livro é a história de um espanto que, imagino, todas as crianças deveriam ter diante de uma situação causada, na maioria das vezes, pelo ser humano.” Sem conseguir tirar o assunto da cabeça, Ana escreve num caderno: “É terrível quando desaparecem animais terrestres, aguarrível, quando não há mais peixes e o mundo será arrível se nenhum canarinho rabiscar o céu de amarelo.”
O desassossego acompanha a menina ao longo do dia e entra pela noite. Enquanto dorme, Ana sonha com uma baleia-franca que não conta mentiras, um orangotango que em visita ao Brasil conhece uma orangossamba com quem vai se casar, uma galinha que bate-papo com o agulhão e um macaco-prego que tem pesadelo ao achar que é um tubarão-martelo. Antonio Geraldo faz um jogo de palavras para tratar da questão central da história: o que perdemos com a extinção animal.
A literatura infantil e infantojuvenil, observa Antonio Geraldo, “ainda que façam rir, que brinquem com as palavras, com as frases, com as ideias, precisam ir além do mero passatempo”. E é essa a proposta do livro, o segundo que ele fez para crianças. “Um lobo-guará gosta de refri?, creio, além de divertir, mostra a importância de se pensar com seriedade uma das questões mais urgentes do mundo contemporâneo, porque cobra-cipó que se preza não dá corda pra Tarzã…”, afirma.
“Como editora, devo reconhecer que Um lobo-guará gosta de refri? não é uma leitura fácil. Mas ele reúne todas as qualidades que um livro ilustrado pode ter, e isso faz valer o esforço do seu leitor. Seu ponto de partida, uma temática atual e urgente, é a questão da extinção de diversos seres vivos, e o que chama atenção no texto é a linguagem poética de Antonio Geraldo, que explora um grande léxico da fauna existente ao mesmo tempo que joga com rimas e trocadilhos”, afirma Gianni Gianni, editora assistente da Cepe.
“Já a narrativa visual, criada pela ilustradora Laura Morgado, impressiona pelo modo como capta os dois momentos do livro: em certos momentos, a personagem está acordada e preocupada com a situação do planeta; em outros, ela está dormindo e tendo sonhos que derivam dessas inquietações. As imagens perseguem esse nonsense onírico e o resultado é uma obra que possibilita uma experiência estética muito rica”, acrescenta Gianni Gianni.
Sobre o autor – Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira nasceu em Mococa (SP). Estudou na USP. Mora há muitos anos em Arceburgo (MG). Escreveu vários livros, entre eles, as visitas que hoje estamos, Editora Iluminuras; siameses, Kotter Editorial, romance que recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, em 2022; o amor pega feito um bocejo, Cia das Letrinhas. Em casa, faz questão de conversar com as andorinhas que o visitam.
Serviço
O que: Lançamento de Um lobo-guará gosta de refri?
Preço: R$ 45 (impresso)