Música

Lionel Richie faz 75 anos e Ecad mostra estudo inédito sobre o artista

Lionel Richie, um dos grandes nomes da música mundial, completou 75 anos. Um estudo do Ecad revelou que suas músicas mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos incluem “Easy”, “Stuck on you” e “Endless love”. Além disso, “We are the world” é a canção mais regravada do artista no país

Lionel Richie é um dos importantes nomes da indústria musical mundial, com diversos sucessos ao longo da carreira. Nesta quinta-feira, 20, o cantor e compositor completa 75 anos e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou para fazer um estudo inédito sobre suas canções.

O estudo apontou as músicas de autoria de Lionel Richie mais ouvidas no Brasil nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Em primeiro lugar no top 5, o destaque ficou com “Easy”, seguida por “Stuck on you”, “Endless love”, “All night long” e “Say you say me”.

Já na primeira posição da lista das canções de autoria do artista mais regravadas até o momento ficou “We are the world”, parceria com Michael Jackson, seguida por “Easy” e “Endless love” no top 3.

Lionel Richie tem 201 composições e 493 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Elas foram disponibilizadas em seu nome pelas associações musicais estrangeiras que o representam e possuem contratos de representação ou reciprocidade com as entidades brasileiras congêneres para que os seus direitos autorais de execução pública sejam garantidos no país. Desta forma, quando a sua música ou de qualquer artista estrangeiro toca no país, o Ecad arrecada os valores referentes aos direitos autorais e os distribui para as associações brasileiras, que fazem o repasse para as associações estrangeiras. Essas sociedades internacionais garantem os repasses a artistas e compositores de outros países por meio desses contratos de representação.

No Brasil, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais sempre que existe utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.

VEJA TAMBÉM

Programa estimula integração entre vizinhos em SP

Evento leva alunos a conhecerem como é estudar no exterior

Paraná terá a primeira unidade do Museu Pompidou no Brasil

    Mariana Layme

    Recent Posts

    La Ursa inspira criação de bar e restaurante no Recife

    "A la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro" é uma marchinha popular do…

    14 horas ago

    Exposição “Origens” de Manu Pivatti: viagem visual e humanitária

    A ArboREAL, em parceria com a Alma Eventos Brasil, apresenta "Origens", uma exposição fotográfica de…

    3 dias ago

    Como proteger empresas e pessoas de vazamento de dados

    Vazamentos de senhas estão se tornando cada vez mais comuns e, a cada notícia de…

    3 dias ago

    Lançamento inédito de Chrystian em parceria com Sérgio Reis

    A música “Amargurado” do último projeto, do cantor Chrystian, é a quinta faixa a ser…

    3 dias ago

    Bar Convent terá quarta edição na Bienal do Ibirapuera

    Uma das maiores feiras de destilados para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes,…

    3 dias ago

    Lojas especializadas preveem aumento de 10% durante período de festas juninas

    O período de Festas Juninas deste ano deve provocar um crescimento de 10% no faturamento…

    3 dias ago