O professor e pesquisador André Chevitarese. Foto: arquivo pessoal
Quais as principais evidências que apontam para a existência do Jesus histórico? Quando Jesus se tornou Deus? Essas e outras questões serão abordadas na edição #96 do InterD – música e conhecimento, programa veiculado todas as quartas, às 20h, na Universitária FM do Recife. Apresentado pelo músico e jornalista AD Luna, o InterD recebe André Leonardo Chevitarese, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Chevitarese atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Ele tem concentrado suas pesquisas em duas grandes áreas do conhecimento: história do cristianismo; e paisagem e cultura material da cidade do Rio de Janeiro.
Em ambas as áreas, o professor publicou trabalhos em forma de livros, capítulos de livros e artigos acadêmicos, além de orientações de pesquisas de mestrado e de doutorado nas áreas de História e Arqueologia.
No InterD – música e conhecimento, é sempre solicitado a convidados e convidadas que escolham algumas músicas de suas preferências para tocar no programa. O historiador André Chevitarese indicou canções de Belchior e Gonzaguinha.
Além do professor da UFRJ, a edição de número 96 do InterD apresenta depoimentos e sons de Licio Gomez e Carina Mayara . No Drops Literário, o escritor pernambucano Paulo Costa fala sobre o romance “A pele que ferve”.
O InterD – música e conhecimento também pode ser ouvido por meio do site www.interd.net.br e nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Orelo, Spreaker, entre outras. Para escolher a de sua preferência, acesse o link http://linktree.com/InterD .
A coleção “Quem dizem que sou?” é um espaço interdisciplinar que acolhe as mais variadas abordagens e interpretações da figura marcante de Jesus de Nazaré: a exegese, a teologia, a literatura, a história, a espiritualidade e tantas outras.
Este livro mescla abordagens de variados pontos de vista teóricos, todos contribuindo para formar uma imagem complexa do Jesus histórico; agenciam se as fontes de maior tradição, como os textos canônicos, e são incorporados documentos não menos importantes, mas que refletem, justamente, a imensa diversidade existente na época de Jesus.
Assim, textos gnósticos, histórias das correntes judaicas, tradição textual, cultural material e iconografia, disso tudo se trata, numa riqueza e variedade fertilizadora; a obra congrega, de forma muito bem articulada, a ciência internacional e a brasileira.
A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…
ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…
Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…
A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…
Por meio de uma obra ilustrada, o livro História do Futebol: Futebol das Estrelas apresenta…
Em sua conferência anual Kinexions, a Kinaxis®(TSX:KXS), líder mundial em orquestração completa de cadeias de…