Ciência e saúde

Indústria 4.0 : Pernambuco representa o Brasil em evento na Alemanha

A convite da Embaixada da Alemanha, Pernambuco representará o Brasil no “Industry 4.0 – Digitalization of the Economy” (Indústria 4.0 – Digitalização da Economia). O encontro, que ocorre na capital, Berlim, e na cidade de Dresden, entre os dias 25 de setembro e 1o de outubro, vai reunir representantes de universidades, governos e empresas do país-sede, além do Chile, Austrália, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Hungria, Grã-Bretanha e Paquistão. À frente da Diretoria de Ambiente de Inovação e Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), o cientista e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carmelo Bastos Filho, vai expor ações desenvolvidas pela gestão local, com todas as despesas pagas pelo governo alemão.

“Recebemos com muita satisfação a notícia de que fomos convidados pelo governo alemão a apresentar, no maior evento de inovação tecnológica do mundo, nosso trabalho na área da indústria 4.0. Ele envolve a inserção de pesquisadores desse setor, por meio de residência tecnológica, e o apoio de outras ações, a exemplo do Lócus da Inovação e do Programa de Extensão Tecnológica (PET). Todos juntos, direcionados com o objetivo de inovar o setor industrial de Pernambuco”, destaca o secretário Fernando Jucá.

Para Carmelo Bastos, o chamado é um reconhecimento internacional dos programas desenvolvidos aqui em Pernambuco, pela SECTI em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), UPE e outras universidades do Estado. “São ações que valorizam a formação de pessoas e a transferência de conhecimento da academia, em áreas como a da inteligência artificial, internet das coisas e 5G, para as indústrias”, diz.

Carmelo Bastos foi cientista-chefe, entre 2016 e 2020, do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel). Como cientista, suas áreas de pesquisa estão relacionadas ao desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial e sua aplicação na Indústria 4.0, saúde digital e redes de comunicação. 

Indústria 4.0

A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, abrange um amplo sistema de tecnologias avançadas como a internet das coisas, robótica, computação em nuvem e inteligência artificial, que estão transformando e tornando mais eficientes modelos de negócios e formas de produção desenvolvidos no Brasil e no mundo.

Sobre a SECTI

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI)  tem a competência de formular, fomentar e executar as ações de política estadual de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. A ela estão vinculados diretamente à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Empresa Pernambuco de Comunicação (TV Pernambuco). A Secti mantém também contrato de gestão com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e o Parque Tecnológico Porto Digital.

Alguns do programas da SECTI

Espaços 4.0 (E4) – São centros de inovação localizados em todas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) e em diversas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) do Estado de Pernambuco, que contam com um espaço que reúne laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. 

Lócus da Inovação – Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), é uma política pública construída de forma pioneira no país para estimular e apoiar a criação de ambientes de inovação em todo o Estado.

Forma.AI – É composto por sete sub-programas: Programa de Residências Tecnológicas (Resitec), Programa de Extensão Tecnológica (PET), Programa de Extensão Tecnológica para o governo (PET.GOV), Negócios 4.0, Programa Universidade para todos (PROUNI) e o Programa Universidade para todos em Pernambuco (PROUPE), todos desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada público-alvo. 

PE 4.0 – O Programa de Residência Tecnológica em Indústria PE 4.0 é o resultado de uma articulação entre a SECTI, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade de Pernambuco (UPE). Ele é voltado para a revitalização das indústrias do estado, mediante capacitações de técnicos e gestores. O PE 4.0 atendeu 10 indústrias.

NE 4.0. – O Programa de Residência Tecnológica em Indústria NE 4.0. é um desdobramento do PE 4.0 e tem como objetivo apoiar a indústria da região no processo de transformação digital, por meio do mapeamento das competências da Indústria 4.0, formação de pessoal, residência tecnológica em Indústria 4.0, e elaboração de projetos em tecnologias habilitadoras da área. Também é fruto de trabalho em conjunto da SECTI, UPE e Sudene, e auxiliou 46 indústrias.

Site: https://www.secti.pe.gov.br/ 

VEJA TAMBÉM

Renato Janine Ribeiro: “Não há progresso sem ciência”

Produção científica da China gera riqueza e alta tecnologia

Silvio Meira: “É preciso financiar grandes estudos nas ciências humanas

Editora lança livro digital gratuito sobre o impacto da tecnologia nas novas formas de comunicação

    Contato

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”

    Novo videoclipe amplia trilogia audiovisual iniciada com “JANEIRO JUNTO É BOM” Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”,…

    5 horas ago

    Strategic Capital: Re: Proposta de Acionista para a NIPPON STEEL CORP. (Código de TÓQUIO 5401)

    A Strategic Capital, Inc. (doravante denominada "SC"), está sob um contrato de investimento discricionário com…

    5 horas ago

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago