Incidentes climáticos: Secti/PE lança edital para mapear soluções inovadoras

 Incidentes climáticos: Secti/PE lança edital para mapear soluções inovadoras

Foto: Reunião de alinhamento Secti e Defesa Civil. Saulo Aleixo-Secti/PE

A ação faz parte do ciclo de inovação aberta do Governo de Pernambuco que vem promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para a prevenção de incidentes climáticos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), por meio da Usina Pernambucana de Inovação, em parceria com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, lançou, na sexta-feira, 30/06, o Edital de Consulta Pública para Mapeamento de Soluções para o Desafio “Como podemos usar tecnologia para melhorar a gestão integrada de crises e desastres do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil?”.

A ação faz parte do ciclo de inovação aberta do Governo de Pernambuco que vem promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para a prevenção de incidentes climáticos.

O objetivo do edital é receber informações de potenciais fornecedores para eventual convênio ou contratação de solução que possa resolver o desafio de inovação com foco em prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres causados por incidentes climáticos no estado.

“Esse edital visa reduzir a assimetria de informação. A gente faz uma pesquisa ampla com o apoio da Facepe, mas pode ser que identifiquemos soluções muito interessantes que estejam fora do nosso radar e que possam mudar para melhor a vida das pessoas”, destacou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

Por meio da consulta pública, representantes da área acadêmica, mercado e órgãos do governo poderão apresentar soluções tecnológicas que atendam ao desafio. “Se você tem uma solução inovadora para gerenciamento e monitoramento de crises que possa ajudar a Defesa Civil a gerenciar, controlar, avaliar melhor as crises, pode submeter o seu desafio no edital”, afirmou o diretor de Inovação da Secti/PE, Hugo Medeiros.

Segundo o secretário-executivo, Coronel Clóvis Ramalho, este sistema é de grande importância, pois visa coletar informações e auxiliar na gestão de riscos e desastres para as áreas de prevenção, preparação, resposta e recuperação.

“Essas informações servem para elaboração de plano de contingência, controle de estoque de itens de ajuda humanitária, mapeamento de áreas de riscos, dentre outras importantes funcionalidades “, explicou.

CICLO – O ciclo de inovação no Estado engloba também um outro instrumento: o edital de Apoio a Projetos de Prevenção, Preparação e Mitigação de Desastres Decorrentes de Precipitações Intensas. Fomentado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facepe), o certame inclui propostas nas áreas de monitoramento hidrometeorológico e previsão de tempo e clima, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, geotecnia, integração das plataformas e inovação inclusiva.

O edital está disponível no secti.pe.gov.br (seção editais). A submissão das soluções deve ser feita no período de 03 de julho e 02 de agosto de 2023 no endereço usina.pe.gov.br Mais informações: usinapedeinovacao@gmail.com ou pelo telefone: (81) 3183-5590.

MAIS

Mudanças climáticas: as cidades brasileiras estão preparadas para enfrentá-las?

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This