Música

Ilumina transforma música clássica mundial ao descobrir talentos latino-americanos e ocupar agenda global de destaque

As próximas turnês de 2024, em Amsterdã, Edimburgo e Kronberg, destacam um novo patamar de reconhecimento internacional para o projeto que, em breve, comemora 10 anos de desenvolvimento de jovens artistas e engajamento do público sob a liderança de sua fundadora, a premiada violista Jennifer Stumm

Ilumina assume a dupla responsabilidade de desenvolver talentos excepcionais e oferecer ao público espetáculos de classe mundial que rompem com os formatos tradicionais. Fundado em 2015 pela violista norte-americana Jennifer Stumm como um festival, cresceu como um movimento artístico e educativo onde músicos emergentes e consagrados podem se conectar, colaborar em um ambiente inclusivo e oferecer performances de suprema qualidade.

Stumm também é conhecida por seu trabalho e compromisso com a igualdade social. Sob sua liderança, o projeto se destaca como um ecossistema de desenvolvimento, transformando vidas e carreiras dos jovens envolvidos, proporcionando-lhes acesso às melhores informações e experiências formativas.

Ao investir profundamente em jovens talentos com potencial de liderança, o Ilumina tem uma visão de longo prazo para a sustentabilidade artística, onde cada um desses jovens líderes tem um efeito cascata em seus próprios círculos de educação e música no Brasil, na América Latina e no mundo. Com essa abordagem, o Ilumina promove inclusão, excelência artística e inovação, oferecendo uma plataforma onde músicos podem desafiar convenções e explorar novas perspectivas.

“O Ilumina nasceu como uma comunidade criativa, focando luz no talento, não importa de onde ele venha, e realizando novas e brilhantes experiências no palco juntos. Parece totalmente correto que, quase dez anos depois, continuemos a nos mover e a crescer como uma comunidade e agora irradiaremos o poder dessa força criativa nos palcos de todo o mundo”, explica Jennifer Stumm.

Em janeiro de cada ano, o Ilumina Festival reúne jovens músicos talentosos da América Latina e solistas profissionais inspiradores em uma histórica fazenda de café no interior de São Paulo. Sob a direção criativa de Stumm, os artistas montam apresentações cativantes para vários públicos em lugares diversos, no alto das montanhas, em uma serraria e na Sala São Paulo. Durante a agenda, os jovens têm entre 70 e 80 horas de colaboração com os profissionais, algo incomum na maioria dos festivais.

No palco, o Ilumina surpreende o público com uma nova abordagem, transformando diversos gêneros musicais com a luz brilhante de talentos latino-americanos emergentes. “Na luz da sombra”, por exemplo, é o concerto de destaque da turnê europeia que acontece em agosto de 2024, combinando a música de Baden-Powell, Beethoven, Lully, Mozart e Villa-Lobos com coreografia, iluminação e improvisações evocativas em instrumentos de percussão brasileiros.

Desde a fundação, o Ilumina tem alcançado um impacto significativo: 70% de seus participantes foram aceitos para estudar em conservatórios e universidades de destaque em todo o mundo, sendo que 95% destes foram para a instituição que mais desejavam. O Ilumina ajudou muitos desses alunos no processo de obtenção de bolsas de estudo, totalizando um investimento de R$ 3 milhões. Vários participantes do 9º Festival Ilumina, realizado neste ano, foram convidados para estudar no Bard College (EUA), The Juilliard School (EUA), Mozarteum Salzburg (Áustria) e Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Áustria), juntando-se aos jovens anteriores que conquistaram o mesmo feito no exterior.

Entre os momentos mais notáveis do Ilumina até agora, destaca-se sua estreia no Festival de Lucerna em 2022, que estimulou convites para outros festivais internacionais. Em agosto de 2024, estreará no Concertgebouw, em Amsterdã, após conquistar uma residência no Festival Internacional de Edimburgo. Na sequência, em setembro, estará na prestigiosa Kronberg Academy, na Alemanha, e no Festival of Tolerance em Dachstein, na Áustria.

Esses eventos não apenas destacam a excelência dos integrantes, mas também reforçam o compromisso do Ilumina com a promoção da música em um cenário global. A comemoração dos dez anos do Ilumina começará em janeiro de 2025 com seu renomado festival, que terá como tema o “FUTURO”.


AGENDA ILUMINA 2024

12 de agosto
Apresentação no Concertgebouw
Amsterdam, Holanda
“Na luz da sombra”, às 20h
14 a 17 de agosto
Residência Artística no Festival Internacional de Edimburgo
Edimburgo, Escócia

14 de agosto
Workshop de discovery, às 14h, no Usher Hall

14 de agosto
Concerto “Na luz da sombra”, às 20h, no Usher Hall

15 de agosto
Concerto de Música Popular Brasileira, às 20h, no The Hub

17 de agosto
Concerto de Música de Câmara, às 19h30, no The Hub

4 de setembro
Apresentação no Stresa Festival
Stresa, Itália
Concerto “Happy Birthday Bruckner”
Palazzo de Congressi, às 20h

26 de Setembro
Apresentação no Kronberg Academy
Kronberg, Alemanha
Concerto “Brasilianisches Feuer”
Großer Saal, Casals Forum, às 19h45

28 de Agosto
Apresentação no Dialogo Dachstein “Festival of Tolerance”
Dachstein, Áustria
Mützenhalle Filzmoos, às 10h30

    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    3 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    5 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    10 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    11 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    21 horas ago