Música

Governo de Pernambuco divulga a convocatória dos ciclos Carnavalesco e Junino 2025

Editais são lançados juntos com o objetivo de otimizar as inscrições dos grupos e artistas pernambucanos. Inscrições poderão ser feitas de 17/10 a 18/11, pelo Mapa Cultural de Pernambuco

Está no ar a convocatória única de propostas artísticas para dois ciclos festivos do calendário cultural pernambucano, o Ciclo Carnavalesco e o Ciclo Junino de 2025. Promovida pelo Governo de Pernambuco, a convocatória tem o objetivo de promover a valorização e o fortalecimento da cultura nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, por meio da habilitação de artistas, grupos, coletivos, orquestras, trios pé-de-serra, quadrilhas juninas e agremiações tradicionais que irão compor as programações dos festejos carnavalescos e juninos. Clique aqui e confira o edital e seus anexos.

A iniciativa é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Segundo a secretária Estadual de Cultura, Cacau de Paula, as convocatórias do Ciclo Carnavalesco e do Ciclo Junino estão sendo lançadas juntas para otimizar o processo de inscrições por parte dos proponentes. “Muitos grupos e artistas se inscreveram com a mesma documentação em outras edições dos editais do Carnaval e São João. Com esta medida, que é inédita nesta gestão, a classe artística agora terá menos burocracia e menos dificuldades na tentativa de participar das programações destes ciclos festivos”, destaca Cacau de Paula.

De acordo com a presidente da Fundarpe, Renata Borba, a novidade também tem a proposta de dar agilidade nas contratações via Fundarpe e Empetur, que poderão ser feitas com mais antecedência. “Além disso, os artistas e grupos culturais que se inscreverem poderão definir qual a região de suas preferências para que façam as apresentações artísticas. Desta forma, o trabalho da curadoria será feito de forma mais assertiva e alinhado com os anseios dos trabalhadores da cultura”, ressalta a gestora.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a Convocatória do Carnaval e do São João 2025 deverão ser realizadas de 17 de outubro até 16h59 do dia 18 de novembro deste ano, exclusivamente por meio do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2319).

Para o Ciclo Carnavalesco, os proponentes poderão se inscrever em seis categorias. Para o caso de Culturas Populares de Tradição Carnavalesca, Cultura Populares Diversas, Orquestras e Dança da Tradição Carnavalesca, o limite de apresentações é de seis por proponente. Já no caso das categorias Música de Difusão de Repertório Carnavalesco e Outros Gêneros Musicais os artistas e grupos inscritos poderão realizar até três apresentações.

Já no caso do Ciclo Junino os proponentes poderão se inscrever em cinco categorias. Em Cultura Popular de Tradição Junina, Cultura Popular Diversa, Trios Pé-de-serra e Quadrilha Junina, o limite é de até seis apresentações, enquanto que em Música de Difusão de Repertório Junino e Outros Gêneros Musicais é de até três.

Serviço:

Convocatória artística dos Ciclo Carnavalesco e Ciclo Junino 2025

Inscrições de 17/10 a 18/11 (até às 16h59)

Link para inscrição: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2319
Clique aqui e confira o edital e seus anexos.

    Contato

    Recent Posts

    CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

    PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

    1 dia ago

    Festival O Samba Continua reúne Galocantô, Roque Ferreira, Raquel Tobias, Bernadete, Samantha Santos e Samba Pros Orixás na Casa de Francisca

    Programação, completamente gratuita, acontece nos próximos dias 30/11 e 01/12, véspera do Dia Nacional do Samba…

    1 dia ago

    Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poética” no Sesc Belenzinho

    Performance, programada para os próximos dias 29/11, 30/11 e 01/12, mescla poesia, teatro e música…

    1 dia ago

    Gladiador 2: filme diverge da história real, mas é um mergulho visual jamais visto na opulência do Império Romano

    Por Stephan Blum, University of Tübingen e Michael La Corte, University of Tübingen _Aviso: este…

    1 dia ago

    Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão

    Em sua segunda edição, o projeto reúne, entre os destaques, ícones como Karina Buhr, L'homme…

    1 dia ago

    Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

    A PUMA abriu oficialmente as portas de sua segunda loja matriz na América do Norte,…

    1 dia ago