Garanhuns Jazz se destaca como diferencial no carnaval pernambucano
O Garanhuns Jazz deste ano promete uma mistura eclética de estilos, que vão desde o jazz e o blues até o rock, o chorinho e a soul music. Com mais de 40 artistas nacionais e internacionais, o festival oferece uma experiência musical rica e diversificada
Consolidado como um dos principais eventos culturais alternativos ao carnaval tradicional de Pernambuco, o Garanhuns Jazz Festival realiza mais uma edição na cidade serrana do agreste do estado (230 km do Recife) atraindo turistas de todo o Brasil entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A grade de programação do GJF vai contar com shows gratuitos, na Praça Mestre Dominguinhos, e a participação de mais de 40 artistas, entre atrações nacionais e internacionais. (@garanhunsjazzfestival)
A programação deste ano contempla nomes renomados do jazz, blues, instrumental, erudito e cultura popular. Entre os vários nomes que compõem a grade estão: Gilson Peranzzetta (RJ), Marcel Powell (RJ), Nasi (SP) – Vocalista do Ira!, André Youssef (SP), George Israel (RJ), Roberta Campos (RJ), Cláudio Infante (RJ), Serial Funkers (SP), Leo Gandelman (RJ), UptownBand (PE), Ivan Barreto (RJ) – Vencedor do The Voice Brasil 2023, Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA).
Em 2023, o Jazz Festival foi retomado após um hiato de oito anos, levando Garanhuns ao posto de cidade que mais recebeu turistas durante o período carnavalesco, de acordo com levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo (Setur) e Empetur.
Nesta nova edição o GJF promete uma variedade de estilos ao longo dos quatro dias de Carnaval. No sábado (10/02), destaque para uma novidade que é a homenagem ao Chorinho, ritmo tipicamente brasileiro. A Noite do Chorinho traz Gilson Peranzzetta & Marcel Powell. Logo após, Nasi começa a parte de blues seguido por George Israel e Roberta Campos homenageando o Kid Abelha numa roupagem jazzística.
Domingo (11/02) traz Gilson Peranzzetta & Marcel Powell em tributo a Sebastião Tapajós, Vintage Pepper, Os Valvulados e Serial Funkers. Na segunda-feira (12/02), BasSax toca Sinatra e Jobim, seguido por um tributo a Miles Davis e apresentações de Leo Gandelman e Uptown Band com Ivan Barreto.
Terça-feira (13/02) encerra a programação com Fábio Aladdin Trio, Guitar Night em tributo a Greg Wilson, e um tributo a Ray Charles com Ivan Barreto e Serial Funkers. Nos intervalos, a Mobile Jazz Band de Garanhuns faz o carnaval de rua no estilo de New Orleans.
O prefeito Sivaldo Albino destaca a relevância do evento, que foi um sucesso durante a sua retomada, no ano passado. “Nossa gestão sempre acreditou e investiu no potencial que tem o Garanhuns Jazz Festival, como um evento importante para quem procura uma alternativa ao carnaval tradicional de Pernambuco. Temos a certeza de que não será diferente neste ano e vamos poder promover uma edição ainda maior, com grande adesão do público que vem de todos os locais do Brasil”, destacou o prefeito.
A secretária de Cultura, Sandra Albino, destacou ainda os esforços coletivos para garantir a realização de mais uma edição do Jazz Festival. “Nós da Secretaria de Cultura tivemos várias reuniões de alinhamento com a participação de Giovanni Papaléo, que é responsável pela curadoria e produção deste grande evento. Assim conseguimos fechar uma grade de programação que sem dúvidas vai agradar bastante o público do jazz, mas também de outros ritmos. Também gostaria de destacar a importante participação de músicos e bandas de Garanhuns, que foram selecionadas por meio de edital convocatório, com mais de 100 inscritos”, completa.
O Garanhuns Jazz Festival 2024 é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta ainda com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais, produção executiva da empresa Promundo e apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
@garanhunsjazzfestival
*Confira a seguir a programação completa do Garanhuns Jazz Festival 2024:*
*Sábado (10/02)*
20h – Noite do Chorinho: Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ), com Betto do Bandolim (PE), Bozó Sete Cordas (PE), Valéria Santos (PE) e Bruno Fonseca (PE)
21h30min – Nasi (SP) (Vocalista do Ira!) com André Youssef (SP) e Rodrigo Morcego Trio (PE)
23h – George Israel (RJ) e Roberta Campos (RJ) cantam Kid Abelha com Cláudio Infante (RJ)
Nos intervalos dos shows: Mobile Jazz Band de Garanhuns
*Domingo (11/02)*
19h – Gilson Peranzzetta (RJ) & Marcel Powell (RJ) (Tributo a Sebastião Tapajós)
20h30min – Vintage Pepper (PE) e Jefferson Gonçalves (RJ)
22h – Os Valvulados (PE) e Marília Ferro (PE)
23h30min – Serial Funkers (SP)
*Segunda-feira (12/02)*
19h- BasSax (PE) toca Sinatra e Jobim com Paty Carlos (PE)
20h30min -Tributo a Miles Davis com o Clube do Jazz de Maceió (AL)
22h – Leo Gandelman (RJ) e Claudio Infante (RJ)
23h30min – Uptown Band (PE) convida Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023), com Duo Naipe Metais (PE)
*Terça-feira (13/02)*
19h – Fábio Aladdin Trio (PE) e Karla Cybele (PE)
20h30min – Guitar Night em Tributo a Greg Wilson: com Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA), Olegário Lucena (PE)
22h – Bruno Marques (MG) e Laretha Weathersby (USA)
23h30min – Tributo a Ray Charles com Ivan Barreto (RJ) (Vencedor do The Voice Brasil 2023) e Serial Funkers (SP)
VEJA TAMBÉM
Central do Carnaval já começou a receber os foliões
Saxofonista Angelo Torres apresenta show AT JAZZ Music em turnê pelo Brasil