Voltado a estudantes do Ensino Médio da rede pública, o livro apresenta atividades que estimulam a participação ativa dos jovens na produção de conteúdos de divulgação científica
As professoras Luciana Conrado Martins e Martha Marandino, da Faculdade de Educação da USP, são as organizadoras do livro Formando jovens divulgadores da ciência, obra que surge de uma experiência concreta de articulação entre pesquisa, ensino e extensão. O projeto que deu origem à publicação foi desenvolvido no âmbito do programa de Pré-Iniciação Científica da USP, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas (INCTTOX), o Instituto Butantan, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Banco Santander e o CNPq.
Voltado a estudantes do Ensino Médio da rede pública, o livro apresenta atividades que estimulam a participação ativa dos jovens na produção de conteúdos de divulgação científica. Por meio de ações realizadas fora da grade curricular, os estudantes foram introduzidos a temas científicos relacionados ao INCTTOX e orientados a traduzir esse conhecimento para diferentes formatos comunicacionais. O objetivo foi duplo: promover o engajamento com a ciência e ampliar o acesso da sociedade a debates científicos de relevância social.
As organizadoras destacam que a proposta pedagógica adotada — baseada na participação crítica e na mediação dos saberes — fortalece a compreensão da ciência como construção coletiva e situada socialmente. Além disso, apontam o potencial transformador do envolvimento juvenil com a divulgação científica, não apenas como estratégia de aprendizagem, mas também como ação formadora de cidadania.
A obra reúne atividades desenvolvidas por educadores que participaram do projeto, organizadas de forma a permitir sua adaptação a diferentes contextos educacionais, dentro ou fora do ambiente escolar. Formando jovens divulgadores da ciência se apresenta, assim, como um instrumento útil para professores, educadores e agentes culturais interessados em promover o diálogo entre ciência e sociedade, com foco especial no protagonismo juvenil.
ACESSE TAMBÉM
Livro aborda uso de textos de divulgação científica como recurso didático
Ciência de Divulgar Ciência: websérie reúne pessoas envolvidas com a divulgação científica – Março
A divulgação científica precisa ser parte dos projetos de pesquisa desde o início
Livro conta história da pandemia de Covid-19 a partir de textos de divulgação científica
A TUMI, marca global de artigos de viagem e estilo de vida, anuncia o lançamento…
Abya Yala em Trânsito, projeto patrocinado por Natura Musical, leva a artista marrona para novas…
A Bienal do Lixo 2025 acontecerá entre os dias 21 e 25 de maio, no…
Mostra propõe imersão sensorial na relação entre corpo, natureza e abstração A exposição “O…
O showroom da Mobiliáa em Balneário Camboriú foi palco, na última terça-feira (6), do primeiro…
Chegando a sua 3ª edição, o projeto Arts SP, realizado pelo Instituto Dançar e apresentado…