Filme “Deus tem Aids” será exibido no Recifest

 Filme “Deus tem Aids” será exibido no Recifest

Imagem do filme “Deus tem Aids”

 

Filme “Deus tem Aids” será exibido no Recifest, ele se propõe ir na contramão do imaginário em torno da epidemia da doença

Depois de 40 anos do início da epidemia global da Aids, sete artistas e um médico ativista, pessoas vivendo com HIV, oferecem novas imagens e perspectivas para lidar com a sorofobia no Brasil. Esta é a sinopse do documentário “Deus tem Aids”, longa que será lançado no Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest), neste sábado (20), no Teatro do Parque. O filme de Fábio Leal e Gustavo Vinagre, será exibido logo depois da sessão Div.A – Diversidade em Animação, que começa às 18h. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria, às 17h, no mesmo dia.

“A minha expectativa é enorme. Vai ser a primeira vez que irei assistir ao filme no cinema, com uma plateia.  E logo o público do Recifest, que é sempre muito quente. Estarei junto com Gustavo, em nossa primeira sessão juntos vendo o filme. Estamos muito ansiosos pra saber o que o público do Recife vai achar”, conta Leal.

Também no sábado, às 15h, ocorre a Roda de diálogos – “Deus tem Aids”, de maneira online, no site https://recifest.com.br/. Além dos diretores, participam as pessoas da curadoria, André Antônio, Anti Ribeiro e Felipe André Silva, e Alessandra Nilo, coordenadora da Gestos Soropositividade, comunicação e gênero.

Após a exibição de “Deus tem Aids”, serão anunciados os curtas vencedores das Mostras Competitivas da oitava edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest)

“Deus tem Aids”

Dirigido por Fábio Leal e Gustavo Vinagre, “Deus tem Aids” é um documentário brasileiro com 82 minutos que se propõe a ir na contramão do imaginário socialmente estratificado em torno da epidemia da Aids no Brasil. Além da sorofobia cotidiana direcionada às pessoas que vivem com HIV.

A obra se lança no gesto de remodelar e se apropriar desses termos e imagens tão codificados, voltando-se para o olhar de sete artistas e um médico ativista sobre suas trajetórias, seus desejos e percepções.

Junto às entrevistas que ancoram o filme, reverberando a provocação presente no título, reside a aposta nas formas e discursos artísticos como possibilidade de elaboração crítica e afirmação de vida no presente.

Mostra Div.A – Diversidade em Animação 

A mostra Div.A exibe, no sábado (20), às 18h, uma seleção especial de animações LGBTQIA+ atuais que estão sendo premiadas em diversos festivais no Brasil e no exterior. Em destaque, a premiada “Genius Loci”, do francês Adrien Mérigeau – indicada ao Oscar de Melhor Curta de Animação. Nela acompanhamos Renee, uma jovem solitária, que vê uma pessoa mítica sob o caos urbano uma noite. Mais cinco animações dos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia completam a seleção.

Recifest em Arcoverde

O Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) inicia a segunda etapa, de terça (23) a sexta (26), em Arcoverde, sertão pernambucano. A programação inclui oficinas e exibições de filmes, no Sesc e nas sedes dos coco de roda Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes e Trupé. Todas as atividades são gratuitas.

Cuidados contra a covid-19

A 8º edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) tem patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC Recife), por meio do Fundo de apoio da Prefeitura do Recife.

Para a realização das atividades presenciais, o Recifest destaca que serão respeitados todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

Mais informações: https://recifest.com.br/ e @recifestoficial

Programação do Recife no sábado (20)

15h às 16h30 RODA DE DIÁLOGOS – Deus tem Aids (longa) – ON LINE

Com Gustavo Vinagre e Fábio Leal (diretores do longa Deus Tem Aids), André Antônio, Anti Ribeiro e Felipe André Silva (Curadorxs) e Alessandra Nilo – Coordenadora da Gestos Soropositividade, comunicação e gênero.

19h – SESSÂO DIV.A – Diversidade em Animação (41min)

House of [AS] (EUA, Leah Shore) 32 seg

Kapaemahu (EUA, Hinaleimoana Wong-Kalu, Dean Hamer e Joe Wilson) 8 min 27 seg

Genius Loci (França, Adrien Mérigeau) 16 min 20 seg

Les Lèvres Gercées (França, Fabien Corre e Kelsi Phung) 4 min

Cwch Deilen (Reino Unido, Efa Blosse-Mason) 7 min 5seg

To Be Two (Suécia, Lasse Persson/ Lisa T) 4 min 18seg

 

19h – Lançamento LONGA-METRAGEM “Deus tem aids”

DEUS TEM AIDS (Fábio Leal e Gustavo Vinagre) – Doc., 82’, 2021, PE/SP – LIVRE

21h às 22h – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

ANÚNCIO DOS FILMES PREMIADOS NA EDIÇÃO

RECIFEST EM ARCOVERDE

Veja também

Recifest apresenta longa, animações e curtas LGBTQIA+

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This