Artes

Festival Tramas Negras celebra a afirmação cultural das comunidades do Recife

Festival Tramas Negras contará com apresentações culturais, espetáculos e performances, gratuitas, nos Bairros do Recife, Ibura, Madalena e Várzea

Entre os dias 19 a 21 de julho, a cidade do Recife vai sediar, pela primeira vez, o Festival Tramas Negras. O evento visa valorizar e reconhecer as identidades culturais, sociais, étnicas, raciais, de gêneros, entre outras, que acontecem nas periferias da capital pernambucana. A programação  vai contar com apresentações de cultura popular, música afro, sarau literário, brega funk, carimbó, dança afro, cultura hip hop, teatro, entre outras. Durante três dias, o festival ocupará praça, teatro, e museu com atividades para crianças, adultos, jovens e idosos,  contemplando algumas apresentações com recursos de acessibilidade. 

O Festival Tramas Negras, realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo por meio Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, terá programação nos bairros do Ibura (Zona Sul), Várzea e Madalena (Zona Oeste) e Bairro do Recife (Centro). Ao todo, serão mais de 15 atrações e 20 horas de muita diversão para o público. 

No dia 19 de julho, sexta-feira, o festival terá início com a roda de conversa intitulada “Mestras, Cenas e Culturas Populares- Tramando Trocas Entre REC- BH”, contando com a participação de Mestra Junia Bertolino (BH – MG),  Mestra Vilma Carijós, e mediação da contra mestra Gaby Conde. Também na sexta, o Núcleo Coletivo 22 (GO) apresentará o espetáculo “Por cima do mar eu vim”. Toda esta programação acontece no Teatro Hermilo Borba Filho.

No dia 20 de julho, sábado, a programação segue no Paço do Frevo com a oficina “Corpo árvore/Corpo território em diálogos ancestrais”, ministrada pela Mestra Junia Bertolino. Ainda pela manhã, no Compaz Paulo Freire,  serão realizadas as vivências percussivas com Márcio Rastaman e a vivência “Pisada de terreiro” com Daniel Semsobrenome. Na parte da tarde, Adovale Dias apresenta a performance “Cartografia do horror” na praça da Várzea. Logo depois entra em cena o espetáculo “Rasura” do Coletivo Rasura, e “ Atos I e II” do Coletivo B. N. D. U., no Museu da Abolição. Encerrando o dia, Aline Gomes apresentará o espetáculo “O Mensageiro” no MUAFRO – Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, no Bairro do Recife.

Dia 21 de julho, domingo, a Mestra Junia Bertolino continuará com a oficina “Corpo árvore/Corpo território em diálogos ancestrais”. A mostra coreográfica acontecerá no Compaz do Ibura e contará com a participação de diversos artistas e coletivos, incluindo Diego Matarazzo e Cia Extremo, Step Evolution Crew, Companhia Saltos de Dança, Cia de Dança Evolution Dance, Don Thais e o grupo Turma do Brinquedançar. À tarde, no Paço do Frevo, a programação seguirá com a performance “Solos ancestrais” da Mestra Junia Bertolino. A programação se encerra no Centro de Capoeira São Salomão, com o projeto Black Nota Mil de DJoser e a participação de Rodrigo Santana, além do Sarau Literário “Sou eu Quem Conto” de Crislaine Venceslau e o show musical do grupo Edún Àrá Sangô.

Serviço

O quê: Festival Tramas Negras celebra a afirmação cultural das comunidades do Recife.

Quando: 19 a 21 de Julho.

Onde:  bairros do Ibura (Zona Sul), Várzea e Madalena (Zona Oeste); e Bairro do Recife (Centro). 

Saiba mais: www.instagram.com/tramasnegras

Ingressos no Sympla

VEJA TAMBÉM

Tattoo Week Online estreia no Anime Friends com estande geek

Brasileira interpreta assassina real em série americana

Se Rasgum anuncia 19ª edição com a rainha do reggae jamaicano Marcia Griffiths

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    2 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    2 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago