Música

Festival Nas Batalhas celebra resistência e diversidade das danças urbanas em programação gratuita no Sesc São Paulo

Artistas como DJ Alex Luxury, Raquel Cabaneco, Ronaldo SnoBrock, Tiago Reis e Bboy Chileno embalam a agenda em unidades do Belenzinho, Paulista, Guarulhos e Itaquera

A produtora cultural Jade Lyrio e o pesquisador em danças urbanas e negras Eduardo Dialético apresentam mais uma edição do Festival Nas Batalhas. Parte da programação do Sesc Verão 2025, o evento acontece em quatro unidades do Sesc São Paulo ao longo do mês de janeiro, com entrada gratuita.

Com uma proposta que valoriza a diversidade de corpos e histórias, o festival explora as danças urbanas como ferramentas de inclusão e resistência, promovendo atividades como batalhas de dança, oficinas, jams de breaking, cyphers temáticas e rodas de conversa. Durante toda a programação, o público poderá vivenciar o protagonismo da cultura afro-diaspórica, além de prestigiar apresentações de DJs e dançarinos que representam a força transformadora da cultura hip hop.

No dia 4 de janeiro, a agenda terá início no Sesc Belenzinho com uma oficina gratuita de Krump ministrada por Ronaldo SnoBrock, seguida de batalhas All Style e encerramento com o Baile do DJ Alex Luxury. No dia 11, a programação continua no Sesc Guarulhos, com jams e showcases de breaking que promovem interação entre dançarinos e o público presente. Já no dia 12, no Sesc Paulista, a Cypher da Diversidade destaca a representatividade de Mulheres Plurais, Masculinidades Diversas e inclusão de pessoas acima de 60 anos e PCD. Encerrando o festival, no dia 19 de janeiro, no Sesc Itaquera, o foco será nas crianças e adolescentes, com batalhas dedicadas a eles, uma roda de conversa voltada para educadores e aula aberta com Tiago Reis, arte-educador e artista da dança.

Além da dança, o repertório musical do festival complementa sua essência cultural, trazendo ritmos como hip hop, funk, soul e disco, todos selecionados para reforçar a conexão entre resistência, expressão e pertencimento. Entre os destaques musicais, está o DJ Alex Luxury, reconhecido por seu Baile da Luxury, que mistura black music e afrobeats.

Entre os demais artistas que compõem a programação, Raquel Cabaneco, jurada das batalhas All Style, é destaque na cena das danças urbanas como bailarina de grandes estrelas da música; Bboy Chileno, precursor do hip hop no Brasil e referência na Cypher da Diversidade; e Helena Black, drag queen que será mestra de cerimônias, levando representatividade e arte à frente do evento.

“A cultura Hip Hop nasceu como um movimento de resistência nas periferias e, mesmo com sua ascensão global, é essencial relembrar suas raízes. O Nas Batalhas celebra essa força transformadora, destacando a diversidade e o protagonismo de corpos historicamente marginalizados”, afirmam os idealizadores Jade Lyrio e Eduardo Dialético.

SERVIÇO

04/01 – Sesc Belenzinho
Horário: 14h às 18h

  • Oficina gratuita de Krump com Ronaldo SnoBrock.
  • Batalhas All Style em duplas.
  • Baile de encerramento com DJ Alex Luxury e Dcharmes.
    Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 – São Paulo.
    Entrada: Gratuita.
    Classificação indicativa: Livre.

11/01 – Sesc Guarulhos
Horário: 16h às 17h30

12/01 – Sesc Paulista
Horário: 16h30 às 18h30

  • Cypher da Diversidade, com categorias como Mulheres Plurais, Masculinidades Diversas e inclusão de pessoas acima de 60 anos.
    Endereço: Avenida Paulista, 119 – São Paulo.
    Entrada: Gratuita.
    Classificação indicativa: Livre.

19/01 – Sesc Itaquera
Horário: 13h às 17h

    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    A enfermeira Maria Victoria Juan, das Filipinas, ganha o prestigioso prêmio Aster Guardians Global Nursing Award 2024

    A enfermeira Maria Victoria Juan, das Filipinas, consultora dos Serviços de Saúde do Exército das…

    2 horas ago

    Carolina Vigna expõe ‘Cadernos de Viagem’ em Paris

    A artista visual e pesquisadora brasileira Carolina Vigna apresenta a exposição Cadernos de Viagem: Monotipias…

    3 horas ago

    A segunda parte com “Godzilla”, TOKYO GODZILLAs, estreia no sábado, 30 de novembro!

    Em um esforço para revitalizar o turismo noturno, o Governo Metropolitano de Tóquio tem exibido…

    9 horas ago

    Por que os astronautas russos são chamados de cosmonautas

    Os dois termos que definem os viajantes do espaço não têm apenas diferentes pronúncias, mas…

    22 horas ago

    Produção científica da China gera riqueza e alta tecnologia

      Até o início da década de 1990, a produção científica da China era, em…

    22 horas ago

    Comunistas no espaço: os cartazes da corrida espacial soviética

    Usando imagens de Iúri Gagárin e Valentina Terechkova, entre outras simbologias, os cartazes da corrida…

    22 horas ago