Música

Favela Jazz Festival ganha edição especial com line up protagonizado por mulheres

Favela Jazz Festival traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques da programação que acontece, ao ar livre, no próximo dia 30/04, das 9 às 21h, no Jardim Boa Vista, em São Paulo 

Levando musicistas de referência no Brasil para quebrada, a agenda acontece no próximo dia 30 de abril, ao ar livre, no já tradicional ponto de encontro localizado na Rua André Dias, no Jardim Boa Vista, em São Paulo. Completamente gratuito, o evento começa a partir das 9h e segue até às 21h.

O projeto, de proposta ousada e inovadora, busca popularizar o jazz e resgatar as suas raízes urbanas, nas ruas. A ideia é, afinal, acabar com a aura elitista do gênero, promovendo apreciação e ampliação de repertório musical com a realização dos shows em território periférico, produção de conteúdos audiovisuais, oficina e roda de conversa.

Desta vez, a agenda traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Também estão previstos na ação, o Maracatu Baque do Boa, Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, Feira de Economia Criativa e mais.

“Uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade e dar maior visibilidade à produção feminina no jazz é mais do que necessária. É urgente e essencial! Vale dizer, também, que esse é um trabalho de criação, articulação e invenção que exige muita presença, mente atenta, dedicação de tempo e energia. Fazer tudo isso sendo mulher, mãe, é muito difícil. É uma teimosia. Mas ver outras mulheres realizando o trabalho e dando essa força pra gente, para seguirmos, conseguirmos avançar, apesar das inúmeras demandas da vida, lutando contra e vencendo o patriarcado, é muito potente. A nossa mente é mesmo coletiva. As dificuldades que surgem por ser uma realização com muitas mulheres são várias. Diversas redes são necessárias para uma mãe poder pintar, poder produzir e poder subir no palco, por exemplo”, destaca Caru Laet, mulher que pilota o Jazz na Kombi e assina a curadoria e direção do Favela Jazz Festival.

Na produção e equipe técnica que realizam o festival, a mesma teimosia: todo o time é formado por mulheres e pessoas LGBTQIA+.

“Abrimos a oportunidade para que diversas profissionais atuem no projeto. No momento histórico que estamos vivendo, se faz ainda mais importante trazer ao centro a periferia do sistema. Com a visibilidade e consagração que o Jazz na Kombi já obteve nestes nove anos de atuação, trazemos à esfera pública essas parceiras, com suas produções e trabalhos impecáveis”, finaliza.

O Jazz na Kombi é um projeto que surgiu em 2014 com o objetivo de circular pela cidade de São Paulo realizando eventos e festivais de jazz em locais públicos, gratuitamente. De forma independente e colaborativa, o projeto dissemina o conceito de que a produção cultural se faz coletivamente e de que a cultura se ergue pelo povo, nas vivências e ações dos artistas, dos produtores e do público e ressignifica as relações urbanas na megalópole, fomentando a interação positiva entre pessoas dos mais variados contextos.

O Favela Jazz Festival – Especial Mulheres foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Para saber mais, acesse: www.jazznakombi.com.br.

Veja Também

Feira Livre de Arte Contemporânea – Flac expõe obras de 80 artistas mineiros

Inscrições para módulo de Consciência Corporal para Músicos abrem nesta quinta

Sarau gratuito comemora os 28 anos da Associação Fernanda Bianchini

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    53 minutos ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    58 minutos ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    6 horas ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    7 horas ago

    Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!

    A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…

    22 horas ago

    ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025

    ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…

    22 horas ago