Foto: Saulo Aleixo / SectiPE
Os Espaços 4.0 são Centros de Inovação baseados em Escolas Estaduais de Ensino Médio, voltados para trabalhar as competências de criatividade, empreendedorismo e inovação, além de dar suporte ao desenvolvimento de disciplinas básicas e de habilidades portadoras do futuro
Na manhã desta terça-feira, dia 27, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Esportes inauguraram, na Escola Técnica de Ensino Médio Cícero Dias, no bairro de Boa Viagem, no Recife, mais um Espaço 4.0 – o primeiro dotado com uma IoTree. Com este, já são 24 E4 em pleno funcionamento em todo o território pernambucano. A solenidade contou com a participação da vice-governadora e futura ministra de CTI, Luciana Santos, além dos secretários estaduais, Fernando Jucá e Marcelo Barros, de CTI e educação, respectivamente.
Os Espaços 4.0 são Centros de Inovação baseados em Escolas Estaduais de Ensino Médio, voltados para trabalhar as competências de criatividade, empreendedorismo e inovação, além de dar suporte ao desenvolvimento de disciplinas básicas e de habilidades portadoras do futuro. Já a IoTree é uma árvore tecnológica que acumula energia a partir de painéis fotovoltaicos, que alimentam um repetidor, leds coloridos (pétalas), carregadores usb e sensores. Através de um painel, os estudantes podem monitorar remotamente os sensores da árvore e controlar aspectos como cor das pétalas, se elas apagam ou ligam, programar que horas ligam etc.
“Este, especificamente, é o primeiro centro de inovação que a gente está entregando numa escola do Recife, oficialmente. Dotado de uma Iotree, o primeira num equipamento desse, ele traz a possibilidade do estudante produzir novas soluções de Internet das Coisas, além de familiariza-los com energia renovável”, celebrou Hugo Medeiros, diretor de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação da Secti.
Os locais recebem kits de equipamentos makers, de robótica e de tecnologia da informação e comunicação, como computadores de alto desempenho, kits de microcontroladores, tecnologias makers com kits 3D e tecnologias tradicionais de marcenaria, que possibilitam desenvolver o empreendedorismo inovador, a criatividade e a cultura maker, além de trabalhar habilidades portadoras de futuro, em diferentes eixos.
“O projeto dos Espaços 4.0 compreende a oferta de bolsas para os professores coordenadores e também para os estudantes monitores, com o objetivo de incentivá-los a utilizar os centros de inovação não somente para formação, mas também para empreender e apoiar o ecossistema de inovação local. Com isso, interiorizamos os empreendimentos inovadores para os locais do interior onde já chegou a educação de qualidade”, afirmou o secretário de CTI, Fernando Jucá.
Assim, no total, estão sendo beneficiadas diretamente mais de 12.000 pessoas, com 24 Espaços 4.0 localizados em 23 municípios diferentes, sendo 83% deles no interior do Estado, o que os habilita como a maior política de interiorização de CTI e de Educação Profissional da história, que tem resultado em soluções inovadoras para atender desafios locais e na criação de 7 Startups ligadas a E4, até o momento.
Via assessoria
VEJA TAMBÉM
Renato Janine Ribeiro: “Não há progresso sem ciência”
Indústria 4.0 : Pernambuco representa o Brasil em evento na Alemanha
Ciência em Pernambuco: cinco cientistas são premiados por atuação contra covid-19
A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…
ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…
Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…
A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…
Por meio de uma obra ilustrada, o livro História do Futebol: Futebol das Estrelas apresenta…
Em sua conferência anual Kinexions, a Kinaxis®(TSX:KXS), líder mundial em orquestração completa de cadeias de…