China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua
Espaço Ciência e Observatório da Sé têm programação especial de férias em janeiro
Espaço Ciência e Observatório da Sé apresentam programação especial de férias para o mês de janeiro, em 2023
Uma programação especial, além das atrações permanentes, movimenta o Espaço Ciência no mês de janeiro. São 20 oficinas que mostram que é possível aprender Ciência brincando. Também no Observatório da Sé, o mês de férias será intenso. Além de observar o céu pelos telescópios, haverá jogos e oficinas que ajudam a descobrir, de forma divertida, sobre o céu e os astros.
O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, de 13h às 17h; com entrada até 16h. A programação especial está disponível de segunda a sexta. Não é necessária inscrição prévia. Basta escolher a oficina e chegar mais cedo para pegar uma senha na Recepção.
Dá para fazer arte com ilusão de ótica, descobrir o que tem dentro de um computador, conhecer os sons do Manguezal e o tanto de Ciência que tem no futebol. E que tal criar areia movediça? Ou participar de uma competição de lançamento de foguetes? São 20 oficinas e atividades especiais distribuídas ao longo do mês, além das atrações permanentes.
O Observatório Astronômico do Alto da Sé funciona de terça a domingo, das 16h às 20h. Entre as opções da programação, dá para confeccionar máscaras para observação do sol; construir e lançar foguetes de garrafa pet; aprender sobre as fases da lua com copos descartáveis ou descobrir sobre a curvatura no espaço-tempo com a oficina poço gravitacional. Em jogos como boliche, dominó e jogo da memória, também será possível descobrir mais sobre a Astronomia. E que tal lançar foguetes com uso de álcool ou conhecer mais sobre a história da Astronomia de Olinda?
Além de todas estas atividades, a grande atração são os telescópios, que estão disponíveis para observação do céu. Em janeiro, é possível observar os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Também vai dar para observar as Plêiades (aglomerado de estrelas) da constelação de Touro e a nebulosa da Cabeça do Cavalo, que está localizada na constelação de Órion.
A programação completa do Espaço Ciência e do Observatório da Sé pode ser acessada no site: www.espacociencia.pe.gov.br
VEJA TAMBÉM
Renato Janine Ribeiro: “Não há progresso sem ciência”
Pensamento científico é questão de utilidade pública, defende professor da UFPE
Espaços 4.0: ETE Cícero Dias, no Recife, ganha centro para incentivar potencialidades tecnológicas
“Vento do Cerrado” une ciência e música em prol da preservação do Cerrado paulista