Que a pandemia intensificou a necessidade de usar o mundo online como ferramenta de trabalho todo mundo já sabe. Mas você explora os atalhos disponíveis para otimizar o desempenho das suas músicas?
A APRA AMCOS, Associação Australiana de Direitos de Execução e Sociedade Australiana de Proprietários de Direitos Autorais Mecânicos), com quem a UBC possui acordo de reciprocidade, compartilhou oito dicas para te auxiliar.
Se descrever – ou permitir que alguém te descreva – é sempre muito difícil, mas também uma parte importante em todos os lugares em que você precisa se apresentar: seja nas redes sociais, perfis em streamings e press kits, por exemplo.
Apesar de ser algo básico, é sempre importante reforçar: a biografia é o ponto de partida para qualquer questão. Sua bio é uma ferramenta fundamental que comunica o porquê as pessoas devem se interessar por você e pela sua música.
Uma boa descrição pode ser um diferencial para deixar as pessoas intrigadas para ouvir sua música, especialmente se você ainda não for conhecido. Confira algumas dicas:
Assim como a biografia, as fotos também fazem parte do “pacote de boa impressão” para seus seguidores e para os futuros fãs.
Boas fotografias servem para tudo: redes sociais, atualização de artes, pôsteres, etc. Mas, antes de investir em ensaios fotográficos, vale se certificar de que alguns pontos não passem despercebidos, como:
Se você quer que as pessoas te encontrem e te acompanhem, é relevante ter uma página na web devidamente atualizada com portfólio, datas de turnês, lançamentos, fotos, contatos para parcerias e shows, redes sociais e plataformas digitais. Squarespace e WordPress são boas opções para a criação.
Mas, caso produzir um site seja inviável, vale optar por plataformas de social-linking, como o Link.tree. Esses sites permitem que você crie uma página com todos os links que você preferir.
Não se esqueça de adicionar seu site ou social-linking na bio de todas as redes sociais, juntamente com outras informações importantes.
Ao manter tudo devidamente atualizado e organizado, você está dando à sua música a melhor chance de atingir um público mais amplo.
Certifique-se de que a biografia e as fotos estejam atualizadas nas suas plataformas digitais por meio do Spotify para Artistas, Apple Music para Artistas, entre outros. As agregadoras e distribuidoras também podem te auxiliar nesse processo.
A atualização da foto nas plataformas quando há um novo lançamento auxilia a despertar a curiosidade dos usuários para visitar o seu perfil e descobrir o que há de novidade.
Além disso, os streamings possibilitam uma gama de formas de interagir com os seus seguidores para além dos lançamentos musicais.
Você pode fixar escolhas de artistas, atualizar regularmente listas de reprodução, criar playlists temáticas (como de Carnaval, Reveillon, etc), divulgar datas de turnês e shows, adicionar “Canvas” e letras nas suas músicas, entre outros.
Ficar atento aos dados dos analytics das plataformas também é importante para entender quem são os seus seguidores e o comportamento deles.
Como já citado no ponto 1, é importante manter arquivos acessíveis para sempre que surgir uma oportunidade, assim como um currículo e portfólio.
Então, mantenha seus trabalhos mais atuais e essenciais, como fotos, release, press kit e arquivos mp3/wav, em um lugar como o Dropbox para que estejam prontos para serem enviados como um link quando for preciso.
O mailing list nada mais é que uma lista de endereços eletrônicos (e-mails) de pessoas que se interessam pelo seu trabalho e querem receber novidades.
O formato serve para falar diretamente com o seu público e veículos de imprensa.
Nas ações de pré-save, por exemplo, você pode recolher o email de quem fez o pré-salvamento e adicionar a essa lista.
Alguém tocou seu lançamento em um programa? Sua música foi adicionada a uma playlist? Teve destaque em um portal de notícias? Certifique-se de agradecer a eles nas redes sociais.
Esse tipo de ação não passa despercebido e garante o bom relacionamento com veículos que podem enaltecer a sua música.
Então, não se esqueça de sempre compartilhar, agradecer e marcar os envolvidos no trabalho.
Para garantir o rendimento das suas músicas, não esqueça de se afiliar a uma associação representante do Ecad, como a UBC, e cadastrar suas músicas com ISRC correto. Na UBC, o processo pode ser feito inteiramente online. Confira mais clicando aqui.
Originalmente publicado no site da UBC com o título “Oito dicas para otimizar a sua marca de forma online”
Imagine que seu chefe seja um robô ou que sua mente esteja conectada a um…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…