TV Cultura lança o programa Ética Imortal na próxima sexta-feira, dia 06
Devotos lança single em homenagem a Vladimir Herzog
Novidade chega a todas as plataformas de streaming no dia 5/12 pelo selo Red Star; pré-save já está disponível
A luta do jornalista Vladimir Herzog durante a ditadura militar e sua fé na arte enquanto mecanismo de enfrentamento e libertação inspiraram o novo single da Devotos, banda pernambucana ícone do punk rock e do hardcore nacional e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A faixa, de autoria de Celo Brown, Neilton e Cannibal, chega a todas as plataformas de streaming no dia 5 de dezembro pelo selo Red Star, e o pré-save já está disponível.
“Vladimir Herzog é símbolo de uma época em que todo mundo tinha medo, mas ele não se calava. Ele acreditava, assim como eu acredito, que a arte é um mecanismo de salvação para a sociedade”, explica Cannibal, que retoma o pensamento de Herzog e sua relevância para os dias atuais. “Estamos testemunhando aspectos culturais da ditadura voltarem de uma forma ainda pior, chegando pela internet e ganhando espaço na cabeça dos adolescentes brasileiros”, observa.
Para o letrista, o pensamento reacionário voltou metamorfoseado em uma batalha identitária na qual a tecnologia, que deveria ser usada para gerar inclusão, tem sido empregada para excluir. “Nesse cenário, precisamos lembrar das pessoas que, como Vladimir, lutaram pela nossa democracia. Precisamos exaltá-las ainda mais e apresentá-las aos nossos jovens, para que a mentira e a violência não ganhem mais terreno. Há um ser ruim que apedreja e esbraveja, que pede mais armas e dissemina a intolerância contra as religiões de matriz africana e contra a classe LGBTQIA+, que são eternas”, diz Cannibal.
Jornalista e cineasta, Herzog (então diretor da TV Cultura) foi chamado em 1975 para depor na sede do DOI-Codi sobre sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi torturado e morto. A versão oficial da época foi de que ele teria se enforcado com um cinto, e divulgaram a foto do suposto enforcamento. Porém, em 1978, o legista Harry Shibata admitiu ter assinado o laudo necroscópico sem sequer ver o corpo, e a Justiça brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e morte de Vladimir Herzog.
“A partir da morte dele, aumenta a movimentação para derrubar o AI-5”, lembra Cannibal. A resistência abraçada por Herzog e a luta como elemento cotidiano aproximam as existências do jornalista e dos integrantes da Devotos. “A gente que é de periferia, a gente que é negro, a gente está sempre tendo que provar ou reivindicar alguma coisa para poder ter nosso lugar e nosso reconhecimento. Temos a resistência entranhada na gente”, conclui Cannibal.
Ficha Técnica
Vladimir Herzog
Música: Celo Brown, Neilton e Cannibal
Letra: Cannibal
Letra
Eu disse
Faltam 7 dias para florecer
7 dias, 7 dias primavera vai chegar
Rosas com espinhos vão te fortalecer
E um futuro de paz vão te ofertar
Os anos são de chumbo
Não há presente nem futuro
Só a maldade do fascismo
Vladimir Herzog derruba o AI-5
Eu acredito na arte
Pra te fortalecer
Eu acredito na arte
Pra te transformar
Eu acredito que a arte, a arte soma
Eu acredito que a arte, que a arte salva