Música

Dedo de Verso lança seu terceiro álbum

Projeto sociocultural, Dedo de Verso, lança álbum composto coletivamente por alunos do ABC do Glória, de Uberlândia, com direção de Enzo Banzo da banda Porcas Borboletas 

O projeto projeto social de formação em poesia falada e cantada, Dedo  de Verso, acaba de lançar o terceiro álbum, Guarda-chuva Pra Voar. O single “Pronto Falei” já pode ser conferido em todas as plataformas de streaming. Clique aqui e confira. Já o single vem com videoclipe, dirigido por Yuji Kodato e pode ser visto no Youtube. Assista.

São 12 faixas compostas coletivamente por alunos em conjunto com o idealizador e diretor artístico Enzo Banzo (Porcas Borboletas). Quem canta são os próprios alunos, junto dos artistas convidados Emcantar, Luiz Salgado e Kainã Bragiola, além de Banzo. O álbum apresenta grande diversidade de estilos e linguagem poética: composições líricas, lúdicas, divertidas, lentas, aceleradas, expressando a visão de mundo da infância pelo modo de ver e pensar das próprias crianças.

“Pronto Falei” integra o álbum Guarda-chuva Pra Voar, o terceiro do Dedo de Verso. São 12 faixas compostas coletivamente por alunos em conjunto com Enzo Banzo. Quem canta são os próprios alunos, junto dos artistas convidados Emcantar, Luiz Salgado e Kainã Bragiola, além de Banzo. O álbum apresenta grande diversidade de estilos e linguagem poética: composições líricas, lúdicas, divertidas, lentas, aceleradas, expressando a visão de mundo da infância pelo modo de ver e pensar das próprias crianças.

No vídeo clipe de “Pronto Falei”, o cotidiano das palavras é transposto para as imagens, com atuação dos alunos: soltam pipa, jogam bola, correm e brincam no campinho de terra em frente à instituição. Um dos alunos, Talisson Ariel Lopes Lima, atua como protagonista, que chega de ônibus e encontra os colegas, encenando nas ruas do bairro Élisson Prieto (antigo assentamento Glória), onde vivem.

A faixa foi composta coletivamente por alunos do ABC do Glória, a partir de um exercício em que Enzo Banzo – idealizador e diretor artístico do projeto, pesquisador e integrante da banda Porcas Borboletas -, pedia aos alunos frases e expressões comuns em seu cotidiano. Como resultado, criou-se um diálogo de fragmentos que funcionam como retratos do dia a dia: tô indo pra escola/ ai que fita/ vou pegar o ônibus/ eu queria soltar pipa. Na forma de rap, quem canta são as crianças e Enzo Banzo, com produção de Carlim Ribeiro (Emcantar).

Sobre o projeto Dedo de Verso- Dedo de Verso é um projeto sociocultural de formação e criação em poesia e narrativa, com ênfase nas modalidades vocais falada e cantada. O projeto é idealizado por Enzo Banzo, músico, escritor e pesquisador de poesia e canção, um dos vocalistas e compositores da banda Porcas Borboletas.

A ação acontece por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes frequentadores de instituições sociais localizadas em bairros da periferia de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Em 2022/23, foi realizada a 4ª edição do projeto, com 162 alunos das instituições ABC do Glória, Lar Maria Lobato e Comunidade Casa Tubalina.

Os alunos participaram de oficinas semanais com as arte-educadoras Luciene Andrade e Maaruade Martins, além de workshops de canção com Enzo Banzo, e de escrita criativa com a escritora Maria Lyra. No final de 2022, apresentaram um sarau com criações das oficinas, em espaços culturais de Uberlândia.

No início de 2023, foram selecionadas 12 canções criadas nos workshops de canção com Enzo Banzo, para compor o repertório de um álbum, que recebeu o título de uma das faixas: “Guarda-chuva pra voar”. O disco tem direção artística de Enzo Banzo, produção musical de Carlim Ribeiro e participações dos artistas Luiz Salgado, Kainã Bragiola e Grupo EMCANTAR, além de Enzo Banzo. As faixas são interpretadas pelos convidados e pelas crianças do projeto, em solos e coro.

Dentre as 12 obras, uma foi escolhida para a produção de um videoclipe e lançamento como single: “Pronto falei”, composta e interpretada pelas crianças do ABC do Glória. O videoclipe foi gravado no Assentamento Glória – Élisson Prieto, na sede da instituição e entorno, com atuação das crianças e adolescentes compositoras da canção. O videoclipe tem direção do cineasta Yuji Kodato.

O projeto Dedo de Verso – 4ª Edição é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Instituto Algar e parceria com o Programa Transforma.

Veja Também

Tiné e Thiago Rad lançam o forró “Rádio da Minha Cabeça”

Xaxado Novo se reinventa e lança disco “Xaxado Beat”

Colli Books lança livros com incentivo à inclusão escolar

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    6 horas ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    6 horas ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    6 horas ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    7 horas ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    12 horas ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    12 horas ago