Artes

Daruê Malungo promove a 29ª Semana Afro de 21/11 a 02/12

A 29ª Semana Afro proporciona formação, fruição e diálogos no âmbito da cultura negra e da cultura popular, sendo um dos primeiros festivais do Recife voltado para o setor

O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo promove a Semana Afro Daruê Malungo desta terça-feira (21/11) a 02/12/2023 (sábado), em sua sede, na comunidade de Chão de Estrelas, no Recife. Desde 1990, o evento movimenta a cena da dança negra pernambucana, proporcionando formação, fruição e diálogos no âmbito da cultura negra e popular, sendo um dos primeiros festivais da cidade voltado para o setor. A programação gratuita oferece oficinas, espetáculos e performances. A 29ª Semana Afro Daruê Malungo conta com o Incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura da cidade do Recife (SIC), da Prefeitura do Recife (PCR).

Com curadoria de Orun Santana e Obailê Santana, bailarinos e educadores do Daruê Malungo, a 29ª edição tem como proposta conectar outros espaços e artistas com a cultura negra do Recife e de Pernambuco. “A programação tem 12 espetáculos e performances, além de oficinas. São trabalhos que vão se comunicar com essa ideia principal do que é a dança afro. Neste ano, trazemos o questionamento dessa possibilidade ampla da cultura negra e afro-brasileira se relacionar com a cultura urbana”.

Em Chão de Estrelas, o Daruê é de fundamental importância como espaço integrador e formativo de transformação cultural e social das famílias e da própria comunidade. “Somos um ponto de encontro para as pessoas como um centro de referência de cultura negra. Na Semana Afro, trazemos produções mais recentes e ainda pouco conhecidas. Então, o evento privilegia esses grupos que têm certa dificuldade de alcançar outros festivais”.

Além da oportunidade para grupos iniciantes e ainda não tão conhecidos, a curadoria da Semana Afro tem a preocupação com jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social de Chão de Estrelas e das comunidades ao redor. “Como centro de educação e de cultura, pensamos nesses jovens artisticamente e pedagogicamente. Então, focamos em socializar a cultura negra para que eles entendam que isso é legal, bonito e importante. Queremos que eles construam esse futuro de relação com um mundo antirracista, incorporando tradições de uma forma preta potente”.

Como participar – O público interessado em se inscrever nas oficinas de dança, de forma gratuita, deve confirmar presença clicando aqui. Para as apresentações de espetáculos e performances, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência da programação.

Sobre o Daruê Malungo- O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo foi idealizado por Vilma Carijós e Mestre Meia Noite, criado em 05 de outubro de 1988 e registrado em 1990, passando a funcionar, desde então, em Chão de Estrelas, no Recife.

Hoje, o Daurê atende de forma direta 40 crianças e adolescentes e suas famílias, com atividades de cunho artístico e pedagógico, mantendo a tradição de utilizar a arte e a brincadeira como parte da metodologia de ensino e criação artística. Ao longo dos anos, mais de 1 mil pessoas participaram das atividades de formação do Daruê.

Entre as conquistas do Daruê Malungo estão o título de Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco através do Programa Mais Cultura do extinto Ministério da Cultura, onde funcionam o Bloco Afro Daruê Malungo, o Maracatu Nação Estrelar, a Cia de Dança Daruê Malungo, todos em atividade até hoje e participando de todas as ações no centro e festivais, eventos, congressos e de turnês no Brasil e no estrangeiro.

Serviço:

Programação – 29ª Semana Afro Daruê Malungo:

Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo

Endereço: Rua Passarela, nº 18A, Chão de Estrelas, Recife/PE

Entrada: gratuita

VEJA TAMBÉM

Museu das Favelas comemora seu primeiro ano de abertura com Festival que homenageia os 50 anos do Hip Hop; confira a programação completa

Guitarrista pernambucano Riva Le Boss lança álbum “Sons de Aruanda”

Festival itinerante traz paella marinera em restaurantes da capital paulistana

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    4 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    6 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    11 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    12 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    22 horas ago