Daruê Malungo promove a 29ª Semana Afro de 21/11 a 02/12

 Daruê Malungo promove a 29ª Semana Afro de 21/11 a 02/12

A 29ª Semana Afro Daruê Malungo conta com o Incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura da cidade do Recife (SIC), da Prefeitura do Recife (PCR). Foto: Jorge Féo

A 29ª Semana Afro proporciona formação, fruição e diálogos no âmbito da cultura negra e da cultura popular, sendo um dos primeiros festivais do Recife voltado para o setor

O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo promove a Semana Afro Daruê Malungo desta terça-feira (21/11) a 02/12/2023 (sábado), em sua sede, na comunidade de Chão de Estrelas, no Recife. Desde 1990, o evento movimenta a cena da dança negra pernambucana, proporcionando formação, fruição e diálogos no âmbito da cultura negra e popular, sendo um dos primeiros festivais da cidade voltado para o setor. A programação gratuita oferece oficinas, espetáculos e performances. A 29ª Semana Afro Daruê Malungo conta com o Incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura da cidade do Recife (SIC), da Prefeitura do Recife (PCR).

Com curadoria de Orun Santana e Obailê Santana, bailarinos e educadores do Daruê Malungo, a 29ª edição tem como proposta conectar outros espaços e artistas com a cultura negra do Recife e de Pernambuco. “A programação tem 12 espetáculos e performances, além de oficinas. São trabalhos que vão se comunicar com essa ideia principal do que é a dança afro. Neste ano, trazemos o questionamento dessa possibilidade ampla da cultura negra e afro-brasileira se relacionar com a cultura urbana”.

Em Chão de Estrelas, o Daruê é de fundamental importância como espaço integrador e formativo de transformação cultural e social das famílias e da própria comunidade. “Somos um ponto de encontro para as pessoas como um centro de referência de cultura negra. Na Semana Afro, trazemos produções mais recentes e ainda pouco conhecidas. Então, o evento privilegia esses grupos que têm certa dificuldade de alcançar outros festivais”.

Além da oportunidade para grupos iniciantes e ainda não tão conhecidos, a curadoria da Semana Afro tem a preocupação com jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social de Chão de Estrelas e das comunidades ao redor. “Como centro de educação e de cultura, pensamos nesses jovens artisticamente e pedagogicamente. Então, focamos em socializar a cultura negra para que eles entendam que isso é legal, bonito e importante. Queremos que eles construam esse futuro de relação com um mundo antirracista, incorporando tradições de uma forma preta potente”.

Como participar – O público interessado em se inscrever nas oficinas de dança, de forma gratuita, deve confirmar presença clicando aqui. Para as apresentações de espetáculos e performances, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência da programação.

Sobre o Daruê Malungo- O Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo foi idealizado por Vilma Carijós e Mestre Meia Noite, criado em 05 de outubro de 1988 e registrado em 1990, passando a funcionar, desde então, em Chão de Estrelas, no Recife.

Hoje, o Daurê atende de forma direta 40 crianças e adolescentes e suas famílias, com atividades de cunho artístico e pedagógico, mantendo a tradição de utilizar a arte e a brincadeira como parte da metodologia de ensino e criação artística. Ao longo dos anos, mais de 1 mil pessoas participaram das atividades de formação do Daruê.

Entre as conquistas do Daruê Malungo estão o título de Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco através do Programa Mais Cultura do extinto Ministério da Cultura, onde funcionam o Bloco Afro Daruê Malungo, o Maracatu Nação Estrelar, a Cia de Dança Daruê Malungo, todos em atividade até hoje e participando de todas as ações no centro e festivais, eventos, congressos e de turnês no Brasil e no estrangeiro.

Serviço:

Programação – 29ª Semana Afro Daruê Malungo:

Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo

Endereço: Rua Passarela, nº 18A, Chão de Estrelas, Recife/PE

Entrada: gratuita

VEJA TAMBÉM

Museu das Favelas comemora seu primeiro ano de abertura com Festival que homenageia os 50 anos do Hip Hop; confira a programação completa

Guitarrista pernambucano Riva Le Boss lança álbum “Sons de Aruanda”

Festival itinerante traz paella marinera em restaurantes da capital paulistana

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This