Curso A Mente Política aborda engrenagens psicológicas das ideologias
Curso A Mente Política, que aborda engrenagens psicológicas das ideologias, acontece de 25 de abril a 9 de maio, de maneira remota, via Sympla Streaming
Em quem você votou nas últimas eleições? Você prefere candidatos de esquerda, centro ou direita?
Provavelmente você costuma pensar em explicações racionais para suas escolhas, mas a verdade é que nossas preferências políticas são bem mais complexas do que parecem. Elas envolvem mecanismos moldados ao longo da evolução humana para resolver problemas específicos, quando ainda nem existiam políticos!
- Existem diferenças de personalidade entre pessoas de direita e de esquerda?
- Pautas identitárias aumentam a polarização política?
- Por que nos engajamos em ideologias com tanto ardor?
- Algumas ideias antidemocráticas parecem mais atraentes para determinadas pessoas?
- Pessoas autoritárias são parecidas, independentemente do posicionamento no espectro político?
- O poder corrompe? Ou existem mecanismos psicológicos que nos envolvem em corrupção?
- Somos todos manipuláveis?
Os temas abordados serão:
- Unidade 1 – Extremismo & Intolerância
- Unidade 2 – Ideologias & Escolhas
- Unidade 3 – Manipulação & Corrupção
- estudantes, acadêmicos e profissionais das áreas de Psicologia, Ciências políticas, Comunicação, Sociologia, História e afins.
- demais interessados
CARGA HORÁRIA DO CURSO: 9 horas (3 dias com 3h de aula em cada)
CERTIFICAÇÃO: Quatro dias após a participação no evento, um certificado será enviado via e-mail.
ACESSO ÀS AULAS: O Sympla envia automaticamente um link de acesso para o e-mail cadastrado. No dia/horário do curso, basta clicar no link recebido. As aulas não são gravadas e o material apresentado não será divulgado.
POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO E CANCELAMENTO: A matrícula cancelada até 72 horas antes do curso terá devolução de 70% do valor pago, até 10 dias úteis após a realização do evento. Outros casos poderão ser analisados individualmente.
RESPONSÁVEIS pelo curso A Mente Política (@garagem.psi):
Felipe Novaes – Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS).
- Sally Ramos Gomes – Psicóloga (CRP 05/55850 – Universidade Paris Sorbonne). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Paris 10. Mestre em Sociologia e Filosofia Política pela Universidade Paris 7. Pós-graduada em Psico-Oncologia pela PUC-Rio. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
- Sibele Dias de Aquino – Mestra e Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS) da PUC-Rio. Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Comunicação Social. Saiba Mais
Veja também
Negacionismos científicos na direita e na esquerda
Psicologia evolucionista: pesquisador aponta equívocos em “Genética Neoliberal”