Ciência e saúde

Crianças na ciência: e-books gratuitos dão dicas de experiências práticas para aulas

Ambos os livros representam um esforço conjunto de especialistas e educadores para promover uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências

Aprender ciência não precisa se resumir a ler conceitos em uma lousa; a prática e a experimentação também são elementos essenciais do método científico. Pensando nisso, o Portal de Livros Abertos da USP disponibilizou gratuitamente dois novos materiais que prometem enriquecer o campo do ensino de ciências. Os e-books Ensino de Ciências por Investigação e Explorações em Ciências na Educação Infantil fornecem recursos fundamentais tanto para educadores quanto para estudantes interessados no universo científico.

De acordo com a Angelina Sofia Orlandi, organizadora das publicações e chefe de Seção Técnica de Divulgação Química do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, “ambos os materiais fazem parte do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, que tem como objetivo o ensino de ciências por investigação”. As obras têm como base a cooperação entre a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências.

“Começamos a trabalhar desde 2001, traduzindo trabalhos iniciais do francês e desenvolvendo materiais didáticos”, lembra ela. Os temas desenvolvidos abrangem módulos temáticos com experimentos voltados para crianças do ensino fundamental I. “Esse livro foi pensado principalmente para o ensino fundamental, mas os professores podem adaptá-lo para níveis mais avançados”, esclarece.

O livro Explorações em Ciências na Educação Infantil, organizado tanto por Angelina quanto por Sandra Fagionato-Ruffino, da Prefeitura Municipal de São Carlos, apresenta uma série de atividades pensadas especificamente para crianças em idade pré-escolar. Desde 2001, esse projeto vem sendo desenvolvido e disponibilizado em diferentes plataformas, inclusive no site oficial do CDCC neste link.

Já a obra Ensino de Ciências por Investigação propõe uma abordagem inovadora para a educação científica. Em sintonia com a ideia de que o ensino de ciências deve ir além da simples transmissão de conhecimento, o livro destaca a importância da investigação e do desenvolvimento de habilidades práticas. Ao longo de sete módulos destinados ao ensino fundamental, temas como Cartografia, Diagnóstico Ambiental e Estados Físicos da Água são abordados de forma prática e envolvente.

“Mão na Massa”

Por terem sido pensados para serem trabalhados de forma prática pelos professores, Angelina revela também que foram criados kits experimentais para até dez grupos de alunos trabalharem simultaneamente em sala de aula. “É um material que pode ser emprestado para os professores pelo CDCC. Os professores podem entrar em contato com o centro, e os motoristas até levam o material para a escola, por enquanto, somente em São Carlos”, afirma.

Os módulos, organizados de forma clara e didática, abrangem uma variedade de temas, desde introduções à temática até materiais e conclusões. Cada atividade é delineada cuidadosamente, com sugestões de questões e procedimentos, além de serem complementadas com relatos e registros das experiências vivenciadas em sala de aula.

“Acredito que esses livros auxiliam muito [a educação científica], pois além de serem direcionados para os professores, são necessários para que estes trabalhem de forma investigativa”, reforça Angelina ao refletir sobre a importância dos cursos oferecidos pela equipe para os professores sobre como utilizar esse material. “É muito gratificante quando os alunos aprendem, e esse registro é muito importante. A proposta pede que façamos esse tipo de esforço. É importante que alunos e professores tenham esse registro”, enfatiza.

Publicações estão disponíveis para download – Foto: Reprodução/CDCC

Ambos os livros representam um esforço conjunto de especialistas e educadores para promover uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências.

Para fazer o download gratuito dos e-books, acesse o Portal de Livros Abertos da USP:

Ensino de Ciências por Investigação

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1292

Explorações em ciências na educação infantil

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1273

VEJA TAMBÉM

Animação ensina evolução humana para crianças; assista ao segundo episódio

Por que nasci dessa cor? Universidade das Crianças responde

Por onde os bebês saem? Universidade das Crianças explica

    Contato

    Recent Posts

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    15 horas ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    15 horas ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    16 horas ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    16 horas ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    21 horas ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    21 horas ago