Ciência e saúde

Covid-19: pesquisadores da UFPE apontam resultados positivos do isolamento social

Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay

Estudos desenvolvidos por pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde o início da pandemia de Covid-19 atestam a eficácia de medidas de restrição de convívio social para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2), agente causador da enfermidade que, em um ano, já provocou a morte de mais 280 mil pessoas no País.

Levantamentos depositados no Observatório Covid-19 ou divulgados no link de Pesquisa da Assessoria de Comunicação da Universidade (Ascom-UFPE), de variadas áreas de conhecimento – Economia, Ciência Política, Estatística, Saúde Pública, Biofísica, entre outros – comprovam a validade da relação positiva entre lockdown e redução dos casos de Covid-19, ou partem desse pressuposto para alcançar novas e válidas assertivas sobre a pandemia.

É o caso do artigo científico desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Métodos de Pesquisa em Ciência Política (MPCP), que conta com docentes e especialistas da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC-PE).

Segundo o estudo “O efeito do lockdown sobre a epidemia da Covid-19 no Brasil: evidências a partir de uma análise de séries temporais interrompidas”, publicado em 31 de agosto de 2020, a depender do rigor com que o Estado de Pernambuco adotasse o sistema de isolamento social, até 30 de junho do ano passado, poderiam ter sido poupadas cerca de quatro mil vidas, com uma média de 93 mortes a menos por dia.

De acordo com o artigo, em meados do ano passado, quando o Brasil apresentava curva ascendente da primeira onda da pandemia, “em São Luís (MA), observamos uma redução de 37,85% enquanto em Fortaleza a queda foi de 33,4% na diferença média de óbitos diários se o lockdown não fosse implementado. Da mesma forma, a intervenção diminuiu a mortalidade em Recife por 21,76% e Belém por 16,77%. Políticas de distanciamento social podem ser ferramentas úteis para achatar a curva epidêmica”.

Estudiosos de Economia da UFPE, no estudo “Assessing the impact of social distancing on covid-19 cases and deaths in Brazil: an instrumented difference-in differences approach 1”, concluíram, em outubro de 2020, que o alinhamento entre as esferas de governo, em tempos de crise social, deve ser ampliado por meio da consonância de discursos e políticas públicas.

“Soluções que não são essencialmente farmacológicas, como lockdown, são necessárias para combater a contaminação por doenças respiratórias virais com propagação rápida”. Os autores vão adiante e alertam que “o sucesso dessa estratégia depende da conscientização da população e da ação coordenada pelos poderes públicos, que se mostra fator decisivo para o engajamento da população”.

Outra evidência científica produzida no âmbito das pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco, o artigo “Chaotic model for Covid-19 growth factor”, da área da Engenharia Biomédica, relata que o fator de ascensão dos casos de covid oscila de grandes valores para pequenos valores, “como característica de um comportamento caótico, e não apenas por um crescimento exponencial constante”.

Os autores concluem que “compreender a complexa dinâmica da disseminação da Covid-19 é fundamental para a tomada de decisões, como manter distância social e encontrar novos medicamentos e vacinas”.

Da Ascom UFPE

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    15 horas ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    18 horas ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    1 dia ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    1 dia ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    2 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    2 dias ago