Sociedade

Covid-19: PE autoriza a vacinação de todas as crianças com comorbidades, com deficiência e quilombolas

PE autoriza vacina para crianças contra Covid-19. Pactuação com os municípios contempla, ainda, o início da imunização para os meninos e meninas por faixa etária

Com a chegada de nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para crianças, Pernambuco realiza mais um avanço na imunização deste público. A partir de agora, os municípios poderão vacinar todos os meninos e meninas de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência permanente e as pertencentes às Comunidades Tradicionais Quilombolas.

Covid-19: Pernambuco autoriza a vacinação de todas as crianças com comorbidades, com deficiência, além de quilombolas. Foto: Dr. Fuentes Hernandez

Além disso, por orientação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação entre o Estado e os gestores municipais, ficou definida também a autorização para iniciar a proteção das crianças por faixa etária de forma decrescente, contemplando, inicialmente, as com 11 anos de idade, a partir da disponibilidade de doses em cada município.

“Precisamos trabalhar fortemente a vacinação no Estado, principalmente das populações mais vulneráveis. Pactuamos na Comissão Intergestores Bipartite o avanço na proteção das crianças com a inserção de novos grupos e a imunização das crianças com 11 anos. Contamos com o apoio dos gestores municipais na elaboração de estratégias de vacinação para que possamos proteger esse grupo de forma célere”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

PE autoriza vacina para crianças contra Covid-19, com a expectativa para chegada de novas doses das vacinas da Pfizer/Comirnaty, indicada para o uso pediátrico, ficou definido que novos avanços por faixa etária serão feitos a partir da disponibilização de doses nos estoques de cada município e das estratégias adotadas para garantir o acesso à imunização.

“Em nosso Estado, contamos com uma estimativa de 178.405 na faixa etária dos 11 anos, e neste momento, é primordial a absorção dos grupos elegíveis visando o início de novos esquemas vacinais e a ampliação da oferta da proteção para novos grupos etários. Para a próxima semana, esperamos receber novo quantitativo de doses, o que possibilitará o incremento do grupo formado por crianças com 11 anos de idade”, afirmou a superintendente de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

No grupo de comorbidades, elencadas pelo Plano Nacional de Operacionalização (PNO), estão a diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose hepática e imunossuprimidos.

“Os pais, ou responsáveis, devem estar atentos aos anúncios feitos pelos seus municípios sobre a autorização e/ou agendamento para este grupo”, completou a gestora.

Da Assessoria

Ver mais:

Covid-19 em Pernambuco: governo detalha novo plano de convivência

Máscaras PFF2 são as mais eficazes contra covid-19 e gripe

Livro conta história da pandemia de Covid-19 a partir de textos de divulgação científica

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Mileto Tecnologia realiza parceria com a SES para entrega de plataforma DTH no Brasil

    A SES anunciou hoje um novo acordo de distribuição de conteúdo com a Mileto Tecnologia…

    4 horas ago

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    3 dias ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    3 dias ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    3 dias ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    3 dias ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    3 dias ago