Coral do Movimento Pró-Criança se apresenta nesta quinta-feira (9) no Teatro do Parque
Apresentação do Coral do Movimento Pró-Criança, com entrada gratuita, conta com participações especiais e é realizado através dos mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura
No ano em que o Movimento Pró-Criança comemora seus 30 anos de atuação na região metropolitana do Recife e o Coral do MPC seu 18º aniversário, o Teatro do Parque recebe, no dia 9 de novembro, um espetáculo gratuito aberto ao público. A apresentação é fruto de um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, que busca contribuir com o processo de transformação através da formação em introdução musical, incentivando a sociedade ao acesso à cultura como ferramenta de inclusão social.
O espetáculo conta, além das crianças e jovens do projeto, com a participação das cantoras Cristina Amaral e Rosemary Carlo, além do sanfoneiro Bruno Raça Negra, sob a regência do maestro Otávio Góes. No repertório, que passeia do forró à música erudita, canções como Hallelujah, clássico do cantor e compositor canadense Leonard Cohen, Romaria, de Renato Teixeira, A Paz, de Gilberto Gil, a alegria do Balão Mágico em Super Fantástico, o Xote das Meninas, do Rei do Baião Luiz Gonzaga, a composição de Braguinha, As Pastorinhas, além do cântico católico dedicado à Sagrada Eucaristia Panis Angelicus (Pão dos Anjos), penúltima estrofe do hino Sacris solemniis, escrito por Santo Tomás de Aquino para a Festa de Corpus Christi, em solo de Rosemary, e canções de Cristina, Amor Próprio, em solo, e Cidade Grande, com o coral, entre outras.
O Coral é parte do programa Seguindo o caminho da música em direção ao futuro, que potencializa e desenvolve habilidades como a autodisciplina, a concentração, a memória e a sensibilidade dos alunos. Oferecendo novos meios de acesso à cultura e uma ação formativa, permite um estudo teórico e prático e direciona estes jovens para a profissionalização através da arte, garantindo a replicabilidade do conhecimento através de apresentações, espetáculos, exposições e eventos de forma gratuita.
As inscrições para as próximas turmas dos cursos gratuitos de canto coral, dança (ballet clássico e dança popular), flauta doce, instrumentos de cordas e percussão, com duração de um ano, são contínuas e podem ser feitas presencialmente na Unidade dos Coelhos, que fica localizada na Rua dos Coelhos, 317, no bairro da Boa Vista. As aulas são ministradas por professores qualificados e experientes, que utilizam metodologias lúdicas e participativas, visando o desenvolvimento artístico, cognitivo, afetivo e social dos participantes. Serão atendidos cerca de 250 beneficiários, com idade entre 7 e 17 anos, que devem estar cursando a rede pública de ensino. Além do grandioso espetáculo, o projeto conta com palestras e apresentações gratuitas, priorizando as escolas públicas, propagando assim arte e cultura nos ambientes educacionais.
O Movimento Pró-Criança é uma organização sem fins lucrativos atuante há 30 anos na defesa dos direitos da infância e da juventude, oferecendo educação, saúde, cultura, esporte e preparação para o mundo do trabalho beneficiando mais de 2 mil crianças e adolescentes (anualmente) em situação de vulnerabilidade social, na região metropolitana do Recife. Este trabalho só é possível através do apoio de parceiros públicos e privados, que reconhecem a importância da música e dança como ferramenta de inclusão e transformação social.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo MPC se revela nos dados divulgados pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina, Ásia e África (CIELA) no estudo “Diminuição do número de crimes praticados por adolescentes no Estado de Pernambuco”. De acordo com o CIELA, entre 1992 e 1999, o índice caiu de 1.649 para 314, enquanto no resto do país sofreu considerável aumento e, entre as causas apontadas para essa queda, estão as ações desenvolvidas pelo Pró-Criança.
Serviço:
Apresentação do Coral do programa Seguindo o caminho da música em direção ao futuro
Data: 9/11, às 19h
Onde: Teatro do Parque
End.: R. do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife
Ingressos gratuitos, a partir de 3/11, no Sympla: Link
Classificação indicativa: Livre
Veja Também
Lia de Itamaracá e Daúde se encontram na Casa Estação da Luz, em Olinda