De 11 a 16 deste mês, Recife sedia a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – Copene. O evento pretende reunir intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. A abertura do evento ocorrerá no dia 11, às 16h, na Concha Acústica da UFPE, com a realização de shows e apresentações artísticas, de Jorge Riba + Isaar e convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves.
O evento será realizado de maneira remota, mas contendo também atividades presenciais. As sessões temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho – GTs), as mesas-redondas, os minicursos e as oficinas serão realizadas virtualmente. O encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica serão presenciais. As apresentações culturais serão abertas ao público, gratuitas e também serão presenciais.
Na quarta-feira (14), às 18h30, haverá a apresentação do Afoxé Oyá Alaxé, em sua sede no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, no centro de Recife. Nesse mesmo local, no dia 15, às 19h, o Grupo Bongar faz seu show com a participação de Pirão Bateu, Xambá das Yabás e Afoxé Oyá Alaxé. O encerramento, no dia 16, fica por conta do Afoxé Alafin Oyó, que fará uma apresentação às 16 horas em sua sede, no bairro do Carmo, em Olinda. Não é necessário se inscrever no evento para curtir as apresentações.
O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Realizado de dois em dois anos, esta edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão. Para ter acesso à programação completa, acesse o site e o Instagram @copenenacional.
Atrações musicais
Isaar @isaar_insta com sua identidade firmada, única e inconfundível é cantora, compositora, instrumentista e graduada em Rádio, TV e Internet pela UFPE, Isaar tem como fonte de inspiração a cidade de Recife e sua multiculturalidade.
@b.i.o.n.e , compositora e poetisa com seus 19 anos, da Zona Oeste da capital pernambucana traz em suas letras a realidade do mundo em que vive, pautas como racismo, violência urbana, machismo e misoginia e amor são assuntos constantes em suas linhas de composição.
@odailtaalves Professora, Escritora, Atriz, Poeta, Diretora teatral e Mestra em Linguística pela UFPE. A literatura de Odailta assume o compromisso com as questões raciais e sociais, denuncia o racismo estrutural e as várias opressões que marcam os corpos e a vida das mulheres negras.
@macielsalu, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares de uma das famílias mais expressivas na cultura popular de Pernambuco, é filho do conhecido Mestre Salustiano e é o nome mais expressivo da rabeca pernambucana de sua geração.
@orun.santana é artista, bailarino, capoeirista, professor, pesquisador em dança e cultura afro de Recife, formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos Mestre Meia-Noite e Vilma Carijós. Brincador da cultura popular faz das vivências com as danças e brinquedos um lugar de pesquisa corporal e investigação artística para a cena.
@valdiafonjah se denomina ativista pela luz, pela paz, pelo amor, mas também músico, compositor e cantor desde os doze anos vivendo com a arte, com a música independente no Brasil e pelo mundo também.
@gabidocarmooficial cantora, modelo e “blogueirinha de Águas doces” como se autodefine.
Copene ao Vivo e Gratuito
Data: 11 de Setembro (domingo)
Local: Concha Acústica da UFPE a partir das 16h00!
Programação cultural do Copene
11/09 – 16h
Abertura – Concha Acústica da UFPE: Jorge Riba + Isaar e Convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves
14/09 – 18h30
Pátio de São Pedro: Afoxé Alafé Oyó
15/09 – 19h
Pátio de São Pedro: Grupo Bongar e Convidados: Pirão Bateu, Xambá das Yabás, Afoxé Oyá Alaxé.
16/09 – 16h
Bairro do Carmo (Olinda): Afoxé Alafin Oyó
Mais informações
Site do evento
Instagram do Copene @copenenacional
xiicopene2022@gmail.com
Veja também
Fundamentalismo evangélico dificulta ensino da cultura negra em Pernambuco, aponta pesquisa
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Programação, completamente gratuita, acontece nos próximos dias 30/11 e 01/12, véspera do Dia Nacional do Samba…
Performance, programada para os próximos dias 29/11, 30/11 e 01/12, mescla poesia, teatro e música…
Por Stephan Blum, University of Tübingen e Michael La Corte, University of Tübingen _Aviso: este…
Em sua segunda edição, o projeto reúne, entre os destaques, ícones como Karina Buhr, L'homme…
A PUMA abriu oficialmente as portas de sua segunda loja matriz na América do Norte,…