Ciência e saúde

Recife sedia Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as

De 11 a 16 deste mês, Recife sedia a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – Copene. O evento pretende reunir intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. A abertura do evento ocorrerá no dia 11, às 16h, na Concha Acústica da UFPE, com a realização de shows e apresentações artísticas, de Jorge Riba + Isaar e convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves.

O evento será realizado de maneira remota, mas contendo também atividades presenciais. As sessões temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho – GTs), as mesas-redondas, os minicursos e as oficinas serão realizadas virtualmente. O encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica serão presenciais. As apresentações culturais serão abertas ao público, gratuitas e também serão presenciais.

Na quarta-feira (14), às 18h30, haverá a apresentação do Afoxé Oyá Alaxé, em sua sede no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, no centro de Recife. Nesse mesmo local, no dia 15, às 19h, o Grupo Bongar faz seu show com a participação de Pirão Bateu, Xambá das Yabás e Afoxé Oyá Alaxé. O encerramento, no dia 16, fica por conta do Afoxé Alafin Oyó, que fará uma apresentação às 16 horas em sua sede, no bairro do Carmo, em Olinda. Não é necessário se inscrever no evento para curtir as apresentações.

O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Realizado de dois em dois anos, esta edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão. Para ter acesso à programação completa, acesse o site e o Instagram @copenenacional.

Atrações musicais

Isaar @isaar_insta com sua identidade firmada, única e inconfundível é cantora, compositora, instrumentista e graduada em Rádio, TV e Internet pela UFPE, Isaar tem como fonte de inspiração a cidade de Recife e sua multiculturalidade.

@b.i.o.n.e , compositora e poetisa com seus 19 anos, da Zona Oeste da capital pernambucana traz em suas letras a realidade do mundo em que vive, pautas como racismo, violência urbana, machismo e misoginia e amor são assuntos constantes em suas linhas de composição.

@odailtaalves Professora, Escritora, Atriz, Poeta, Diretora teatral e Mestra em Linguística pela UFPE. A literatura de Odailta assume o compromisso com as questões raciais e sociais, denuncia o racismo estrutural e as várias opressões que marcam os corpos e a vida das mulheres negras.

@macielsalu, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares de uma das famílias mais expressivas na cultura popular de Pernambuco, é filho do conhecido Mestre Salustiano e é o nome mais expressivo da rabeca pernambucana de sua geração.

@orun.santana é artista, bailarino, capoeirista, professor, pesquisador em dança e cultura afro de Recife, formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos Mestre Meia-Noite e Vilma Carijós. Brincador da cultura popular faz das vivências com as danças e brinquedos um lugar de pesquisa corporal e investigação artística para a cena.

@valdiafonjah se denomina ativista pela luz, pela paz, pelo amor, mas também músico, compositor e cantor desde os doze anos vivendo com a arte, com a música independente no Brasil e pelo mundo também.

@gabidocarmooficial cantora, modelo e “blogueirinha de Águas doces” como se autodefine.

Copene ao Vivo e Gratuito
Data: 11 de Setembro (domingo)
Local: Concha Acústica da UFPE a partir das 16h00!

Programação cultural do Copene

11/09 – 16h
Abertura – Concha Acústica da UFPE: Jorge Riba + Isaar e Convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves

14/09 – 18h30
Pátio de São Pedro: Afoxé Alafé Oyó

15/09 – 19h
Pátio de São Pedro: Grupo Bongar e Convidados: Pirão Bateu, Xambá das Yabás, Afoxé Oyá Alaxé.

16/09 – 16h
Bairro do Carmo (Olinda): Afoxé Alafin Oyó

Mais informações

Site do evento
Instagram do Copene @copenenacional
xiicopene2022@gmail.com

Veja também

Fundamentalismo evangélico dificulta ensino da cultura negra em Pernambuco, aponta pesquisa

HQs apresentam protagonismo negro e feminino na ciência

Devotos lança reggae “Orixás”, com participação de Isaar

    Contato

    Recent Posts

    CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para AML na ASCO 2025

    CCM Biosciences, uma empresa diversificada de descoberta e desenvolvimento farmacêutico, anunciou hoje a próxima apresentação…

    9 horas ago

    CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para NSCLC na ASCO 2025

    CCM Biosciences, uma empresa diversificada de descoberta e desenvolvimento farmacêutico, anunciou hoje a próxima apresentação…

    10 horas ago

    Lys Ventura leva o Baile da Ventura para a Virada Cultural 2025

    No dia 25 de maio, a partir das 12h, a pista do Largo do Café,…

    11 horas ago

    Solarpunk: o subgênero da ficção científica que aborda questões climáticas e ecológicas

    Solarpunk é um subgênero da ficção científica que foca em soluções sustentáveis para questões climáticas…

    12 horas ago

    FACERES sedia II Jornada de Saúde dos Povos Indígenas

    A Faculdade de Medicina FACERES realiza no dia 21 de maio, a II Jornada de…

    15 horas ago

    Estudantes homenageiam grandes mulheres em mostra de arte

    Sob o tema “Mulheres que fazem história”, a edição deste ano do projeto Vernissage da…

    16 horas ago