SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário
Como identificar argumentos falsos usando a lógica? [VÍDEO]
Como identificar argumentos falsos usando a lógica? Discussões, debates, reportagens, polêmicas. Toda hora nos deparamos com uma grande quantidade de argumentos. E nem sempre temos condição de identificar rapidamente se esses argumentos são bons ou ruins, válidos ou falsos.
Nessa palestra, Alexey Dodsworth responde à questão de forma simples e com exemplos concretos.
Dodsworth é doutor em filosofia em regime de dupla titulação pelas Universidades de Veneza e de São Paulo.
Atualmente, é pesquisador associado à Universidade de Veneza, membro do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP e conselheiro editorial da Revista Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência.
É também escritor e roteirista de ficção científica e fantasia, com dois prêmios Argos na categoria “melhor romance” (2015 e 2017).
A mediação é da Profª Dra Raquel Furtado.
Fonte: Conteúdo extraído de aula aberta, transmitido pelo canal da PUC Minas Virtual, da Disciplina de Competências Comportamentais: Pensamento Crítico
Para conhecer e comprar livros de Alexey Dodsworth, clique aqui.
Informações sobre o livro “Lógica informal”, de Douglas Watson, citado por Alexey
Este é um manual introdutório aos princípios básicos de como construir bons argumentos e como criticar os maus. Não tem uma abordagem técnica e baseia-se em 150 exemplos representativos, cada um discutido de maneira clara e explicativa.
O professor Walton, uma das principais autoridades no campo da lógica informal, explica como ocorrem os erros, as falácias e outras falhas importantes de um argumento. Mostra que o uso correto dos argumentos baseia-se em estratégias sólidas de persuasão irracional e respostas críticas.
Entre os muitos temas tratados, temos: formas de argumento válido, pertinência, apelos à emoção, ataque pessoal, usos e abusos da opinião de especialistas, problema no uso das estatísticas, termos tendenciosos, equívocos, argumentos derivados da analogia e técnicas para fazer perguntas, responder a elas e criticá-las.
O livro é ideal para cursos de lógica informal e de introdução à filosofia. É útil também para estudantes de pragmática, retórica e comunicação no discurso oral.
Veja também
Covid-19: quando as crenças são mais fortes que as evidências