Sociedade

Como curar um fanático

Essa inclinação a mudar as outras pessoas pode facilmente se deteriorar e se transformar em fanatismo ou intolerância

Por Amós Oz
Escritor israelense

Imagem de Roland Steinmann por Pixabay

Não é difícil encontrar um fanático, pois acredito que há um gene do fanatismo em cada um de nós. Não necessariamente um fanático político, nem sempre um fanático religioso.

Muitas vezes, o fanatismo começa em casa. Começa com a nossa inclinação a mudar as outras pessoas para o seu próprio bem.

Nós pensamos que será melhor para elas mudarem os seus hábitos ou mudarem os seus costumes, ou ideias, ou estilo de vida.

Essa inclinação a mudar as outras pessoas pode facilmente se deteriorar e se transformar em fanatismo ou intolerância.

“Você tem que ser como eu, eu te amo e quero mudar você”.

Isso se torna perigoso quando nos leva a pressionar as pessoas que não querem mudar à nossa maneira, e às vezes até matamos os outros porque eles não querem mudar.

A questão de como curar um fanático é complicada. Não é como se eu tivesse um tipo de injeção com a qual posso curar um fanático, mas acredito que o senso de humor é um grande remédio.

Nunca vi um fanático com senso de humor. Nunca vi uma pessoa com senso de humor se tornar um fanático, a não ser quando ele ou ela perdeu seu senso de humor. Sobretudo humor autodepreciativo.

Se você tem um tipo de humor que lhe permite rir de si mesmo, você é imune ao fanatismo.

Se ao menos eu pudesse comprimir o senso de humor para colocá-lo em cápsulas e persuadir muitas pessoas a tomarem minhas cápsulas de humor para que se tornassem imunes ao fanatismo… Eu seria indicado ao Prêmio Nobel de medicina, não de literatura.

Mas isso é perigoso, por que, o que eu estou dizendo? Estou dizendo que quero mudar as pessoas para o seu próprio bem, que quero fazer com que outras pessoas – estranhos – tomem minhas cápsulas de humor para mudá-las. Isso já é em si muito semelhante ao fanatismo.

É uma doença muito contagiosa. Quando você trabalha com ela ou a analisa em laboratório na busca de um antídoto, corre o risco de contraí-la.

PARA LER MAIS

O romancista Amós Oz cresceu na Jerusalém dividida pela guerra, testemunhando em primeira mão as consequências perniciosas do fanatismo.

Oz argumenta que o conflito entre Israel e Palestina não é uma guerra entre religiões, culturas ou mesmo tradições, mas, acima de tudo, uma disputa por território – e ela não será resolvida com maior compreensão, apenas com um doloroso compromisso.

Não se trata, argumenta Oz, de uma luta maniqueísta entre certo e errado, mas de uma tragédia no sentido mais antigo e preciso do termo: uma batalha entre o certo e o certo.

Sem temer a polêmica, o livro apresenta argumentos precisos favoráveis a uma solução que acomoda dois estados nacionais diferentes e também realiza um diagnóstico sutil sobre a natureza do fanatismo, calcada na predominância dos sentimentos sobre a reflexão.

COMPRE AQUI

    AD Luna

    Recent Posts

    iHerb Lança California Gold Nutrition® BEAUTY

    IRVINE, Calif., May 22, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A iHerb, um destino global líder em…

    10 horas ago

    Arábia Saudita revela TOURISE: uma plataforma mundial ousada pronta para redefinir e moldar um novo horizonte para o turismo em larga escala

    O Ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, lançou oficialmente hoje a…

    12 horas ago

    Arte brasileira cresce e ganha força no exterior

    De acordo com a 7ª Edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Artes Visuais…

    21 horas ago

    CGTN: Como a China impulsiona o desenvolvimento de alta qualidade e a governança de alta eficiência da modernização

    A CGTN publicou um artigo sobre a visita de inspeção do presidente chinês Xi Jinping…

    23 horas ago

    CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para AML na ASCO 2025

    CCM Biosciences, uma empresa diversificada de descoberta e desenvolvimento farmacêutico, anunciou hoje a próxima apresentação…

    1 dia ago

    CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para NSCLC na ASCO 2025

    CCM Biosciences, uma empresa diversificada de descoberta e desenvolvimento farmacêutico, anunciou hoje a próxima apresentação…

    1 dia ago