Como abordar controvérsias cientificas?
Jornalismo Científico em 5 Minutos
Como abordar controvérsias cientificas? Tem dúvidas sobre como abordar temas polêmicos?
A jornalista e pesquisadora em saúde pública Monique Oliveira dá dicas importantes em 5 minutos para trazer a ciência ao contexto, a importância da diversidade de fontes para pautas polêmicas e outros.
Assista, curta e compartilhe! E não se esqueça de se inscrever em nosso canal para receber as notificações dos próximos vídeos do projeto Jornalismo Científico em 5 Minutos.
Como foi criada a RedeComCiência?
Criada há três anos, por iniciativa do jornalista especializado em saúde André Biernath, a RedeComCiência se define como uma associação apartidária e sem fins lucrativos que reúne profissionais interessados em discutir e melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência no Brasil.
As sementes da criação da iniciativa foram plantadas quando Biernath – hoje atuando na BBC Brasil – participou de uma encontro de jornalismo científico no exterior. Isso o inspirou a criar uma rede brasileira voltada para o jornalismo de divulgação científica.
Moura Leite Netto, jornalista, doutor em ciências e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência, foi entrevistado aqui no InterD.
O que é a RedeComCiência?
A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) é uma associação apartidária e sem fins lucrativos que reúne profissionais interessados em discutir e melhorar a qualidade do jornalismo e da comunicação de ciência em nosso país.
O que faz a RedeComCiência?
Organiza eventos, produz conteúdos e damos suporte ao trabalho de jornalistas, assessores de comunicação e cientistas interessados em comunicar temas relacionados à ciência.
Também fomenta entre nossos membros o intercâmbio de informações, ideias e oportunidades.
Desafios da RedeComCiência
Cobrir a área de ciência e suas ramificações é um desafio diário.
Muito mais do que apenas traduzir um conhecimento complexo para uma linguagem acessível, o trabalho de comunicação da ciência envolve entender como cada novidade, descoberta e avanço impacta o planeta, o país, a sociedade e o ser humano.
Num mundo cada vez mais complexo, o jornalista de ciência se torna uma peça-chave para diferenciar a informação relevante dos interesses econômicos e pessoais.