Ciência e saúde

Com El Niño, inverno será mais quente, aponta Inpe

Nesta quarta-feira (21), às 11h57, no horário de Brasília, o solstício de inverno marcará o início da estação mais fria do ano. A astronomia ensina que a mudança na direção dos raios reduz a incidência do Sol. “O caminho que o Sol faz no céu é mais baixo e, com isso, uma temperatura mais fria, porque os raios solares não estão incidindo diretamente no nosso hemisfério”, explicou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

“A gente nota a aproximação do inverno justamente porque antes do dia do solstício as temperaturas vão diminuindo por conta da inclinação dos raios solares. As poucos os dias vão ficando menores e as noites maiores. O Sol está nascendo mais tarde e se pondo mais cedo”, acrescentou.

Cada época do ano tem uma constelação específica. Quem observar o céu no verão, vai notar a constelação chamada Orion. “Esta constelação é conhecidíssima, porque tem as Três Marias, e a gente chama de constelação de verão”, contou Josina.

No inverno, porém, o céu é marcado pela Constelação de Escorpião. “Ela nasce quando o Sol se põe e passa a noite inteira no céu. Também é uma constelação com uma grande extensão no céu e muitas estrelas visíveis a olho nu, mesmo nas cidades com alta poluição luminosa”, ressaltou a astrônoma do ON.

Quente e seco

Mas o inverno brasileiro será mais quente em 2023, informa o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As temperaturas devem subir por causa da formação do fenômeno El Ninõ. “A principal consequência para o nosso inverno é a temperatura ficar, em média, um pouco acima do normal, principalmente na região central do Brasil”, disse o meteorologista Gilvan de Oliveira, do Inpe. O El Niño ocorre quando as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico ficam acima do normal.

O pesquisador alerta que o aumento das temperaturas no período seco como consequência do El Niño eleva o risco de queimadas. “Temos que ficar atentos com o tempo seco e temperaturas um pouco mais altas e o risco maior em relação ao aumento de queimadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente no Cerrado brasileiro”, disse.

    Contato

    Recent Posts

    Festival O Samba Continua reúne Galocantô, Roque Ferreira, Raquel Tobias, Bernadete, Samantha Santos e Samba Pros Orixás na Casa de Francisca

    Programação, completamente gratuita, acontece nos próximos dias 30/11 e 01/12, véspera do Dia Nacional do Samba…

    5 minutos ago

    Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poética” no Sesc Belenzinho

    Performance, programada para os próximos dias 29/11, 30/11 e 01/12, mescla poesia, teatro e música…

    19 minutos ago

    Gladiador 2: filme diverge da história real, mas é um mergulho visual jamais visto na opulência do Império Romano

    Por Stephan Blum, University of Tübingen e Michael La Corte, University of Tübingen _Aviso: este…

    29 minutos ago

    Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão

    Em sua segunda edição, o projeto reúne, entre os destaques, ícones como Karina Buhr, L'homme…

    35 minutos ago

    Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

    A PUMA abriu oficialmente as portas de sua segunda loja matriz na América do Norte,…

    1 hora ago

    Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

    Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

    1 hora ago