Música

Colgate Clássicos chega a Recife reunindo Maestro Forró, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Elba Ramalho

O show gratuito “Recife Cidade da Música” acontece no Parque da Macaxeira com a participação especial da cantora e compositora pernambucana Flaira Ferro

No dia 01 de dezembro, domingo, às 16h, o Colgate Clássicos desembarca pela primeira vez em Recife para um show inédito e gratuito no Parque da Macaxeira.  O local sedia a apresentação “Recife Cidade da Música”, com o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, convidando a cantora Elba Ramalho, com a participação especial da cantora pernambucana Flaira Ferro. Oferecido pela Colgate em parceria com o Ministério da Cultura, Colgate Clássicos tradicionalmente une música clássica e artistas de música popular, proporcionando ao público uma mistura de ritmos e uma experiência única.

Com artistas e repertório dedicados a homenagear a cidade de Recife, a apresentação começa com a cantora, compositora e bailarina pernambucana Flaira Ferro. A artista e sua banda irão tocar músicas de seu repertório autoral, entre elas “Revolver”, do álbum “Virada na Jiraya”, e conta também no palco com duas bailarinas convidadas.

Em seguida, entra o Maestro Forró e a sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Com 22 anos de estrada, a orquestra foi fundada por Maestro Forró, e tem se consolidado como uma das mais respeitadas do país.  Filho de Zé Amâncio do Coco, Maestro Forró já é considerado um mestre pernambucano. A orquestra convida a cantora Elba Ramalho, que tocará seus grandes sucessos como “Leão do Norte”, “Banho de cheiro”, “De volta para o aconchego”. Entre as surpresas do show, está um dueto entre Flaira e Elba, pela primeira vez juntas no palco.

“Cantar em Recife é sempre um prazer, sou filha de pernambucano, tenho muitos amigos em Recife e me identifico muito com a cultura e com a própria cidade.  Dividir a cena com artistas pernambucanos é sempre muito bom, já tive oportunidade de compartilhar o palco com Lenine, Nena Queiroga, Almir Rouche, André Rio, Gerlane Lopes, Maestro Spok, Almério, Martins e tantos outros amigos.  Agora, vou cantar novamente com o Maestro Forró e fazer um dueto inédito com Flaira Ferro”, conta Elba.

A artista complementa: “Já gravei mais de 30 frevos, participo do carnaval e dos festejos juninos em Pernambuco. Definitivamente, sou feliz em Recife.”

“É um prazer levar mais uma edição de Colgate Clássicos ao público, dessa vez em Recife”, afirma Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate-Palmolive no Brasil. “Nosso compromisso é construir um futuro com cada vez mais motivos para sorrir e enxergamos a cultura como ferramenta importante para isso. Queremos compartilhar muitos sorrisos nesse dia tão especial”, finaliza.

Maestro Forró e Orquestra Popular Bomba do Hemetério

Nome de destaque da cena cultural pernambucana, Maestro Forró é morador da Bomba do Hemetério, comunidade da zona norte do Recife. Com cinco anos já se apresentava ao lado do pai, Zé Amâncio do Coco, mestre coquista pernambucano. O artista se especializou em trompete pela UFPB, além de ter estudado com orientação de renomados maestros e participado de festivais internacionais. Tocou com o Maracatu Nação Pernambuco e com o projeto DJ Dolores e Aparelhagem.

Em 2002, fundou a Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério, voltada a formação musical de crianças, jovens e adultos. Como fruto desse trabalho, foi criada a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH), que completa 22 anos em 2024. A orquestra tem se consolidado como uma das mais respeitadas do país, com composições autorais e colaborações com grandes nomes da música nacional e internacional. Já ganhou algumas premiações, como o Prêmio da Música Brasileira, e participou de festivais ao redor do mundo.

Maestro Forró já recebeu algumas honrarias, como a Ordem do Mérito Cultural e a medalha Leão do Norte. Em 2016, foi um dos homenageados do Carnaval do Recife e, no mesmo ano, se tornou imortal na Academia Pernambucana de Música.

Flaira Ferro

Nascida no Recife em 1990, ela foi aluna do dançarino Nascimento do Passo, considerado um mestre do frevo, integrou o Instituto Brincante, de Antônio Nobrega, em SP, além de ser membro do coletivo de artistas Reverbo (PE), e idealizadora do espetáculo ‘A dita curva’.

A jovem artista já lançou três discos de músicas autorais, Cordões Umbilicais (2015), Virada na Jiraya (2019), que contou com participação de Chico César, Laís de Assis, entre outros, e teve uma de suas músicas produzidas por Pupillo. Seu último álbum ÁUA (2023) consolidou uma identidade poética profundamente ligada ao autoconhecimento. Já excursionou por mais de 10 países, entre América Latina, Ásia, América do Norte e Europa. Em 2025, lança seu quarto álbum com canções inéditas.

Elba Ramalho

Uma das principais artistas da música popular brasileira, Elba Ramalho tem mais de 40 anos de carreira. Transita entre o forró, o xote, o baião, e pela MPB, tendo sido intérprete de canções de Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco e Chico Buarque, como em “Palavra de mulher”, praticamente definitiva em sua voz. Ganhou dois Grammy Latino, e venceu o Prêmio da Música Brasileira por 19 vezes.

É considerada uma legítima representante dos ritmos nordestinos, tendo gravado inúmeras canções de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos, com quem também gravou um álbum juntos. Cantou também com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé os álbuns de grande sucesso de “O Grande Encontro”. Gravou cerca de 40 discos ao longo da carreira, tendo vendido mais de 10 milhões de cópias.

Paraibana de nascimento, Elba tem o título de cidadã pernambucana e recifense, já gravou dezenas de frevos e se apresenta no Carnaval de Pernambuco há mais de 25 anos.

Serviço

O que é: show Colgate Clássicos – Recife Cidade da Música

Artistas: Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério convida Elba Ramalho

Participação especial: Flaira Ferro

Data: 01 de dezembro, domingo

Local: Parque Macaxeira

Endereço: 

Horário: 16h

Duração: 2h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

Intérprete de libras

Acesso a pessoas com deficiência

Mais informações no site: www.orquestranoparque.com.br

Redes sociais do projeto:

Instagram: www.instagram.com/orquestra_no_parque

Facebook: www.facebook.com/colgateclassicos

Transmissão ao vivo pelas páginas:

www.facebook.com/colgateclassicos

https://www.youtube.com/@ColgateClassicos
    Contato

    Recent Posts

    Edital Funcultura Geral 2023-2024 aprova 243 propostas

    Cadeia cultural pernambucana terá valores disponibilizados a partir de 2025 O Governo do Estado de…

    1 hora ago

    30ª Ciência Jovem apresenta inovações de jovens talentos no Recife

    O evento gratuito começa no Espaço Ciência, no dia 02,  e segue com atividades no…

    2 horas ago

    Natura renova parceria com o Festival Coquetel Molotov e reforça compromisso com diversidade e música independente

    Pelo sétimo ano consecutivo, marca confirma presença no evento que é um dos mais importantes…

    4 horas ago

    Roaunet Nordeste: Banco do Nordeste deve disponibilizar R$ 10 milhões para programa cultural 

    O Banco do Nordeste (BNB) deverá disponibilizar R$ 10 milhões, em 2025 e 2026, para…

    8 horas ago

    IAB-PR lança caderno/agenda que destaca a história da Arquitetura e do Urbanismo

    Na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil lança sua…

    1 dia ago

    Ator de Cabo Frio vai representar Brasil no Oscar 2025

    O cinema nacional está em festa. O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles…

    1 dia ago