Evento acontece no dia 29 de junho, a partir das 21h, na Casa Natura Musical
O Coletivo AMEM traz a quinta edição da Pajuball, uma celebração da Cultura Ballroom, para a programação da semana do orgulho LGBTQIAPN+. O evento acontece no dia 29 de junho de 2024, a partir das 21h, na Casa Natura Musical. A noite reunirá artistas de diferentes estados e representantes da cena ballroom mainstream, competindo em categorias de dança, beleza, moda e outras formas de expressão performativa.
A Pajuball 2024, intitulada “Elã Ancestral”, contará com 12 categorias que homenageiam figuras, movimentos e espaços de resistência, celebrando a ancestralidade LGBTQIAPN+ brasileira. Além das competições, a noite incluirá um pocket show da artista maranhense Enme, que apresentará seu novo trabalho, “Atabake Deluxe”. O álbum mescla sonoridades como eletro, cyberfunk, house, afrobeat e amapiano, explorando o futurismo e a tecnologia ancestral, elevando o pop da região amazônica ao nível mundial.
Os DJs da noite serão DJ King Zion (SP) e DJ Maia Caos (SP), enquanto o júri será composto por Trailblazer Yagaga (CE), Trailblazer Mother Kona Zion (DF), Mother Juju Ninja (RJ), Int Prince Luky Revlon (RJ) e Overseer Aru Oricci (DF).
O nome “Pajuball” combina duas linguagens LGBTQIAPN+: a cultura Ballroom, originada no Harlem por lideranças trans e travestis negras e latinas, e o Pajubá, uma linguagem criada por travestis no Brasil durante a ditadura militar. Desde sua primeira edição em 2019, a Pajuball tem sido um evento essencial para a cena Ballroom brasileira, destacando lideranças de diferentes territórios e promovendo diversidade e inclusão.
Serviço | Pajuball na Casa Natura
Data: 29 de Junho de 2024Local: Casa Natura Musical
Endereço: R. Artur de Azevedo, 2134 – Pinheiros
Horário: 21h às 04h
Ingressos: a partir de R$ 20 | https://bileto.sympla.com.br/event/94418
CATEGORIAS E TEMAS
Tema: Viagem Solitária
João W. Nery (1950-2018) foi um psicólogo e escritor brasileiro, pioneiro como primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, em 1977, durante a Ditadura Militar. Admirado por sua escrita e respeitado por seu ativismo pelos direitos da população LGBTQIAPN+, ele disse: “Eu sempre acho que estou na melhor fase da minha vida. Se eu não me fizer feliz, quem vai fazer?”
Exigência: Coloque seu chapéu e traga sua caminhada inspirada no herói João Nery
Tema: Um Táxi para Paris
Leona Vingativa, artista visual trans, ganhou destaque quando criança, aos 7 anos, com sua personagem que se tornou um sucesso na internet. Moradora da periferia de Belém, foi uma das primeiras youtubers do Brasil. Entre suas obras, destacam-se os videoclipes “Eu quero um boy” (2014) e “Frescáh no Círio” (2015), além do curta “Atrack em Paris” (2017).
Exigência: Traga a referência de look de viagem de Leona para Paris: óculos, lenço e mala. A Revelação nos 10’ é obrigatória!
Tema: Vote LGBTQIAPN+
Estamos em ano eleitoral, vote consciente! Kátia Tapety foi a primeira vereadora travesti eleita do Brasil, em 1992. Desde 2014, o projeto Vote LGBT fomenta a representatividade LGBTQIAPN+ em todos os espaços da sociedade, principalmente na política, mostrando que, sem diversidade, não há democracia!
Exigência: Traga sua realidade escolar e mostre sua pesquisa eleitoral para o painel de júri.
Tema: Eloína dos Leopardos
A primeira rainha de bateria é uma travesti! Eloína Dos Leopardos foi destaque nos concursos de Carnaval e assumiu a frente da bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Enfrentou a ditadura militar, o que resultou em sua ida a Paris, onde foi ovacionada. Ao retornar ao Brasil, criou a Noite dos Leopardos. Atualmente, Eloína é Hostess do Bar da Onça em São Paulo.
Exigência: Use um look animal print inspirado na Eloína dos Leopardos.
Tema: Beleza Ancestral
Lógunèdè é um orixá africano e é frequentemente apresentado como filho de Oxum Ipondá e Oxóssi Ibualama. Ele é associado à riqueza e à fartura, sendo considerado o deus da guerra e da água. Lógunèdè é reconhecido como um dos orixás mais bonitos no Candomblé, herdando a beleza de seus pais.
Exigência: Sirva o melhor rosto, inspirado no arquétipo facilmente visível dos filhos de Lógunèdè: beleza, charme e elegância.
Tema: Les Etoiles
Formada por Luiz Antônio e Rolando Faria, a dupla de drags não-binárias deixou o solo brasileiro na década de 70 para serem aplaudidas e reverenciadas na França. Lá, passaram por casas noturnas, programas de sucesso na TV e gravaram diversos álbuns, além de levar a música brasileira e abrir portas para artistas LGBTQIAPN+.
Exigência: Se inspire nas “Estrelas” brasileiras e traga muito brilho em seu look.
Time formado por 1 performer de old way e 1 performer de new way
Tema: Uma Dama de Barba Malfeita
Ícone que escreveu seu nome na memória afetiva e cultural de Porto Alegre, Nega Lu, bixa preta afeminada, foi cantora, bailarina, batuqueira, boêmia, garçonete e cozinheira. Ousada e perseverante, tornou-se símbolo de coragem e liberdade ao enfrentar os preconceitos vigentes entre as décadas de 70 e 90.
Exigência: Inspire na corporeidade e estética carnavalesca de Nega Lu.
Tema: A Retomada Da Floresta
Índígena em contexto de diáspora, Uýra Sodoma é ativista trans de direitos humanos, além de artista visual e arte-educadora. É bióloga e mestre em Ecologia. Cria imagens que contrastam a vida em estado de liberdade com as violências contra a biodiversidade e populações vulnerabilizadas.
Exigência: Se inspire na identidade visual de Uýra Sodoma trazendo o poder da natureza em sua performance.
Tema: Kibe Lanches
A lanchonete Kibe Lanches era um ponto de venda de comida árabe, mas às sextas-feiras se transformava em uma casa de espetáculos e pegação da comunidade LGBTQIAPN+ no bairro de Pina, em Recife, entre as décadas de 80 e 90. Em uma época e local de uma realidade mais conservadora do que a que temos hoje, com apresentações de drags e interações cremosas das “Rolinhas da Barão”, a casa construiu um importante espaço de memória, liberdade e resistência LGBTQIAPN+.
Exigência: Caminhe em um trio sexy trazendo a estética de cabaré.
Tema: Palácio das Princesas
A primeira casa de apoio que acolheu travestis vivendo com HIV e Aids no Brasil e na América Latina nos anos 80. Liderada por Brenda Lee, travesti militante transexual brasileira dos direitos LGBTQIAPN+. O Palácio das Princesas, tornou-se tão importante que foi conveniado à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.
Exigência: Crie e apresente um 1 look inspirado nas princesas do Palácio de Brenda Lee. Categoria destinada para criadores da moda.
Tema: Traviarcado
O Traviarcado é sobre o poder coletivo e reivindica o protagonismo no debate público, além de uma presença ativa na luta política das travestis. Mesmo sendo difícil estabelecer um marco temporal preciso para o surgimento das primeiras manifestações, é possível verificar ações a partir dos anos 1970 no Brasil, onde artistas e ativistas travestis sobreviviam e lutavam por visibilidade.
Exigência: Traga uma referência em imagem da potência do traviarcado em sua performance.
Tema: Eterna líder Leci
Referência lésbica negra, Leci Brandão é cantora, atriz, primeira mulher na ala de compositores da Mangueira e deputada estadual de São Paulo. Leci é uma das mais importantes intérpretes da música brasileira e, de “Zé do Caroço” a “Deixa Deixa”, leva com suas músicas grandes reflexões, principalmente a necessidade de novas lideranças populares.
Exigência: Traga versos de Leci Brandão em seus 10s.
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…