Artes

CCBB São Paulo destaca programação de férias com visitas educativas nas exposições “Arte Subdesenvolvida” e “A.R.L Vida e Obra”

O CCBB Educativo – Arte e Cultura propõe, para o mês de férias no CCBB São Paulo, uma série de visitas mediadas que trarão, uma a uma, enigmas que apresentam chaves de leitura para compreender as mostras em cartaz, destacando, entre elas, “Arte Subdesenvolvida” e “A.R.L Vida e Obra”.

Os elementos da agenda são dicas para os participantes lerem e interpretarem as obras expostas tanto no Prédio Histórico quanto no Prédio Anexo do CCBB. A cada descoberta, as narrativas emergem, desvelando fatos que ajudam a interpretar o tempo presente.

Todas as atividades, gratuitas, acontecem diariamente. Na programação, pensada para pais e filhos, outras atividades fazem a festa: “Primeiro Brincar – Tropicália”, “Oficininha de Parangolés”, “Som em Cena: O tropical eterno”, “Que Livro é Esse?”, “Conto um Conto”, “InsPiraAção”. Nas sextas-feiras, das 17h às 18h, e domingos, das 12h às 13h, visitas educativas em Português e Libras.


Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura
SERVIÇO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Visitas educativas – Agendadas
Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h (às quartas, a visita será das 15h às 16h). Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.
Até 45 pessoas.

Visitas educativas – Espontâneas
Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras), das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo. Até 15 pessoas por sessão.

Visitas educativas em Libras
Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos, das 12h às 13h. Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB e do Prédio Anexo. Até 15 pessoas por sessão.

Sensorial Estúdio – Tem gente com fome
Todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.
1o andar do Prédio Histórico. Classificação: livre. Até 20 pessoas por hora.

Oficina Integrada – Você tem fome de quê?
Todos os dias, exceto às terças-feiras. Horário: das 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico
Classificação: Livre. Até 08 pessoas por hora.

Som em Cena – O tropical eterno
Segundas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos. Horário: das 13h às 13h30, exceto feriados.
Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Contação de histórias – Conto um Conto
Dias: Segundas, sextas, sábados e domingos. Horário: das 14h às 15h.Prédio Histórico.
Classificação: Livre.

Mediação de leitura – Que Livro é esse?
Sábados e domingos, das 11h às 12h. Prédio Histórico. Classificação: Livre.
 
Primeiro Brincar – Tropicália
Sábados e domingos, das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico. Até 15 pessoas.

Famílias com crianças de 0 a 3 anos.
Oficininha  – Oficininha de Parangolés
Sábados e domingos, das 16h às 16h40. Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas.
Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

Mediação Poética “InsPiraAção”
Quintas, às 16h. Espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do CCBB.
Classificação: Livre.

_________________________________

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura

O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Sobre Arte Subdesenvolvida – com curadoria de Moacir dos Anjos, propõe uma reflexão sobre a produção artística brasileira entre meados da década de 1930 e início de 1980 a partir de seu embate com a ideia de subdesenvolvimento, que seria tanto uma condição para aqueles que viviam no Brasil como algo a ser superado a partir de suas contradições. Articulando trabalhos de mais de 20 artistas de épocas distintas, documentos históricos, fotografias e escritos, a mostra incorpora manifestações também nos campos da literatura, cinema, teatro e da educação, com obras que adensam a pluralidade artística brasileira, tensionando a relação entre a arte vibrante presente nas paredes e a escassez de recursos, com obras de diversas partes, da urbanidade, dos litorais ao interior.

Sobre A.R.L. Vida e Obra – A exposição A.R.L. Vida e Obra é uma oportunidade única para o público conhecer a produção de Antônio Roseno de Lima, artista outsider descoberto no final da década de 1980 pelo professor doutor do Instituto de Artes da UNICAMP, Geraldo Porto, que também assina a curadoria da mostra. Semianalfabeto, o fotógrafo e pintor tirou da dura realidade de favelado a inspiração para criar uma obra que é reflexo da mais pura e encantadora arte bruta, onde autorretratos, onças, vacas, galos, Santos Dumont, bêbados, mulheres e presidentes foram seus temas principais.

Sobre Gilberto Trindade – idealizador do projeto Circo da Trindade, é ator, arte educador, sociólogo, artista circense e pesquisador apaixonado pelo Circo. O Circo da Trindade nasceu há 20 anos, e hoje o espaço que abriga o circo se converteu em um Complexo Cultural de Arte e Meio Ambiente, pois identificou as várias dimensões que os encontros promoveram ao longo destes anos. A trupe conta com artistas versáteis com múltiplas habilidades artísticas e profissionais de formações diversas que atuam nas frentes de Arte, Cultura e Meio Ambiente.


Sobre
Cristina Maria Andrade – Professora de Geografia Formada em Licenciatura Plena em Geografia, com especialização em Geoprocessamento e Geotecnologias, pós-graduação em Neurociência e Comportamento. Atuou como Coordenadora do Projeto de Educação Ambiental – Virada Ambiental no município de São Paulo. Possui publicações na área de Geografia e ensino. Professora de geografia na Escola Waldorf Rural Turmalina em Paudalho – PE. É co-idealizadora da Expo Turmalina, tendo a primeira edição ocorrida em 2023.
    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

    PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

    2 dias ago

    Festival O Samba Continua reúne Galocantô, Roque Ferreira, Raquel Tobias, Bernadete, Samantha Santos e Samba Pros Orixás na Casa de Francisca

    Programação, completamente gratuita, acontece nos próximos dias 30/11 e 01/12, véspera do Dia Nacional do Samba…

    2 dias ago

    Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poética” no Sesc Belenzinho

    Performance, programada para os próximos dias 29/11, 30/11 e 01/12, mescla poesia, teatro e música…

    2 dias ago

    Gladiador 2: filme diverge da história real, mas é um mergulho visual jamais visto na opulência do Império Romano

    Por Stephan Blum, University of Tübingen e Michael La Corte, University of Tübingen _Aviso: este…

    2 dias ago

    Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão

    Em sua segunda edição, o projeto reúne, entre os destaques, ícones como Karina Buhr, L'homme…

    2 dias ago

    Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

    A PUMA abriu oficialmente as portas de sua segunda loja matriz na América do Norte,…

    2 dias ago