CCBB educativo – Arte e Cultura anuncia programação deste mês

 CCBB educativo – Arte e Cultura anuncia programação deste mês

Foto: Divulgação

Os destaques do mês de junho são uma oficina de cartaz e lambe-lambe e diversos recursos sensoriais para mediar a nova exposição “Arte Subdesenvolvida”, que acontece no Prédio Histórico do CCBB.

O CCBB Educativo – Arte e Cultura, vinculado ao CCBB São Paulo, convida o público a integrar-se à programação proposta pelo CCBB São Paulo e participar da oficina de cartaz e lambe-lambe “Você tem fome de quê?, também a vivenciar o Sensorial Estúdio “Tem gente com fome”, com recursos sensoriais que simulam uma multidão de trabalhadores. Todas as atividades estarão conectadas a nova exposição com curadoria de Moacir dos Anjos.

Iniciando os destaques do mês, o Sensorial Estúdio “Tem gente com fome” convida os participantes a se envolverem numa “massa” de trabalhadores. O visitante fará parte desta multidão de corpos ou somente a atravessará?

Outro destaque será a oficina de cartaz e lambe-lambe. Com stencil, carimbo e sacos de pão, os convidados ajudarão a compôr uma parede provocadora a partir da pergunta: “Você tem fome de quê?”

Novas atividades inspiradas na exposição Arte Subdesenvolvida, também serão oferecidas ao público de todas as idades, como o “Primeiro Brincar – Tropicália”, “Oficininha de Parangolés”, “Som em Cena: O tropical eterno”, “Que Livro é Esse ?”, “Conto um Conto”, “InsPiraAção”, visitas educativas em Português e Libras.

Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura

 O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Arte Subdesenvolvida, com curadoria de Moacir dos Anjos, propõe uma reflexão sobre a produção artística brasileira entre meados da década de 1930 e início de 1980 a partir de seu embate com a ideia de subdesenvolvimento, que seria tanto uma condição para aqueles que viviam no Brasil como algo a ser superado a partir de suas contradições.Articulando trabalhos de mais de 20 artistas de épocas distintas, documentos históricos, fotografias e escritos, a mostra incorpora manifestações também nos campos da literatura, cinema, teatro e da educação, com obras que adensam a pluralidade artística brasileira, tensionando a relação entre a arte vibrante presente nas paredes e a escassez de recursos, com obras de diversas partes, da urbanidade, dos litorais ao interior.

Ana Lívia Castro é Educadora e Comunicadora Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, Contadora de Histórias, Psicanalista em Formação, Pesquisadora das Artes da Fala e da Palavra como fenômeno humano. Atua em espaços de educação formal e não formal criando pontes e diálogos na interface arte, educação e saúde. Entende a escuta e a criação de textos como experiência estética. Atua desde 2010 na supervisão e orientação de projetos pedagógicos, podendo citar espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc, Senac, Funarte, Fundação Bienal, Fundação Casa, Salas de Leitura de Redes de Ensino Público e Privado. Também atua na produção e revisão de textos e materiais educativos.

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo – SP, 01012-000

Visitas educativas – Agendadas

Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h.

Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.

Visitas educativas – Espontâneas

Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras), das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.

Visitas educativas em Libras

Sextas-feiras, das 17h às 18h e domingos, das 12h às 13h. Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB. Classificação: Livre.

Sensorial Estúdio – Tem gente com fome

Todos os dias (exceto às terças-feiras), das 10h às 13h e das 14h às 18h.

1º andar do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Oficina Integrada – Você tem fome de quê?

Todos os dias (exceto às terças-feiras), das 10h às 18h.

1º andar do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Som em Cena – O tropical eterno

Segundas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos, das 13h30 às 14h.

Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Encontro de Professores – Literatura e o Discurso sobre Subdesenvolvimento

Dia 22 de junho, 10h às 12h. Cinema. Classificação: Livre.

Contação de histórias – Conto um Conto

Segundas, sextas, sábados e domingos, das 14h às 15h. Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Mediação de leitura – Que Livro é esse?

Sábados e domingos, das 11h às 12h. Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Primeiro Brincar – Tropicália

 Sábados e domingos, das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico.

 Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

Oficininha  – “Oficininha de Parangolés”

Sábados e domingos, das 16h às 16h40. Mezanino do prédio histórico. Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

Mediação Poética – InsPiraAção

Quintas, às 16h. Espaços expositivos do Prédio Histórico e Prédio Anexo do CCBB.

Classificação: Livre.

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

bb.com.br/cultura

instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | E-mail: ccbbsp@bb.com.br

Informações para a imprensa:

Yasmin Bianco | (11) 95781–9851 | yasmim@assessoriabianco.com

Assessoria de Imprensa CCBB SP

Clara Ferreira | (11) 4297-0608 | claraferreira@bb.com.br

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This