Artes

Carnaval do Recife 2025: acesse a programação principal da festa

Homenageando Elba Ramalho, Marron Brasileiro e Troça Abanadores do Arruda, a programação do Carnaval do Recife 2025 contará com seis dias de folia e mais de 3 mil apresentações, espalhadas por 50 polos em toda a cidade, incluindo Praça do Arsenal, Samba da Moeda, Parque das Graças Instrumental, QG do Frevo, na Praça da Independência, Pátio de São Pedro e cronograma infantil. O Marco Zero receberá atrações como Ney Matogrosso, Alcione, Xamã, Nação Zumbi, Alceu Valença, Priscila Senna e outros

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL DO CARNAVAL DO RECIFE 2025

A prévia Baile Municipal trará Orquestra Popular do Recife, Claudionor e Nonô Germano, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com Laís Senna, Martins e Romero Ferro, além de Spok e orquestra com Almério, Isadora Melo, Duda Beat, Elba e Luiz Caldas.

O Recife receberá músicos e foliões de todo o país. A programação contará com mais de 98% de atrações locais, distribuídas em mais de 50 polos, com 3 mil apresentações.

Com o tema ‘Carnaval do Recife. É gente’, o evento reunirá nomes da música local e nacional, como Raphaela Santos, Glória Groove, Zé Manoel, Menos é Mais, Isadora, BaianaSystem, Martins, Mãeana, Almério, Criolo, Encanto e Poesia, João Gomes, Lula Queiroga, Jota Michiles, Silvério Pessoa, Flaira Ferro, Almir Rouche, Siba, Devotos, Bongar, Ferrugem, Daruê Malungo, Alceu Valença, Kátia de França, Grande Encontro e Ney Matogrosso, que se apresentará no dia 27, na abertura do evento, no Marco Zero.

A cultura popular terá espaço nos festejos. Além das apresentações dos vencedores do Concurso de Agremiações, abrindo todos os dias de programação no Marco Zero, maracatus, caboclinhos, bois, ursos, escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas e clubes de frevo participarão da festa. Neste ano, os corredores da folia serão ampliados, abrindo espaço para desfiles antes e durante o Carnaval.

Os corredores estrearam nas prévias, no dia 7 de fevereiro, com atrações variadas. Os desfiles acontecerão toda sexta, sábado e domingo, até o dia 23, percorrendo as ruas da Moeda, Rio Branco e Bom Jesus até a Praça do Arsenal.

Neste Carnaval 2025, será inaugurado um polo instrumental no Parque das Graças. O palco, com programação de domingo a terça, trará músicos como Gilu Amaral, Henrique Albino, Amaro Freitas, Hamilton de Holanda e Edson Rodrigues.

Também será inaugurado o polo infantil do Parque da Tamarineira, somando-se aos polos já existentes na Jaqueira, Santana, Macaxeira, Dona Lindu, Rua da Aurora e Segundo Jardim, que funcionará no dia 2 de março. Assim, a cidade amplia os espaços dedicados ao público infantil.

Carnaval do Recife 2025 – Programação do Marco Zero

Com mais de 30 atrações locais e nacionais, a programação do palco do Carnaval recifense oferece um panorama da produção musical local e nacional, com brega e pop, frevo e samba, música popular brasileira e Manguebeat, além de ritmos, cores, forças e tradições da cultura popular pernambucana.

No Marco Zero, palco da festa recifense, mais de 30 atrações convidarão o público a celebrar o Carnaval de rua. Em seis dias de folia, a programação oferecerá uma panorâmica da diversidade da produção musical pernambucana e brasileira, celebrando frevo e brega, samba e pagode, mangue e pop, revelações e tradições, novos e antigos sucessos de todos os tempos.

Nos seis dias de festa, a programação começa pelas tradições que inauguraram a música, a dança e a alegria do povo recifense. A primeira atração de todos os dias de festa são os desfiles Recife Matriz da Cultura Popular, reunindo as agremiações vencedoras e vice-campeãs do último Concurso de Agremiações, como a Escola Gigante do Samba, os maracatus Cambinda Estrela do Recife e de Nazaré da Mata, o Bloco Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, o Caboclinho Tupã, o Clube de Boneco O Menino do Pátio de São Pedro, a Tribo Indígena Tabajara, o Clube de Frevo Girassol da Boa Vista, a Troça Batutas de Água Fria e o Urso Branco de Cangaçá.

Na noite de abertura, quinta-feira (27), a segunda atração será o espetáculo Tumaraca, que reunirá 700 batuqueiros de 13 nações de maracatu, com o tema “Maracatu Futuro Ancestral”, sob a direção de Lucas dos Prazeres, Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, e participação de Chico César. A festa seguirá com o show do homenageado Marron Brasileiro e convidados como Luciano Ferraz, Elba Ramalho, André Rio, Barro, Larissa Lisboa, Martins e Almério. E encerra com o espetáculo de Ney Matogrosso, que pisará pela primeira vez nos palcos do Carnaval recifense, seguido do brega de Raphaela Santos.

Na sexta-feira (28), a Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo, fará o primeiro show da noite. Depois, o Recife reviverá o Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Em seguida, o pernambucano João Gomes traz sua pegada de vaqueiro. A noite encerra com o brega de Priscila Senna.

No sábado de Zé Pereira (1º), a programação contará com shows de Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche, além de Glória Groove e Pabllo Vittar.

No domingo (2), a pernambucana Gerlane Lops abrirá a noite, que contará ainda com apresentações de Alcione, Ferrugem e Menos é Mais.

A segunda-feira (3) começa com músicas de matriz africana, em show da Spok Frevo Orquestra com o Grupo Bongar e o Bloco Afro Daruê Malungo. Em seguida, a Nação Zumbi se apresenta. A noite encerra com shows de BaianaSystem e Xamã.

Na terça-feira, apresentam-se André Rio e Lenine, rememorando os sucessos do disco “Olho de Peixe”, além da homenageada Elba Ramalho, de Alceu Valença e do Orquestrão, comandado por Spok.

O Carnaval do Recife 2025 espalhará música por toda a cidade, com atrações como Martins, PC Silva, Encanto e Poesia, Maciel Salu, Jota Michiles, Kátia de França, Nena Queiroga, Mãeana, Criolo, Juliana Linhares, Zé Manoel, Lirinha, Silvério Pessoa, Orquestra Malassombro, Mundo Bita, Carol Levy, Siba, Chico César, Barão Vermelho, Martnália, Academia da Berlinda, Flaira Ferro e Lula Queiroga, entre outros.

MARCO ZERO – Carnaval do Recife 2025Quarta-feira, 26 de fevereiro

●     17h00 – Recife Matriz da Cultura Popular – Ubuntu, com participação de Virgínia Rodrigues

Quinta-feira, 27 de fevereiro

●     17h30 – Tumaraca – Encontro das Nações de Maracatu – O Futuro é Ancestral – Voz Nagô, Lucas dos Prazeres, Chico César e O Bacnaré

●     19h30 – Marron Brasileiro e Convidados

●     21h30 – Ney Matogrosso

●     23h30 – Raphaela Santos

Sexta-feira, 28 de fevereiro

●     16h00 – Recife Matriz da Cultura Popular – Campeãs do Grupo Especial

●     18h30 – Orquestra Popular do Recife – Maestro Ademir Araújo

●     20h00 – O Grande Encontro – Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo

●     22h00 – João Gomes

●     00h00 – Priscila Senna

Sábado, 1 de março

●     16h00 – Recife Matriz da Cultura Popular – Vice-campeãs do Grupo Especial

●     18h30 – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

●     20h30 – Almir Rouche

●     22h00 – Glória Groove

●     00h00 – Pabllo Vittar

Domingo, 2 de março

●     17h15 – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Blocos de Samba e Escola de Samba

●     19h00 – Gerlane Lops

●     20h30 – Alcione

●     22h30 – Ferrugem

●     00h30 – Menos é Mais

Segunda-feira, 3 de março

●     16h00 – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Blocos Líricos

●     20h00 – Spok Frevo Orquestra, com participação do Grupo Bongar, Orun Santana e O Daruê Malungo

●     21h30 – Nação Zumbi

●     23h15 – BaianaSystem

●     01h00 – Xamã

Terça-feira, 4 de março

●     16h00 – Recife Matriz da Cultura Popular – Encontro de Maracatus de Baque Solto

●     19h00 – André Rio

●     22h00 – Lenine – Olho de Peixe

●     00h30 – Elba Ramalho

●     02h30 – Alceu Valença

●     02h40 – Orquestrão

 

Programação de outros polos do Carnaval do Recife 2025

 Praça do Arsenal, Samba na Moeda, QG do Frevo, Pátio de São Pedro, Graças Instrumental e seis polos de programação infantil terão nomes como Mãeana, Chico César, Amaro Freitas, Otto, Mestre Ambrósio. Pequenos aproveitarão programação com Bloco Bita, Carol Levy, Tio Bruninho, Mini Rock e Mari Bigio, entre outros

O Carnaval de rua do Recife levará música para diversos pontos da cidade. Ao todo, mais de 50 polos distribuirão a festa entre: 9 centralizados, 12 descentralizados, 1 instrumental, 7 infantis, 5 corredores da folia, 15 comunitários, além de 2 polos para o Concurso de Agremiações.

Na Praça do Arsenal, os festejos acontecem nos cinco dias de folia, a partir da sexta (28). Por lá, passarão artistas como Chico César, Geraldo Azevedo, Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mãeana, Almério, Joyce Alane e Criolo. No domingo (2), segunda (3) e terça (4), o Parque das Graças terá uma programação instrumental, com Amaro Freitas e outros nomes da cena.

O Pátio de São Pedro será opção em todos os dias, com atrações como Mestre Ambrósio, Martins, Lirinha, Otto e outros. Na Praça da Independência, o encontro acontece no domingo (2), segunda (3) e terça (4), com o QG do Frevo, trazendo orquestras, maestros e apresentações. Na Rua da Moeda, o samba será destaque, com programação a partir das 17h.

As crianças poderão curtir em seis polos espalhados pela cidade: Jaqueira, Macaxeira, Santana, Rua da Aurora, Dona Lindu e Tamarineira. No total, serão 44 atrações, incluindo Escola Pernambucana de Circo, Grupo de Dança Pulsante, Tio Geraldo, Bandinha Circense do Recife, Mini Joia, Mundo Bita, Bailinho Kids e outros.

Baile Municipal confirma sua 59ª edição

O Baile Municipal do Recife acontecerá no dia 22 de fevereiro, no Classic Hall, com mais de 20 atrações e renda revertida para instituições beneficentes da cidade. O evento contará com a participação de Luiz Caldas, Duda Beat, Almério, Isadora Melo, Nena Queiroga, Gerlane Lops, Joyce Alane e Gustavo Travassos, além dos homenageados Elba Ramalho e Marron Brasileiro.

A festa começa às 21h. Quem chegar cedo poderá acompanhar o receptivo com os Patrimônios Vivos do Recife Tapirapé e Bacnaré, além de artistas circenses e do grupo Periquitos do Zumbi. No salão, a abertura será com o desfile dos vencedores do Concurso de Fantasias.

Entre as atrações da noite, a Orquestra Popular do Recife abrirá o evento com Claudionor Germano, Nonô Germano e Edilza Aires. Em seguida, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, comandada pelo maestro Forró, receberá Laís Senna, Martins e Romero Ferro.

O encerramento será com Spok e sua orquestra, acompanhados de Duda Beat, Flaira, Isadora Melo, Nena Queiroga, Gerlane Lops, Joyce Alane e Gustavo Travassos. Os homenageados Marron Brasileiro e Elba Ramalho também se apresentarão, com Elba dividindo o palco com sua banda e a Orquestra de Spok, além de Almério e Luiz Caldas.

Os ingressos custam R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas) e estão à venda no Classic Hall, no site Bilheteria Digital e em pontos físicos no Shopping Recife, lojas Esposende do RioMar e Tacaruna, além do site Recife Ingressos e pontos de venda no Shopping Rio Mar.

ACESSE TAMBÉM

A tradição dos maracatus nação no Recife

Maracatu nação é uma coisa, grupo de percussão é outra. Entenda

    Contato

    Recent Posts

    22ª edição do Festival PREAMP ocorre nesta sexta (21) e sábado (22) no Bairro do Recife

    A Mostra Musical PREAMP encerra a 22ª edição do Festival PREAMP. Nesta sexta-feira (21) e…

    3 minutos ago

    Duo Barbarize lança ‘Aquitaquente’: frevocore eletrizante que esquenta o álbum ‘Manifexxta’

    https://www.youtube.com/watch?v=WCBjiEFB_Yo O duo Barbarize segue expandindo sua identidade sonora com "Aquitaquente", a segunda faixa do…

    1 hora ago

    Espetáculo teatral ‘Se Liga!’ inicia a turnê pelo Piauí

    O projeto é realizado pela Cia Atores de Mar’, que iniciará a turnê pelo estado…

    2 horas ago

    Técnicas promovem conforto e saúde na depilação

    A depilação faz parte da rotina de cuidados pessoais para muitas pessoas e pode ser…

    2 horas ago

    Nelly, ícone do rap, a grande atração da Kinexions 2025

    A Kinaxis® líder mundial em orquestração completa da cadeia de suprimentos, anunciou hoje que Nelly…

    5 horas ago

    Fartura Gastronomia abre seu calendário de 2025 em Porto (Portugal)

    Dando continuidade ao projeto Minas em Portugal, o Fartura Gastronomia, em parceria com o Sistema Fecomércio MG,…

    6 horas ago