Ciência e saúde

Canais brasileiros de divulgação científica no YouTube – Parte 1

O InterD inicia uma série que vai apresentar canais brasileiros de divulgação científica no YouTube. Nesta primeira parte, a gente fala sobre os canais Física e Afins, Space Today, Pirulla e Prof. Daniel Gontijo

Por AD Luna
@adluna1

As redes sociais têm servido como fortes propagadoras de ataques à ciência e de disseminação de crenças e práticas pseudocientíficas. O YouTube – o maior e mais popular site de compartilhamento de vídeos do mundo – é um desses veículos.

No entanto, na mesma plataforma, também há um crescente número de canais criados para divulgar o conhecimento científico e alertar sobre as pseudociências.

Aqui, a gente lista para você quatro canais de divulgadores da ciência brasileiros. Em breve, divulgaremos outros. Pois, felizmente, existem muito mais.

Prof. Daniel Gontijo

Daniel Gontijo é doutor em neurociências, professor de psicologia e pesquisador. No canal que leva o seu nome, ele divulga ideias e obras de grandes nomes da divulgação científica mundial e reflexões críticas sobre religião, fenômenos paranormais, sobrenaturais, pseudociências e ateísmo.

Gontijo entrevista outros especialistas e pessoas que já estiveram envolvidas com práticas místicas e pseudocientíficas.

Aqui no InterD, você encontra entrevistas exclusivas de Gontijo e links de vídeos com conteúdos do seu canal.

Space Today

Durante certo período da sua vida, o geólogo Sérgio Sacani passou por momentos de tanta angústia que até pensou em tomar uma decisão radical. No entanto, ao assistir a um workshop do baterista brasileiro de heavy metal Aquiles Priester, ele ganhou forças para continuar vivo e fazer o que mais gosta. Sacani contou essa história em episódio do podcast Flow.

No Space Today, o carismático apresentador aborda, com uma empolgação contagiante, temas ligados à astronomia, astrofísica, astronáutica e exploração espacial.

Sérgio Sacani costuma realizar lives de transmissões de missões espaciais americanas, europeias, chinesas, russas. Na descrição do canal, ele diz que a missão do ST é “incentivar a divulgação científica no Brasil através de informações confiáveis e embasadas”.

Com boas doses de ceticismo, ele desmistifica notícias relacionadas a acontecimentos extraordinários como a existência de discos voadores ou vida em outros planetas. Já houve até quem se irritasse com isso e passasse a agredir o divulgador.

Física e Afins

O “Física e Afins” tem à frente a doutora em Física pela Université Blaise Pascal Gabriela Bailas, que atualmente trabalha no High Energy Accelerator Research Organization (KEK), em Tsukuba, no Japão.

Criado em 29 de junho de 2016, o “Física e Afins” tem mais de 260 mil seguidores e 14 milhões de visualizações. Nele, Bibi Bailas, como também é chamada, aborda temas de sua área principal de estudos, física de partículas, conversa com cientistas e especialistas de outras áreas do conhecimento (psicologia, nutrição, biologia, direito).

Bailas tem atraído muitas atenções por conta do combate às chamadas pseudociências. Na playlist “Terça Quântica”, como o próprio nome já indica, ela investiga e comenta conteúdos cujos autores dizem oferecer tratamentos terapêuticos, em sua maioria denominados “quânticos”.

Canal do Pirulla

Paulo Miranda Nascimento, mais conhecido como Pirulla, é mestre e doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, o canal dele possui quase um milhão de inscritos e mais de 109 milhões de visualizações.

O conteúdo abrange temas como história dos dinossauros, evolução e religião – nesse caso, em especial, ateísmo e críticas ao fundamentalismo, criacionismo e design inteligente.

Ele é um dos criadores do projeto Science Vlogs Brasil, cujo objetivo é reunir canais de divulgação científica nacionais para “juntar forças para reduzir a ‘onda’ anticiência na internet”.

Pirulla escreveu, em coautoria com o jornalista Reinaldo José Lopes, o livro “Darwin sem frescura”. Em julho de 2019, ele se juntou ao Gilmar Lopes, do site de verificação de fatos E-farsas, para criar o programa “Fake em Nóis” – feito pela produtora de vídeos do portal UOL, MOV.

Entre alguns destaques do conteúdo já produzido por Pirulla, estão as séries:

Principais Confusões com Relação à Evolução

Criacionismo 

Veja também

“Não olhe para cima”: Natalia Pasternak escreve sobre filme da Netflix

Pensamento científico é questão de utilidade pública, defende professor da UFPE

Renato Janine Ribeiro: “Não há progresso sem ciência”

Fenômenos religiosos são tratados com especial indulgência e condescendência, diz Carlos Orsi

“Ciência não é uma questão de opinião”, explica Carlos Orsi

Doppel Store divulga a ciência em camisetas

    Contato

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”

    Novo videoclipe amplia trilogia audiovisual iniciada com “JANEIRO JUNTO É BOM” Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”,…

    5 horas ago

    Strategic Capital: Re: Proposta de Acionista para a NIPPON STEEL CORP. (Código de TÓQUIO 5401)

    A Strategic Capital, Inc. (doravante denominada "SC"), está sob um contrato de investimento discricionário com…

    5 horas ago

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago