Brincando na Praça chega em São Paulo com dois fins de semana de intensa programação cultural destinada ao público infantojuvenil

 Brincando na Praça chega em São Paulo com dois fins de semana de intensa programação cultural destinada ao público infantojuvenil

Cia. Los Lobos Bobos. Foto- Ale Catan

Nos dias 12 e 13 de agosto, o projeto ocupará a Praça do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, com teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Já nos dias 19 e 20 de agosto, as atividades acontecerão na Praça do Feirão, também na Zona Sul

 

Nos próximos dias 12, 13, 19 e 20 de agosto, o ‘Brincando na Praça’ leva à Praça do Campo Limpo e Praça do Feirão, Zona Sul da capital, uma série de atividades culturais, educativas e interativas que são destinadas ao público infantojuvenil.

Ao todo, são mais de 20 atrações, divididas em dois fins de semana, entre teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Toda a programação é livre e gratuita.

A iniciativa visa estimular a criatividade, aprendizado e senso de coletividade por meio de práticas sustentáveis, inclusivas e da valorização da cultura e do trabalho de artistas de toda a cidade, do grande ABC e do interior do estado com apresentações sensíveis, que compartilham histórias, músicas e saberes únicos da cultura brasileira.

O evento busca promover vivências qualitativas nas comunidades das praças envolvidas, estimulando a inclusão, o respeito às diferenças e o questionamento de padrões, com o propósito de ser um agente transformador, contribuindo para uma sociedade mais solidária em sua diversidade.

“Produzir atividades culturais para crianças e jovens é uma grande responsabilidade; por isso, além de promover entretenimento, por meio de abordagens lúdicas e que incentivem a responsabilidade social e emocional, as companhias e coletivos selecionados desenvolvem pesquisa continuada e trazem à cena obras de relevância cultural e artística, discutindo temas como diversidade, sustentabilidade, cultura popular, desigualdade social e representatividade feminina”, comentam as curadoras Júlia Pires e Luciana Monteiro.

Com especial atenção à questão da inclusão social, a curadoria valorizou produções que abordam essa temática. É o caso, por exemplo, do espetáculo bilingue (concebido em LIBRAS / Português) As Histórias de Benê da Trupe Arlequinos & Colombinas e do espetáculo de dança Frestas Poéticas da Cia Dança Sem Fronteiras, que traz incríveis bailarinos com baixa visão.

Para acolher o evento, a Praça do Campo Limpo (no primeiro final de semana) bem como a Praça do Feirão (no segundo), ambas em bairros periféricos da cidade, receberão uma grande tenda de circo. A ideia é trazer, com essa estrutura, uma reminiscência afetiva, proporcionando um local confortável e seguro.

Pais, mães e responsáveis poderão levar suas crianças e jovens para espetáculos que convidam para a reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. O Brincando na Praça começa às 10h, durante todos os quatro dias de evento.

No sábado, 12/08, o evento inicia às 10h, na Praça do Campo Limpo, em frente à Casa de Cultura Campo Limpo, com “Pernalta e Malabarista” da Cia Terrível, marcado para as 10h30. Às 11h, a Cia Navega Jangada de Teatro apresentará “Temos Vagas”. Ao meio-dia e meia, será a vez dos “Jogos de Construção Estética: Construssim” com a Zebra5 Jogo e Arte.

Às 14h30, a Cia Novelo encantará o público com o clássico “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Em seguida, às 16h, a Ó1É Cia de Dança apresentará “sEUss” e, às 17h, a Trupe Baião de 2 encerrará o dia com “Retirantes”.

No domingo, 13/08, a diversão continuará na Praça do Campo Limpo, com a abertura do evento às 10h. Às 10h30, a Cia 2 e Meio trará o “Circo de Gigantes”. Logo após, às 11h, será a vez de “Frestas Poéticas” da Dança Sem Fronteiras.

Ao meio-dia e meia, a Cia Bonecos Urbanos apresentará “Bonecos, Ritmos & Músicas”. Às 13h30, a Trupe BorboLetras proporcionará uma divertida “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes”. Em seguida, às 14h30, a Cia Bonecos Urbanos oferecerá uma “Oficina de Fantoches com Sucata”. Às 15h30, a Cia Lúdicos de Teatro Popular apresentará “Piolin”. Para encerrar o dia, às 16h30, haverá uma animada “Caça ao Tesouro”.

Nos dias 19 e 20 de agosto, o evento acontece na Praça João Fernandes Camisa Nova, também conhecida como Praça do Feirão, no Jardim São Luís.

No sábado, 19/08, a programação começará novamente às 10h, com a abertura do evento na Praça do Feirão. Às 10h30, a Cia Terrível apresentará “Pernalta e Malabarista”, seguido por “Tchibum” da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo às 11h. Ao meio-dia, a Coletiva Pontos de Fiandeiras promoverá o “Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo”.

Às 13h, a Trupe BorboLetras oferecerá a “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes”, e às 14h, haverá uma segunda apresentação do “Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo”, da Coletiva Pontos de Fiandeiras. O dia será encerrado às 15h com o espetáculo “O Mistério do Coelho Pensante” apresentado pela Trupe Los Lobos Bobos.

No domingo, 20/08, a Praça do Feirão abrirá suas atividades novamente às 10h. Às 10h30, a Cia 2 e Meio trará novamente o “Circo de Gigantes”. Às 11h, será a vez de “As Histórias de Benê” da Trupe Arlequinos & Colombinas.

Ao meio-dia, a Companhia Linhas Aéreas promoverá a “Oficina Acrobacias em Família”. Às 13h, o Núcleo Salamandra apresentará “De Um Ponto Ao Conto”, seguido por “Rei na Rua” do Bando Golíardis às 15h. O evento será encerrado no mesmo dia, às 16h, com a divertida “Caça ao Tesouro”.

É importante destacar que o projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em Libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com deficiência de mobilidade. O projeto conta com o apoio de WestRock, Atacadão, Itaú Unibanco, Kasznar Leonardos e das Subprefeituras Campo Limpo e M’Boi Mirim.

Serviço:

Brincando na Praça | São Paulo


Dias: 
12 e 13/08, sábado e domingo

Local: Praça do Campo Limpo (em frente à Casa de Cultura Campo Limpo)

Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio

 

Programação completa:

Sábado, 12/08

10h Abertura do evento

10h30 Pernalta e Malabarista | Cia Terrível

11h Temos Vagas | Cia Navega Jangada de Teatro

12h30 Jogos de Construção Estética: Construssim | Zebra5 Jogo e Arte

14h30 O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá | Cia Novelo

16h sEUss | Ó1É Cia de Dança

17h Retirantes | Trupe Baião de 2

Domingo, 13/08

10h Abertura do evento

10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio

11h Frestas Poéticas | Dança Sem Fronteiras

12h30 Bonecos, Ritmos & Músicas | Cia Bonecos Urbanos

13h30 Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes | Trupe BorboLetras

14h30 Oficina de Fantoches com Sucata | Cia Bonecos Urbanos

15h30 Piolin | Cia Lúdicos de Teatro Popular

16h30 Caça ao Tesouro


Dias 
19 e 20/08, sábado e domingo.

Local: Praça do Feirão (Praça João Fernandes Camisa Nova)

Endereço: R. Arlindo Fraga de Oliveira, 436-480 – Jardim São Luís

 

Programação completa:

Sábado, 19/08

10h Abertura do evento

10h30 Pernalta e Malabarista | Cia Terrível

11h Tchibum | Cia Meu Corpo Meu Brinquedo

12h Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras

13h Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes | Trupe BorboLetras

14h Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras

15h O Mistério do Coelho Pensante | Trupe Los Lobos Bobos

Domingo, 20/08

10h Abertura do evento

10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio

11h As Histórias de Benê | Trupe Arlequinos & Colombinas

12h Oficina Acrobacias em Família | Companhia Linhas Aéreas

13h De Um Ponto Ao Conto | Núcleo Salamandra

15h Rei na Rua | Bando Golíardis

16h Caça ao Tesouro

SOBRE A MUDA CULTURAL

Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, é a responsável pela realização do projeto. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.

 

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This