PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade
Boa saúde mental diminui risco de crises epilépticas
Em apoio à causa, ABE cria campanha para divulgar informações sobre a importância de cuidar do bem-estar emocional principalmente, depois da chegada da pandemia
A epilepsia é uma doença neurológica crônica, que tem total relação com a saúde da mente, já que ansiedade e estresse, são exemplos de gatilhos que elevam o risco de pessoas terem crises epilépticas. É por isso que em apoio ao Janeiro Branco, que traz a necessidade de estar sempre de olho no bem-estar psicológico, a Associação Brasileira de Epilepsia cria a campanha “O reflexo da saúde mental na Epilepsia”, que engloba lives e um episódio de podcast sobre o tema, além da divulgação de informações nas redes sociais.
Cuidar da saúde psicológica é tão importante quanto ter atenção ao físico, principalmente, quando situações atípicas estão envolvidas, como é o caso da pandemia de COVID-19. O isolamento social e as mudanças na rotina de forma geral, estão trazendo sentimentos negativos para diversas pessoas e estes, precisam ser cuidados para não resultarem em problemas maiores.
“Ler livros, desenhar, dançar, meditar e fazer outras atividades prazerosas podem ajudar a aliviar ou até eliminar sensações como solidão, ansiedade, tristeza, medo, entre outras. Procurar profissionais de saúde também é uma medida importante, caso o psicológico esteja sendo muito afetado. A campanha da ABE tem a missão de justamente, trazer a importância de cuidar dos sentimentos constantemente e aproveita o Janeiro Branco para alertar tanto quem já tem a doença, como qualquer outra pessoa”, afirma a Presidente da associação, Maria Alice Susemihl.
Além do compartilhamento de informações sobre o assunto nas redes sociais, a Associação Brasileira de Epilepsia promoveu no último dia 20, no Facebook, a live “Os reflexos da saúde mental no bem-estar da pessoa com epilepsia”, que trouxe a participação do Neurologista e Vice-Presidente da ABE, Doutor Lécio Figueira, do Doutor em Neurologia e Educador Físico, Ricardo Arida, e da Doutoranda em Neurociências e Conselheira da ABE, Amanda Mosini. A gravação da live está disponível na rede social.
No dia 28 deste mês, será divulgado no Instagram e Facebook da ABE, o episódio do ABEcast, podcast da associação, “Saúde mental e epilepsia: #janeirobranco”. A live “Papo com Julia Almeida-Bailey: Saúde emocional em períodos difíceis e como ela interfere no dia a dia das pessoas com epilepsia”, acontece dia 29, encerrando a programação de janeiro. A segunda temporada da série com a Embaixadora da ABE terá um novo formato, trazendo os participantes fixos: Doutora Dani Bezerra, o Artista e Pesquisador da Dança, Alexandre Américo e a Influenciadora Digital, Luiza Gatto.
Para ter acesso a todos os conteúdos e novidades da ABE, basta acompanhar o site e as redes sociais.
Serviço
ABEcast
Episódio: “Saúde mental e epilepsia: #janeirobranco”
Dia: 28 de janeiro de 2021
Horário: 19h
Local: facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEpilepsia
Papo com Julia Almeida-Bailey
Episódio: “Saúde emocional em períodos difíceis e como ela interfere no dia a dia das pessoas com epilepsia”
Dia: 29 de janeiro de 2021
Horário: 19h
Local: facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEpilepsia
Sobre Associação Brasileira de Epilepsia
A ABE é uma Associação sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Integra o International Bureau for Epilepsy e é composta por pessoas que têm epilepsia, familiares, neurologistas, nutricionistas, advogados, assistentes sociais, pesquisadores e outros profissionais. Atua formando grupos de autoajuda, facilitando a reabilitação profissional, lutando pelo fornecimento regular de medicamentos nos postos de saúde e hospitais públicos, além de batalhar, incansavelmente, pelo bem-estar das pessoas que convivem com a doença e pelo fim dos estigmas e preconceitos sociais.