Corporativas

Bê Paiva, empreendedor trans e afro-indígena, conquista investimento de R$ 150 mil no Shark Tank Brasil; conheça o projeto

Benício Paiva, mais conhecido como Chef Bê, fundador da TupiOcas Tapiocaria Gourmet, é um
dos destaques da 9ª temporada do Shark Tank Brasil — versão brasileira do reality show
norte-americano que apoia grandes ideias de negócios. No programa, o chef apresentou sua
marca de tapiocas saborizadas e garantiu um investimento de R$ 150 mil dos investidores
Monique Evelle e Sergio Zimerman, em troca de 40% de participação na empresa. O episódio,
que será exibido no Sony Channel em 15/11, às 22h, já está disponível no YouTube.

Empreendedor trans e afroindígena, Bê Paiva iniciou sua jornada vendendo tapiocas nas ruas
de São Paulo e hoje comanda uma empresa inovadora que é pioneira na produção de tapiocas
saborizadas com ingredientes ancestrais e naturais, como cúrcuma, beterraba e spirulina. A
iniciativa não só oferece sabores únicos e alimentos saudáveis, como também promove
um impacto social relevante ao priorizar a contratação de pessoas trans e negras. O
negócio se alinha a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e
crescimento econômico, e redução das desigualdades.
A história da TupiOcas remonta à infância de Benício, quando aprendeu a fazer tapiocas com
sua mãe, utilizando os poucos ingredientes disponíveis. Sua busca por uma vida melhor e o
desejo de ajudar sua família o levaram a São Paulo, onde, após uma trajetória no mercado
tradicional, ele fundou o próprio negócio.

“A TupiOcas é, sobretudo, um movimento que demonstra que um homem trans afroindígena
pode liderar uma empresa de sucesso, levando inovação e respeitando a ancestralidade”,
afirma.

Atualmente, a marca oferece mais de 30 sabores de tapiocas e pacotes de massas prontas. As
tapiocas recheadas, disponíveis em tamanhos pequenos e grandes, têm preços médios de
R$22, enquanto os pacotes de 500g das massas são vendidos por R$25.
Com sua participação no Shark Tank Brasil, o chef pretende expandir ainda mais sua empresa.
“Queremos aumentar o faturamento em 70% e lançar nosso e-commerce para atender todo o
Brasil”, ressalta.
Além disso, o empreendedor visa, ainda em 2024, iniciar a exportação de suas massas de
tapioca para o mercado internacional. “Quero que o mundo conheça nossa iguaria indígena,
oferecida com orgulho por um homem trans afroindígena que carrega com amor a
ancestralidade do povo Caeté”, conclui.
 
Para saber mais, siga as redes sociais da  TupiOcas Tapiocaria Gourmet e do  Shark Tank Brasil .

    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago