A banda recifense Kalouv. Foto: Hannah Carvalho
Banda Kalouv participa do programa InterD – música e conhecimento, edição #98
O baterista e apresentador do InterD, AD Luna, entrevistou o tecladista Bruno Saraiva, que falou sobre a história da banda e o novo trabalho da Kalouv.
Adaptar-se e entender os limites impostos pela distância, ressignificar os novos desafios e transformá-los em arte. É com esse mote que o grupo pernambucano Kalouv, que completa 11 anos de estrada, estreia o novo trabalho A Medida da Distância, um EP instrumental que já está disponível nas plataformas de streaming.
Com a produção musical assinada pelo próprio grupo, o EP também marca a estreia da nova formação da banda, que agora conta com o guitarrista Matheus Araújo.
É neste trabalho cheio de peculiaridades e construído em grande parte do tempo à distância, que a Kalouv propõe um mergulho sobre as dinâmicas do sensível enfrentadas pelos integrantes no período de enclausuramento.
Diferente de Talho (2020), último lançamento do grupo que contou com a participação de Dinho Almeida do Boogarins e trouxe a primeira faixa com letra, “A Medida da Distância” (2021) volta a apresentar as vozes como texturas sonoras, com coros atmosférico, como nos discos anteriores Elã (2017) e no Pluvero (2014). Para isso, o EP ganhou os vocais de Katty Winne, do grupo alagoano de mesmo nome, e Victor Meira, da banda paulista Bratislava.
Para criar essa atmosfera sonora, a Kalouv apresenta uma estética inspirada em trilhas sonoras de jogos e filmes, com elementos do post-rock, jazz, indie pop, entre outros gêneros. “Nossas músicas são feitas por muitas camadas, utilizando os sintetizadores como elementos de destaque, guitarras que passeiam entre riffs oitavados até a construção de texturas mais densas. A bateria e o baixo constroem um alicerce para toda essa brincadeira”, completou Tulio.
Apostando em uma estética visual como elemento complementar, o projeto gráfico ganha a assinatura de Pedro Mooniz, que criou uma identidade através de colagens e intervenções digitais. O lançamento contou com o apoio da Lei Aldir Blanc – LAB PE.
“Contribuir para a difusão da cultura e do conhecimento de maneira acessível e prazerosa”. Esse é o principal pensamento que norteia o InterD – música e conhecimento, veiculado todas as quartas, às 20h, na rádio Universitária FM do Recife.
Apresentado pelo músico e jornalista AD Luna, o programa também pode ser ouvido nas principais plataformas digitais:
No InterD – música e conhecimento, participantes sempre são convidadas(os) a indicar canções que tenham relação com os assuntos abordados ou que simplesmente lhes são caras.
Novo videoclipe amplia trilogia audiovisual iniciada com “JANEIRO JUNTO É BOM” Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”,…
A Strategic Capital, Inc. (doravante denominada "SC"), está sob um contrato de investimento discricionário com…
Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…
Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…
Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…
Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…