CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Banda Devotos é Patrimônio Cultural do Recife
O prefeito do Recife, João Campos, sancionou, na noite desta segunda-feira (22), a Lei Municipal nº 19.213/24, de autoria da vereadora Cida Pedrosa, que reconhece a banda Devotos como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Formada por três componentes: Cannibal (voz e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Celo Brown (bateria), a banda de punk rock tem presença firme e consistente na cena alternativa do Recife desde o final da década de 1980.
Vinda do Alto José do Pinho, zona norte do Recife, a Devotos conquistou reconhecimento nacional e internacional realizando inúmeros shows no Brasil e no exterior. No total, a banda já lançou oito álbuns de carreira, criando uma rica discografia, com músicas que abordam questões sociais e políticas relevantes. Um grito potente da periferia recifense por justiça social e políticas públicas de qualidade.
Para o vocalista e baixista Cannibal, a Devotos ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Recife é bom para todo o movimento punk, que sempre tem pouco espaço em editais e circuitos comerciais. “A importância de um título como esse é a representatividade que ele causa no meio da cena punk, a cena alternativa de Pernambuco e do Brasil. Estamos muito felizes com esse reconhecimento de todo um trabalho que ultrapassa a música. Devotos é uma banda que surgiu pra mudar um quadro social e a gente faz parte dessa mudança aqui no Alto Zé do Pinho”, comentou.
Para Cida Pedrosa, autora da lei, “nada mais justo do que reconhecer o legado de um grupo que atua há mais de 30 anos levando nossa cidade para o mundo. Fazendo da cena do Punk Rock travessia para que jovens da periferia do Recife possam ter mais oportunidades através da cultura. O Alto Zé do Pinho segue sendo celeiro de boas e novas revoluções”, afirmou a vereadora.
A banda não apenas contribuiu para a cena musical do Recife, mas também trouxe à tona questões importantes que afetam a vida nas comunidades periféricas, promovendo a reflexão e a conscientização. Preservar o legado da Devotos, assegurando que suas contribuições culturais continuem a enriquecer a vida da cidade do Recife e a inspirar gerações futuras. O legado da Devotos é incontestável, mas agora, ganha a chancela institucional da cidade do Recife como agradecimento por tantos serviços prestados à nossa população.
“Nós, faremos que você nunca esqueça…”
VEJA TAMBÉM
Devotos e Criolo em canção inédita
“REIginaldo Rossi”: tributo reuniu Lenine, Querosene Jacaré, Otto, Devotos, Mundo Livre e +