Ciência e saúde

As promessas quânticas de Marcia Sensitiva

As promessas quânticas de Marcia Sensitiva não são respaldadas pela  física quântica. A ciência não garante prosperidade, amor e paz com a força do pensamento e vibração positiva

Cura quântica, terapeuta quântico, apometria quântica, alinhamento quântico, coach quântico para depressão, relacionamento e fertilidade. Místicos dos mais variados buscam na ciência argumentos para corroborar suas práticas e crenças.

Entre muitas das alegações, está aquela que afirma que para algo bom acontecer na vida das pessoas, bastaria a elas vibrar positivamente em um “salto quântico”, mudar a “energia”, “frequência” e “vibração”.

A comunicadora Marcia Sensitiva, por exemplo, afirma que para se curar da depressão basta aumentar o som em 400 hertz e dançar. A PhD em física teórica de partículas Gabriela Bailas explica em vídeo no qual “reage” à entrevista de Marcia ao podcast Venus, que não é possível haver ligação entre um sentimento ou uma doença a uma frequência corporal.

“A depressão envolve conexões cerebrais e processos químicos. Ao afirmar que basta vibrar numa outra frequência, ligar o som e dançar, estaremos culpabilizando o paciente pela sua doença. Isso é muito perigoso, pois estas declarações não têm ligação científica” diz Bailas

Para Gabriela, esses tipos de afirmações são problemáticas, pois atribuem características científicas para algo que não está ligado à ciência. “Falas como: para as pessoas mudarem, basta querer e mudar seus pensamentos, ela culpabiliza um paciente pela sua doença, pois transforma a doença da pessoa na culpa que ela tem e dificulta o tratamento das pessoas que estão escutando”.

Não tem cabimento associar física quântica às emoções, pensamentos, sucesso e fracasso. Todas as definições dadas por esses profissionais para expressões da física e ciência, como “energia”, “frequência” e “vibração”, estão fora do contexto científico correto.

A física quântica não atrai prosperidade, amor e paz com a força do pensamento e vibração positiva. Ela explica vários fenômenos do mundo dos átomos, todos comprovados e estudados por profissionais da área.

“Todas as pseudociências seguem o mesmo padrão de fala, mudando pequenas palavras, mas a essência do que está sendo dito é a mesma. Para elas, o paciente criou a doença ao vibrar energeticamente em ‘baixa frequência’, o que não é verdade e pode destruir a vida de diversas pessoas que vão tentar se curar sozinhas usando seu ‘poder de auto cura’, abandonando os tratamentos convencionais em prol de uma mudança de frequência. O ser humano não tem o poder de transformar a sua vida apenas com a força do pensamento” finaliza Bailas.

Assista ao vídeo de Gabriela Bailas “reagindo” às promessas quânticas de Marcia Sensitiva no podcast Venus.

Veja Mais

A física quântica superou a clássica?

Física quântica e charlatanismo: “A gente dá risada, mas é de pânico”

Colar anti-5G e analisador quântico funcionam?

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”

    Novo videoclipe amplia trilogia audiovisual iniciada com “JANEIRO JUNTO É BOM” Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”,…

    5 horas ago

    Strategic Capital: Re: Proposta de Acionista para a NIPPON STEEL CORP. (Código de TÓQUIO 5401)

    A Strategic Capital, Inc. (doravante denominada "SC"), está sob um contrato de investimento discricionário com…

    5 horas ago

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago