Imagem de ParallelVision por Pixabay
Por Daniel Gontijo*
Quais as causas psicológicas do negacionismo científico? Por que algumas pessoas acreditam que a Terra é plana, rejeitam a teoria da evolução ou continuam defendendo a eficácia da cloroquina contra a covid-19? Em outras palavras, quais são as características psicológicas daqueles que negam a ciência — e o que sua orientação política tem a ver com isso?
Quem nega a teoria da evolução, o aquecimento global e a “redondeza” da Terra não é necessariamente uma pessoa ignorante ou irracional.
Segundo o psicólogo Felipe Novaes, vários estudos têm sugerido que isso tem mais a ver com nossos afetos, valores e repertórios prévios de crenças, posicionamentos políticos, os quais podem entrar em conflito com dados e descobertas da ciência.
Seria o caso, por exemplo, de um espírita que se recusa a acreditar que a nossa mente é um produto do funcionamento do cérebro.
Em síntese, quando a nossa visão de mundo está sob ameaça, subestimaríamos o peso e a qualidade das evidências científicas que a confrontam.
*Daniel Gontijo é psicólogo, pesquisador e professor. Com o canal no YouTube que leva seu nome, o mineiro promove reflexões sobre religiosidade, ceticismo, fenômenos sobrenaturais, paranormais, espiritualidade e ateísmo.
Gontijo já participou do programa InterD – música e conhecimento falando sobre a relevância social da divulgação científica e defendeu que questionamentos sobre crenças religiosas e o sobrenatural não devem ser tabu.
“A divulgação científica tem esse valor, de conscientizar a população, de fazê-la saber como o método científico funciona, por que as vacinas são seguras, por que existem tratamentos que não são reconhecidos ou não têm uma validação científica”, defendeu Gontijo.
Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…
Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…
Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…
Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…
Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…
Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…