Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
André Mussalem protesta em single “Noite dos Cristais”
“Quando foi que nos canaviais deu-se em nós a Noite dos Cristais?”, indaga e canta André Mussalem nos primeiros versos do seu mais novo single. Protestando contra a intolerância e o crescimento do neonazismo no Brasil, a canção “Noite dos Cristais” chegou às plataformas digitais de música abrindo caminho para o quarto álbum do cantor pernambucano.
O artista conta que a inspiração para a canção surgiu, a princípio, de uma gafe cometida por Abraham Weintraub – em 2020, o ex-ministro bolsonarista, em discurso público, fez uma comparação desmedida entre uma ação da Polícia Federal contra fakenews e o episódio histórico que marcou a perseguição violenta da Alemanha nazista contra judeus, na 2ª Guerra Mundial.
Paralelo ao acontecimento, o Brasil testumunha um crescimento exponencial de organizações nazifascistas. Divulgada em janeiro passado, uma pesquisa realizada pela antropóloga Adriana Dias, especialista no assunto, revela que, entre 2019 e 2021, grupos neonazistas cresceram em 270% no país, aumentando ocorrências de manifestações de ódio, intolerância e preconceito.
“Também muito me tocou uma reportagem da TV Manchete, dos anos 1980, chamada ‘Os pobres vão à praia’, no qual pessoas pobres são chamadas de sub-raça e criticadas apenas por frequentarem a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Disfarçados de liberdade de expressão, o ódio e o preconceito seguem cada vez mais escancarados”, reflete André.
Mesclando samba e MPB, “Noite dos Cristais” vem ao mundo em tom de protesto, defendendo a paz e a pluralidade cultural e étnica brasileira. “A canção é uma alegoria. Traz um episódio histórico para falar desse momento que estamos vivendo, para que a história não fique restrita aos museus”, comenta Mussalem, que costuma compor canções com teor político em seus discos.
André Mussalem protesta em single e anuncia a chegada do quarto álbum de André Mussalem, “As Memórias do Capitão Melancolia”, com direção musical do artista em parceria com Rafael Marques. O lançamento ocorre no final de maio.