Ciência e saúde

AMPARO: inovação pernambucana promete revolucionar o combate a doenças infecciosas

 AMPARO pode ser adaptada para tratar uma ampla gama de doenças infecciosas, incluindo infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos, fungos e vírus

Uma tecnologia inovadora, desenvolvida em Pernambuco com apoio internacional, está despontando como uma nova aliada no enfrentamento de doenças infecciosas. Batizada de AMPARO, a plataforma medicamentosa utiliza a proteína recombinante humana MBL (rhMBL) e já apresenta resultados promissores em testes pré-clínicos, sinalizando o potencial para uma nova geração de medicamentos.

Um dos grandes diferenciais de AMPARO é a sua versatilidade. A plataforma pode ser adaptada para tratar uma ampla gama de doenças infecciosas, incluindo infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos, fungos e vírus. “Além disso, estamos planejando investigar a combinação da rhMBL com um gel derivado de uma planta nativa da América do Sul, desenvolvida pela professora Priscilla Sales da UPE, que poderá ser utilizada para o tratamento de úlceras, com especial atenção a pacientes com pé diabético ou acamados” afirma a professora Patrícia Moura, líder da equipe de pesquisa.

Além disso, a aplicação prática de AMPARO pode beneficiar diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) “Através da tecnologia é possível otimizar internações prolongadas e racionalizar o uso de recursos hospitalares. Ao viabilizar tratamentos domiciliares acessíveis, a tecnologia ajuda a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde de alta complexidade”, explica a professora.

Dados reforçam a relevância econômica e social da inovação. Quanto aos ensaios pré-clínicos com Candida realizado pela Profa. Rejane Neves (Lab. de Micologia Médica, UFPE) e Profa. Julliana Ribeiro (Lab. Micologia, UPE) foram promissores mostrando inibição de Candida. Só no Brasil, os custos anuais relacionados ao tratamento de infecções graves por Candida – um dos principais focos de AMPARO – alcançam US$ 300 milhões. Essas infecções afetam cerca de 3 milhões de pessoas por ano, prolongando internações e demandando medicamentos de alta toxicidade e custo elevado, o que sobrecarrega os sistemas hospitalares.

A plataforma também promete avanços no tratamento de úlceras relacionadas ao pé diabético. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os custos anuais com essas condições podem chegar a R$ 1 bilhão, com internações muitas vezes resultando em amputações e complicações que agravam os custos e impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

“A plataforma AMPARO possui a capacidade de reconhecer células alteradas ajudando em sua eliminação. Esse princípio é a base para seu emprego no tratamento complementar para o câncer e doenças inflamatórias. A remoção de restos celulares e de células cancerígenas é uma das características que torna AMPARO um medicamento inovador para terapia complementar no combate ao câncer e doenças inflamatórias” Explica a professora Patrícia Moura.

De acordo com o biomédico e gestor de inovação da Of Joseph PB&T, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, Anderson Vasconcelos, AMPARO representa uma nova esperança no tratamento de doenças infecciosas. “Acreditamos que essa plataforma pode transformar a abordagem terapêutica e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Pernambuco, em parceria com a Of Joseph PB&T, trabalha para transformar a plataforma AMPARO em uma empresa e avançar para os testes clínicos. O objetivo é criar medicamentos que atendam às necessidades do SUS e sejam também comercializados globalmente.

Peixe Rosa- A plataforma AMPARO integra o Programa Peixe Rosa, resultado da parceria entre a Of Joseph PB&T e Outthinker e visa promover a cooperação institucional para desenvolver tecnologias avançadas em saúde, contando com recursos humanos altamente qualificados. As inovações geradas são validadas no Brasil e revalidadas na Europa, facilitando sua entrada no mercado europeu e posterior disseminação global.

Peixe Rosa opera em conformidade com legislações internacionais, criando oportunidades estratégicas para comercialização no Mercosul. Empresas interessadas podem submeter projetos ao núcleo de gestão, que organiza parcerias para desenvolvê-los. As inovações têm sua propriedade intelectual registrada nas Ilhas Cayman, otimizando custos e viabilidade financeira.

Of Joseph PB&T– É uma empresa multinacional privada dedicada a investir em projetos inovadores que abordem problemas relevantes e promovam um futuro melhor. Fundada em 2009 no Brasil por Joseph Miller Molina, a empresa combina visão estratégica e compromisso com o progresso, identificando oportunidades nos mercados globais para gerar lucros sustentáveis e valor de longo prazo.

Sua atuação abrange tanto a gestão de investimentos, por meio da Of Joseph PB&T Private, quanto iniciativas filantrópicas, conduzidas pela Of Joseph PB&T Foundation, com o objetivo de preservar, expandir e transferir riqueza entre gerações.

Desde sua criação, a Of Joseph PB&T estabeleceu parcerias com instituições brasileiras em áreas como Música, Cinema, Tecnologia, Saúde e Ciências da Vida. Especialmente nos setores de Saúde e Ciências da Vida, a empresa alcançou resultados significativos, liderando pesquisas inovadoras e adquirindo o know-how necessário para integrar agentes de pesquisa, desenvolvimento e produção em diferentes cadeias produtivas no Brasil.

Guiada pela experiência e visão de seu fundador, a Of Joseph PB&T permanece comprometida em transformar ideias em impacto positivo, contribuindo para o avanço social e econômico global.

ACESSE TAMBÉM

30ª Ciência Jovem apresenta inovações de jovens talentos no Recife

Quatro motivos pelos quais o G20 tem que se mexer quanto ao ambiente

Especialistas apelam por metas climáticas nacionais de alta ambição a fim de cumprir Acordo de Paris

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Por que os astronautas russos são chamados de cosmonautas

    Os dois termos que definem os viajantes do espaço não têm apenas diferentes pronúncias, mas…

    7 horas ago

    Produção científica da China gera riqueza e alta tecnologia

      Até o início da década de 1990, a produção científica da China era, em…

    8 horas ago

    Comunistas no espaço: os cartazes da corrida espacial soviética

    Usando imagens de Iúri Gagárin e Valentina Terechkova, entre outras simbologias, os cartazes da corrida…

    8 horas ago

    IP de processamento de tela da VeriSilicon DC8200-FS recebe a certificação ISO 26262 ASIL B

    A VeriSilicon (688521.SH) anunciou hoje que sua IP de processamento de tela DC8200-FS, de alto…

    9 horas ago

    CAIXA Cultural Curitiba começa o ano com Alice Caymmi no encerramento da turnê

    Em comemoração aos dez anos do álbum Rainha dos Raios, Alice Caymmi encerra sua turnê Kali na…

    10 horas ago

    Catamaran Tours antecipa Carnaval com nova edição do Lirismo no Catamaran

    A Catamaran Tours (@catamarantours) se prepara abrir a folia já na segunda semana de janeiro,…

    17 horas ago