Ciência e saúde

AMPARO, Inovação pernambucana promete reduzir custos no SUS e impulsionar economia nacional

AMPARO, conta com uma equipe de pesquisadores que está trabalhando para otimizar a produção da rhMBL e iniciar os testes clínicos da plataforma. A meta é desenvolver medicamentos seguros e eficazes para o tratamento de diversas doenças infecciosas

A plataforma AMPARO, desenvolvida em Pernambuco pela Universidade de Pernambuco em parceria com a multinacional Of Joseph PB&T, surge como uma solução econômica promissora para o enfrentamento de doenças infecciosas no Brasil.

AMPARO está sendo apoiado pela Cohen & Company Capital Markets e pela Loeb & Loeb LLP, dois líderes globais especializados em abrir o capital de empresas de base tecnológica, tendo Cohen & Company entre os anos de 2023 e 2024 realizado 6 vezes mais transações de SPACs (Companhia de Propósito Especial de Aquisição  – modelo de captação de recursos financeiros para adquirir uma empresa privada e torná-la uma companhia de capital aberto) do que a segunda empresa que realizou no mundo. 

Já a Loeb & Loeb, através de Mitchell S. Nussbaum, foram importantes atores para a globalização da China no que se refere a internacionalização de empresas asiáticas através da abertura de seu capital nos EUA, tendo sido Mitchell classificado pela Thonson Reuters como o advogado de IPO (Oferta Pública Inicial) nº 1 para empresas sediadas na China.

Com estas parcerias AMPARO caminha para se tornar a primeira empresa brasileira de biotecnologia, listada em grandes bolsas de valores internacionais, como a Nasdaq ou TSX ventures. Essa ação torna AMPARO uma importante fonte de divisas para o Brasil, como hoje é a EMBRAER, posicionando o país no mapa do mercado global de ciências da vida, ajudando também na captação de investimentos internacionais nesta área no Brasil.

A equipe de pesquisadores está trabalhando para otimizar a produção da rhMBL e iniciar os testes clínicos da plataforma. A meta é desenvolver medicamentos seguros e eficazes para o tratamento de diversas doenças infecciosas. A iniciativa aponta caminhos para superar a dependência de insumos importados no setor de saúde e diversificar a economia nacional. “Com seu uso, AMPARO tem o potencial de reduzir significativamente os custos do Sistema Único de Saúde (SUS), estimados em R$ 1 bilhão anuais apenas com o tratamento de úlceras relacionadas ao pé diabético, e além disso amplia a capacidade tecnológica e produtiva brasileira para suprir suas próprias demandas de medicamentos em áreas estratégicas para a saúde pública, o que é um problema enorme atualmente, haja vista que o Brasil só produz 5% dos Insusmos Farmacêuticos Ativos que consome ” explica Joseph Miller, president da Of Joseph PB&T.

Além disso, os custos com infecções graves por Candida, que afetam cerca de 3 milhões de brasileiros por ano, alcançam US$ 300 milhões anuais. Com a aplicação de AMPARO, espera-se racionalizar o uso de recursos hospitalares, possibilitar tratamentos domiciliares e aliviar a pressão sobre serviços de alta complexidade.

A plataforma também promete impacto econômico global ao integrar o Programa Peixe Rosa, que facilita a entrada de tecnologias em saúde no mercado global. Com propriedade intelectual registrada nas Ilhas Cayman, a iniciativa busca atrair investimentos estratégicos e ampliar a produção, as vendas internas e a exportação de medicamentos e dispositivos médicos, consolidando o Brasil como protagonista no setor de biotecnologia e Ciências da Vida.

Programa– Peixe Rosa é resultado da parceria entre a Of Joseph PB&T e Outthinker com o objetivo de unir inovação tecnológica e cooperação internacional para desenvolver soluções avançadas em saúde. Com foco na integração de capital estrangeiro e conhecimento técnico, o programa já se destaca pela capacidade de gerar impacto econômico direto.

Estima-se que as atividades vinculadas ao Peixe Rosa possam criar até 10.200 novos empregos, entre diretos e indiretos, fortalecendo setores estratégicos como biotecnologia e turismo. “O modelo de validação de tecnologias no Brasil e revalidação na Europa permite um acesso facilitado ao mercado europeu, ampliando o alcance global das inovações brasileiras” explica Joseph.

Por meio do incentivo de programas como o Investe Recife, da Prefeitura do Recife, o Peixe Rosa também colabora com o desenvolvimento local, estimulando novos investimentos e a expansão de empreendimentos em Pernambuco. Ao atrair capital internacional e promover a exportação de inovações, o programa contribui para consolidar Recife como um centro global de biotecnologia e para o fortalecimento econômico do Brasil, colocando o país em destaque no mercado x’de Ciências da Vida.

ACESSE TAMBÉM

Carnaval aquece economia brasileira e gera mais empregos

Fundador do ‘Meio & Mensagem’ fala no podcast ‘Comunicação é Tudo’

Um papo de cientista para jornalista: “Veículos de imprensa deveriam ter cientistas comentaristas”, defende físico e comunicador

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Zuri e a Iroko – Através do Tempo e Espaço: uma jornada de ancestralidade e futuro no CCSP

    Explorando a herança afro-brasileira e desafios contemporâneos, o espetáculo para crianças e jovens conecta passado…

    10 minutos ago

    Festival PREAMP 2025 está com inscrições abertas para o Palco Escola e Mostra AMP de Música

    Propostas devem ser enviadas até dia 29 de janeiro, por meio de formulários disponíveis no…

    14 horas ago

    TOM FORD revela nova campanha da fragrância Bois Pacifique protagonizada pelo ator John David Washington

    Apresentando o ator John David Washington para a nova fragrância exclusiva da TOM FORD, Bois…

    16 horas ago

    Carnaval aquece economia brasileira e gera mais empregos

    Um dos principais eventos que reúne turistas do Brasil e do mundo, está prestes a…

    20 horas ago

    Projeto “O Presente de Cecília” vira case transmídia

    Idealizado pela House Cultura em parceria com o Grupo Marquise, "O Presente de Cecília" começou…

    24 horas ago