Gastronomia

Agreste recebe primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns

O município de Garanhuns, que está localizado no Agreste pernambucano, sendo também conhecido como a Suíça Pernambucana, se prepara para sediar a primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns, uma iniciativa inédita que contará com a participação de 12 restaurantes, preços promocionais e pratos especialmente selecionados para reproduzir a autenticidade e a especialidade de cada um dos estabelecimentos. O festival acontece entre os dias 1º e 20 de setembro.

O projeto é feito em parceria pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel em PE) e a Associação Turística do Agreste Pernambucano (Atua PE) com o objetivo de promover uma experiência gastronômica única, dando aos consumidores – novos ou habituais – a oportunidade de explorar o melhor da culinária do Agreste pernambucano, incentivando assim a economia e o turismo local.

“Iniciativas como essa desempenham um papel fundamental no fomento do turismo gastronômico, principalmente no interior do estado. Por isso, é com prazer que lançamos, em parceria com a Atua PE, a primeira edição do Festival Gastronômico de Garanhuns, uma ótima oportunidade para os consumidores explorarem a autenticidade da culinária do Agreste. Este evento não apenas proporciona uma experiência culinária excepcional, mas também contribui para impulsionar a economia local e destacar a riqueza e diversidade da nossa culinária”, diz Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.

Participam da edição os seguintes estabelecimentos: Cantinho da Macaxeira, Chalé Restaurante, Chocolate Sete Colinas, Dom Dina (restaurante do lago), Dom Pedro Gastrobar, Fogo na Telha, Grego’s e Cia, Hox Steakhouse, Praça da Pizza, TemakHouse, Terraço Churrascaria & Chopperia, Varanda Restaurante & Pizzaria.

Cada casa selecionou um prato especial para o festival gastronômico, todos eles serão vendidos a preço promocional durante o circuito do evento. E há opções culinárias de diversas categorias, o que passa por petiscos, sobremesas e pratos principais. Ingredientes regionais também se fazem presente na maioria das receitas, reforçando assim a identidade cultural do Agreste pernambucano.

O “Jerimum à Cabotià”, do Cantinho da Macaxeira, é um dos pratos do festival. A receita leva caldo cremoso de jerimum com charque, acompanhado de beijú. Também há o “Pernil de Bode Especial”, um pernil de bode ao molho especial da casa, acompanhado de arroz branco e farofa d’água, assinado pelo Dom Dina, o restaurante do lago São Francisco. O churrasco grego se faz presente no festival com o Combo Hulk, da casa Grego’s e Cia. Nele, o churrasco grego aparece acompanhando por batata frita e refrigerante.

Para os que preferem os frutos do mar, uma boa pedida é o “Camarão 10 anos”, da TemakHouse. O prato apresenta camarões trufados, puxado no azeite e alho, acompanhado de espaguete ao molho de queijo e farofa crocante do chef.

Há também uma sobremesa caprichada assinada pelo Chocolate Sete Colinas, com mini brownie tradicional e waffles sticks acompanhados por morangos e bananas frescas. O prato “Delícias do Sete Colinas” também é servido com mini croissants, pães mineiros, geleia de morango, requeijão Catupiry, chocolate ao leite e chocolate branco.

Os preços dos pratos participantes variam, em média, entre R$ 36 e R$ 49,90. Vale ressaltar que o festival acontece de 1º a 20 de setembro, na cidade de Garanhuns. Mais informações pelo site: www.festivalabraselpernambuco.com.br

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    1 dia ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    1 dia ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    2 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    2 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    2 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    2 dias ago