A Festa do Fogo: Uma Imersão Visual no Forró e nos Festejos Juninos do Sertão Pernambucano

 A Festa do Fogo: Uma Imersão Visual no Forró e nos Festejos Juninos do Sertão Pernambucano

Com a exposição “A Festa do Fogo – Retrato de um Forró no meu Sertão”, a fotógrafa e artista visual Ana Araújo traz ao público uma coleção de imagens que homenageia o forró e os festejos de São João

A Festa do Fogo não é apenas uma coleção de fotografias; é uma narrativa visual que exalta a memória e a tradição do forró, recentemente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan)

No coração do Recife Antigo, o Observatório Cultural Torre Malakoff será palco, nesta quarta-feira, 19 de junho, de uma celebração especial da cultura nordestina. Com a abertura da exposição “A Festa do Fogo – Retrato de um Forró no meu Sertão”, a fotógrafa e artista visual Ana Araújo ( @fotoanaaraujo) traz ao público uma coleção de imagens que homenageia o forró e os festejos de São João, símbolos da rica cultura popular do semiárido pernambucano e de todo o nordeste brasileiro.

A exposição reúne 43 fotografias inéditas, tanto em cores quanto em preto e branco, captadas durante as noites juninas de Tacaratu (PE) entre 2005 e 2019. As imagens oferecem um olhar íntimo e autêntico de uma filha da terra, retratando a beleza, a alegria e a poesia dos festejos através das memórias afetivas de Ana Araújo, uma das fotojornalistas mais premiadas do País, que nasceu e viveu em Tacaratu durante sua infância e adolescência e continua retornando para reencontrar seu povo.

Um dos destaques da exposição é uma homenagem à mãe da artista, Dolores (in memoriam), em uma fotografia que a mostra acendendo a fogueira de sua casa. O cantor Josildo Sá, amigo de infância de Ana, também figura entre os retratados e, acompanhado do trio pé de serra “Xinelo Rasgado”, participa da abertura da exposição nesta quarta, a partir das 18h, trazendo a autêntica sonoridade do forró para a celebração.

“A Festa do Fogo” não é apenas uma coleção de fotografias; é uma narrativa visual que exalta a memória e a tradição do forró, recentemente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). A exposição destaca a importância cultural e afetiva dos festejos juninos, um período em que a comunidade celebra a fartura da colheita do milho e a chegada das chuvas no semiárido.

Ana Araújo descreve sua inspiração: “Apresento o pertencimento e a vivência de enxergar fotografias nas paisagens sertanejas. Quando morava na minha terra, até 1980, tinha a sensação de fotografar, mesmo sem câmera, criando imagens e memórias ao ouvir e cantar as músicas de Luiz Gonzaga e seus parceiros poetas. Foi numa viagem imagética que esta exposição começou a ser concebida, quando avistei a beleza das fogueiras acesas, em frente às casinhas ao longo da estrada, quase chegando a Tacaratu, em 2011, nas primeiras horas de uma noite de São João”.

A cocuradoria da exposição, conta com a expertise de Maria do Carmo Nino, artista e Ph.D. em Artes Visuais pela Sorbonne, que ressalta o caráter universal e íntimo das imagens capturadas por Ana. “A recorrência de seu olhar através de belas imagens colhidas, anos a fio, no universo dos folguedos juninos, é carinhosamente evocada em ‘A Festa do Fogo’ e nos convida a sermos partícipes desses momentos de uma tradição do mais puro congraçamento popular e evocação afetiva.”

Realizada com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult-PE e do Governo do Estado de Pernambuco, a exposição estará aberta ao público de 20 de junho até 1 de setembro de 2024. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 10 às 17 horas, e aos domingos, das 14 às 18 horas.

A exposição conta com os seguintes profissionais na equipe: Ana Araújo (concepção, fotografias, curadoria de arte, textos e edição), Maria do Carmo Nino (curadoria de arte e texto), Bianca Pimentel (produção executiva), Séphora Silva – Arquicênicas (design expográfico), Tácio Ferraz (design e produção gráfica), Domingos Luna – Estúdio 81 (impressão fotográfica fine arts e molduras), Robson Lemos – Superimagem (tratamento de imagens), Lúcia Padilha – Lupa Cultural         (coordenação do projeto educativo), Ana Júlia Rodrigues e Júlia Pereira (mediadoras e intérpretes de Libras), Liliana Tavares, Michelle Alheiros e Silvia Albuquerque – Com Acessibilidade Comunicacional (audiodescrição), Sarah Bailey (tradução português – inglês), Tatiana Portela (revisão de textos), Lula Portela – Verbo (assessoria de imprensa), Fernando Souza e Cláudio Dantas – 7System (signfix), RF Montagens (montagem), Marcílio Lisboa e Rômulo Francisco (pintura), Gráfica Facform (impressão).

Serviço:

A Festa do Fogo – Retrato de um Forró no meu Sertão – por Ana Araújo.

Local: Observatório Cultural Torre Malakoff (Recife Antigo).

Período: 19 de junho a 01 de setembro de 2024.

Evento de abertura: 19 de junho, às 18h, com show de Josildo Sá e o trio pé de serra “Xinelo Rasgado”.

Horário da exposição: Terça a sexta, das 10 às 17h; domingo, das 14 às 18h.

Entrada: Gratuita.

VEJA TAMBÉM

Itaipava promove casamento no São João de Petrolina

Festival Photothings retorna à 4ª edição promovendo inclusão e diversidade na fotografia artística

“Recife Junino – Nossa Raiz”: festa da capital valoriza artistas nordestinos e o autêntico forró

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This