Streaming lidera consumo de música no Brasil e no mundo

Informações divulgadas pela Pro-Música Brasil (Associação Brasileira de Produtores de Discos) dão conta que o mercado fonográfico brasileiro cresceu 12,6% apenas no primeiro semestre de 2023, alcançando R$ 1,191 bilhão. De longe, o principal responsável pela marca foi o streaming, com 99,2% das receitas.

No âmbito mundial a tendência é similar. Dados da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), de março de 2023, apontam que a música gravada gerou globalmente US$ 26,2 bilhões, tendo o Brasil como nono maior mercado do mundo. Mantendo a liderança nos formatos, o streaming responde por 67% das receitas.

O presidente da Pró-Música Brasil, Paulo Rosa, afirmou que vê o mercado fonográfico brasileiro crescendo de maneira saudável e sustentável. Esta também é a opinião de Erick Roza, artista e CEO da Best Play Music, empresa que trabalha com músicos do mainstream e independentes, que vê o streaming como aliado dos músicos.

“É um movimento que vem se formando há alguns anos, desde que a indústria da música enxergou o digital como uma forma rentável de distribuir o catálogo”, comenta. “Para o músico independente, eu acho maravilhoso. Qualquer artista hoje consegue distribuir a sua arte de forma barata, rápida e em pouco tempo faturar com isso”, diz Roza.

O jeito de ouvir música vem mudando

Erick Roza afirma que enxerga o consumo musical cada vez mais como “mood” e menos por artista/banda. O ouvinte busca ritmos e playlists para cada ocasião e humor.

“Antigamente, tínhamos o CD e ouvíamos um artista por vez, não podíamos carregar tantas músicas nos nossos porta-CDs. O streaming mudou tudo. Agora temos milhões de músicas na palma da nossa mão”, exalta o CEO da Best Play Music.

De fato, as vendas de mídias físicas representaram 0,6% do mercado nacional no primeiro semestre de 2023, o equivalente a R$ 8 milhões, liderados pelo vinil. No mundo houve crescimento de 4%, representando US$ 4,6 bilhões e 17,5% do total de vendas da música, números ainda relevantes, conforme o relatório da IFPI.

O lugar do artista independente

Segundo Erick Roza, neste cenário, em que a divulgação de trabalhos independentes se tornou mais fácil, naturalmente, a concorrência também é maior, considerando que há ainda um grande espaço já ocupado pelos artistas do mainstream. Para ele, estudos e esforço em um bom marketing podem ajudar.

A principal dica que eu daria para os artistas é: estude. Muitos lançam sem noção nenhuma de como fazer isso e não importa se hoje são lançadas mais de 100 mil músicas por dia em média, muitas sequer conseguem um play”, pondera.

“Depois de estudar, aplique o que aprendeu, mantenha constância de lançamentos, não abandone sua carreira. Em pouco tempo, você verá que os algoritmos irão te recompensar por esse esforço”.

Por fim, o conselho do CEO da Best Play Music é aproveitar a experiência. “Divirta-se. A jornada não é fácil e se não vier acompanhada de alegria, diversão e entusiasmo poderá se tornar um caminho insuportável”, finaliza Roza.

Sobre a Best Play Music

Empresa focada na carreira digital do artista, atuando com divulgação nas redes sociais, gestão de tráfego pago, lançamentos musicais, entre outros serviços. Além disso, também conta com uma comunidade fechada para desenvolvimento dos músicos no âmbito musical, onde já foram gravados mais de 12 cursos, atingindo mais de 150 alunos.

Para saber mais, basta acessar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLn2o603PVNmt2-LL8c4rZ4HoZDzCHdrO9

    DINO

    Recent Posts

    CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

    PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

    2 dias ago

    Festival O Samba Continua reúne Galocantô, Roque Ferreira, Raquel Tobias, Bernadete, Samantha Santos e Samba Pros Orixás na Casa de Francisca

    Programação, completamente gratuita, acontece nos próximos dias 30/11 e 01/12, véspera do Dia Nacional do Samba…

    2 dias ago

    Midria estreia o espetáculo “Desamada: Uma Dramaturgia Poética” no Sesc Belenzinho

    Performance, programada para os próximos dias 29/11, 30/11 e 01/12, mescla poesia, teatro e música…

    2 dias ago

    Gladiador 2: filme diverge da história real, mas é um mergulho visual jamais visto na opulência do Império Romano

    Por Stephan Blum, University of Tübingen e Michael La Corte, University of Tübingen _Aviso: este…

    2 dias ago

    Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira e suas múltiplas formas de estranheza e subversão

    Em sua segunda edição, o projeto reúne, entre os destaques, ícones como Karina Buhr, L'homme…

    2 dias ago

    Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

    A PUMA abriu oficialmente as portas de sua segunda loja matriz na América do Norte,…

    2 dias ago