No cenário televisivo brasileiro, os reality shows têm ganhado destaque significativo. Segundo uma pesquisa da Mindminers realizada no ano passado, 90% dos brasileiros têm conhecimento sobre esse tipo de programa, e 89% já assistiram a pelo menos um reality show na televisão, seja em canais abertos ou fechados. Além disso, 25% da população assiste a esses programas com frequência, enquanto 56% os acompanham pelo menos três vezes por semana.
Neste contexto, surge o “Trato na Marcenaria“, um reality show em que os episódios são disponibilizados todas as sextas-feiras no canal do YouTube do Grupo GMAD. O programa realizou uma seleção que atraiu a participação de mais de 2 mil marceneiros, que apresentaram os motivos pelos quais mereciam um aprimoramento em suas marcenarias. Como resultado, foram escolhidos cinco profissionais, representando diferentes regiões do país, e cada um deles recebeu um “Trato na Marcenaria”.
Além de ser uma competição, a exibição proporciona aos vencedores a oportunidade de receber a visita de um especialista na área, Valci Goulart, além de investimentos e melhorias para aprimorar seus processos, produção e vendas. Contudo, o programa não se limita a ser apenas um reality show, ele também funciona como uma fonte de conteúdo.
O principal objetivo do projeto é educar outros profissionais que acompanham o reality show, demonstrando que é possível aprimorar suas marcenarias ao ajustar processos e aumentar as vendas com dicas práticas. O programa, assim, se torna uma aula para os espectadores, oferecendo informações importantes de maneira acessível, unindo entretenimento e aprendizado.
O reality show apresenta histórias de diferentes marcenarias de diversas regiões, abordando temas variados, como empreendedorismo, estratégias de vendas, otimização de processos, layout de marcenaria, gestão de pessoal, gestão de processos, atendimento ao cliente e outros aspectos frequentemente negligenciados neste mercado.
De acordo com o presidente do Grupo GMAD, Álvaro Goes, o reality show “Trato na Marcenaria” surgiu da necessidade de proporcionar melhorias e especialização para marceneiros que buscavam aprimorar seus negócios. “Inicialmente, foi criado um concurso voltado para o Dia dos Pais, para que um filho contasse por que seu pai merecia um trato na marcenaria”, afirma. “Foi escolhida uma história do Rio Grande do Sul. O marceneiro foi premiado com R$ 10 mil para usar na reforma e mais uma consultoria. A consultoria foi filmada e percebemos que aquele conteúdo poderia servir de base para outros marceneiros”.
Segundo Goes, o formato do reality show, semelhante a programas de reforma de casa e ao “Esquadrão da Moda,” permitiu mostrar a jornada do marceneiro, incluindo aprendizado, compras e mudança de mentalidade e estrutura. “Dessa forma conseguimos levar conhecimento de forma prática e que engaja, mostrando que qualquer pessoa pode dar um trato na marcenaria”, destaca.
A diretora de marketing do Grupo GMAD, Fabiane Campana, relata que o retorno tem sido positivo, não apenas pelas mídias sociais, mas nas lojas e em grupos de conversa. Segundo Campana, os marceneiros vêm aprendendo como ajustar processos, como vender mais, como organizar um layout da marcenaria, e percebem que dar um trato na marcenaria é mais simples do que imaginam. “Percebem que não precisam ganhar um reality para ter sua marcenaria transformada. Muitos relatos que recebemos são de melhor organização financeira, com o marceneiro organizando melhor suas vendas e seu fluxo de caixa”, salienta.
O especialista em marcenarias, Valci Goulart, conta que ao entrar em cada marcenaria, eles se depararam com diferentes desafios, desde organização, até questões relacionadas à gestão e vendas. “São diferentes problemas encontrados, e isso nos permite auxiliar no crescimento do negócio, ao mesmo tempo que gera insights para outros marceneiros, auxiliando o mercado a evoluir como um todo”, disse.
De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), havia, em 2022, um total de 245.174 marcenarias ativas no mercado de móveis sob medida do Brasil, o que representa um crescimento de 30,98% nos últimos cinco anos e de 8,8% em relação a 2021.
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